Notícias

por Interlegis — publicado 09/01/2019 17h42, última modificação 09/01/2019 17h43
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador reivindica espaço para eventos com Som Automotivo

por Walmir — publicado 22/02/2017 09h50, última modificação 22/02/2017 09h50
Maikell quer que a prefeitura destine um local, fora da cidade, para utilização de sons mecânico e automotivo
Vereador reivindica espaço para eventos com Som Automotivo

Vereador solicita espaço adequado para encontro das turmas que curtem som automotivo

Demonstrando preocupação em criar espaço público para a realização de eventos com sons mecânico e automotivo no município de Amambai, o vereador Maikel Ruiz está solicitando do executivo municipal à destinação de um local adequado, onde as turmas possam se encontrar.

Maikel fez o pedido na sessão do legislativo municipal, ocorrida nessa segunda-feira (20), através do requerimento número 006/2017, subscrito pelos vereadores Roberto Dias (PSDB), Darci José da Silva (PSB), Chico Ratier (PEN), Ilzo Victor (SD) e Jane Córdoba (PSDB).

No documento, aprovado pelo plenário, o vereador afirma que por falta de espaço adequado as turmas se aglomeram em locais centrais da cidade e, com isso, interferindo no sossego de moradores.

Nossa cidade não possui um local apropriado para diversão das pessoas que curtem sons mecânicos e automotivos. A criação de uma área adequada vai garantir segurança, proporcionar interação e confraternização entre as turmas", comenta Maikel.

Créditos: Amambai Notícias

Ismael Kaiowá reivindica transporte escolar na aldeia Amambai

por Walmir — publicado 24/02/2017 08h50, última modificação 24/02/2017 08h50
O vereador quer que a prefeitura faça o transporte dentro da comunidade indígena
Ismael Kaiowá reivindica transporte escolar na aldeia Amambai

Vereador de Amambai, Ismael Guarani Kaiowá (PMDB), cobra da prefeitura transporte escolar para os cerca de 1.500 alunos da comunidade indígena

O vereador Ismael Guarani Kaiowá (PMDB) chamou a atenção dos demais parlamentares de Amambai para a ausência de transporte escolar dentro da aldeia Amambai. A manifestação aconteceu durante a sessão do legislativo municipal desta segunda-feira (20).

Na ocasião, o representante indígena apresentou o requerimento número 010/2017 reivindicando do Poder Executivo Municipal a implantação do serviço na aldeia. O requerimento, subscrito pelos vereadores Fernando Fischer (PT do B), Ilzo Victor (SD), Geverson Vicentim (PDT), Chico Ratier (PEN), Janete Córdoba (PSDB), Darci José da Silva (PSB) e Humberto Hasegawa (PSC), foi aprovado pelo plenário.

No documento, o vereador ressalta que, diariamente, têm alunos que percorrem a pé cerca de 15 quilômetros para frequentarem as aulas do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA. Ismael lembra também que a Escola Guarani Kaiowá é a maior do município e possui 1.500 alunos matriculados.

"Muitos pais e, principalmente, alunos da Escola Polo Mbo’eroy Guarani Kaiowá reclamam da distância que necessitam percorrer a pé até a escola, causando transtornos principalmente nos dias chuvosos", reforça Ismael.

Fonte: Amambai Notícias

Vereador Claro Ratier cobra explicações sobre obra não terminada

por Walmir — publicado 24/02/2017 08h59, última modificação 24/02/2017 08h59
O vereador quer informações sobre reforma não concluída do Estádio Ernesto Landolfi
Vereador Claro Ratier cobra explicações sobre obra não terminada

Vereador cobra explicações sobre obra inacabada em Amambai

O vereador Claro Ratier (PEN) apresentou na manhã dessa segunda-feira (20) durante a sessão ordinária realizada na Câmara de Amambai, um requerimento destinado ao Executivo Municipal, cobrando informações sobre a execução da obra de revitalização do Estádio Municipal Ernesto Landolfi.

No requerimento nº 005/2017, o parlamentar questiona sobre o andamento da obra, bem como sua previsão de término. De acordo com Ratier, ele foi procurado por integrantes da comunidade esportiva do município que o questionaram a respeito da obra.

“Fui procurado por vários atletas do município, nos cobrando o motivo que a obra do estádio até o momento não foi concluída, e em visita ao local constatamos que está em péssimo estado de conservação e não queremos que esta obra siga os mesmos passos da praça Cel. Valêncio de Brum”, denuncia o vereador. 

A obra de revitalização do estádio teve início no dia 15 de maio de 2016 e tinha previsão inicial para ser concluída até outubro do mesmo ano, mas até o momento não foi concluída. O requerimento foi encaminhado ao Executivo e aguarda por resposta. 

Vereador Ilzo quer assistente social para o Hospital Regional de Amambai

por Walmir — publicado 24/02/2017 09h05, última modificação 24/02/2017 09h05
Esta é a terceira vez que o parlamentar apresenta a solicitação junto à prefeitura do município
Vereador Ilzo quer assistente social para o Hospital Regional de Amambai

O vereador Ilzo Victor tem insistido na necessidade da contração da profissional

Reafirmando que o Hospital Regional de Amambai precisa de um profissional da área de assistência social para prestar atendimento junto aos pacientes e seus familiares, o vereador de Amambai, Victor Ilzo Victor Arce Vieira (SD), está solicitando, pela terceira vez, da prefeitura a cedência do profissional.

O pedido foi refeito ao prefeito Dr. Bandeira (PSDB), através da indicação número 006/2017, subscrita pelos demais vereadores da Casa de Leis, apresentada na sessão ordinária do legislativo municipal, ocorrida nesta segunda-feira (20). A primeira solicitação ocorreu no mês de agosto de 2015, através da indicação número 100/2015, a segunda solicitação foi feita, através da indicação 094/2016, apresentada no mês de outubro.

No documento, o parlamentar lembra que os hospitais públicos disponibilizam de um profissional da área para acompanhar os pacientes e seus familiares.

"O assistente social atua nos setores de pronto socorro, centro de terapia intensiva e junto às famílias dos pacientes, realizando um trabalho de acolhimento e conscientização. É preciso que a unidade de saúde ofereça todas as condições para que os pacientes sintam que estão recebendo um atendimento completo", reforça o vereador.

Fonte: Amambai Notícias

Vereador Carlinhos propõe doação de lotes do Residencial dos Ipês

por Walmir — publicado 07/03/2017 08h25, última modificação 07/03/2017 08h25
Vereador Carlinhos propõe doação de lotes do Residencial dos Ipês

A vinculação das escrituras junto ao poder público tem inviabilizado a ocupação dos lotes, afirma o vereador

Afirmando que a vinculação dos lotes do conjunto residencial dos Ipês ao município tem dificultado a efetivação de financiamento junto a Caixa Econômica Federal (CEF), o presidente do legislativo de Amambai, vereador Carlos Roberto do Nascimento (PPS), Carlinhos, está propondo ao prefeito Dr. Bandeira à doação definitiva dos lotes.

Por meio do requerimento nº 017/2017 apresentado pelo parlamentar na sessão dessa segunda-feira (6), Carlinhos questiona sobre possibilidade de se realizar a doação definitiva dos imóveis.Hoje, as escrituras dos lotes estão vinculadas ao poder público municipal. O prazo de vinculação é de dez anos, a partir do sorteio dos terrenos, realizado no ano 2012. Cerca de 300 lotes foram sorteados no período.

O vereador afirma que muitos proprietários têm interesse em construir e estão tendo dificuldade na hora de conseguir empréstimo junto às instituições financeiras.

"Precisamos dar um desfecho final para a situação que já está perdurando por cinco anos e nada de solução", protesta o vereador.

Fonte: Amambai Notícias

Vereador Dilmar quer novas instalações para a Feira do Produtor de Amambai

por Walmir — publicado 07/03/2017 08h33, última modificação 07/03/2017 08h33
Vereador Dilmar quer novas instalações para a Feira do Produtor de Amambai

Vereador reivindica espaço adequado para realização de feira do produtor

O líder do prefeito no legislativo de Amambai, vereador Dilmar Bervian (DEM), está reivindicando da prefeitura de Amambai a construção de um barracão para instalação da Feira do Produtor.

A solicitação foi feita na sessão da Câmara de Vereadores, realizada nesta segunda-feira (06), através da indicação número 013/2017, subscrita pelo vereador Robertino Dias (PSDB).

Instalações

Dilmar propõe que o barracão seja composto de boxes, banheiros, praça de alimentação e de um espaço para exposição de artesanatos e realização de atividades culturais. . O vereador sugere também que as instalações sejam feitas na rua Benjamin Constant, entre as ruas Sebastião Espíndola e José Bonifácio, na lateral da comunidade evangélica Sara Nossa e a antiga empresa Merlin.

Denominação
O parlamentar aproveita para indicar a denominação da feira, como "Feira do Produtor, Gasparino Moraes de Lima". Homenagem a um dos pioneiros no desenvolvimento da agricultura de subsistência, no município de Amambai.

O parlamentar aproveita para indicar a denominação da feira, como "Feira do Produtor, Gasparino Moraes de Lima". Homenagem a um dos pioneiros no desenvolvimento da agricultura de subsistência, no município de Amambai.

Segundo ele, é preciso que o poder público destine investimento para fomentar a produção de alimentos de subsistencia, garantir renda para os produtores e maior variedade de produtos para a população. "Hoje a feira funciona de maneira precária e, com isso, inibindo a participação de mais produtores e a presença da população no local", comenta o vereador.

Fonte: Amambai Notícias

Vereador Maikel busca incentivo para primeiro emprego

por Walmir — publicado 07/03/2017 08h45, última modificação 07/03/2017 08h45
Vereador Maikel busca incentivo para primeiro emprego

arlamentar quer que empresas beneficiadas com incentivo fiscal destinem 10% das vagas para pessoas que buscam o primeiro emprego

Buscando solucionar as dificuldades que os jovens enfrentam para conquistarem o primeiro emprego, o vereador de Amambai, Maikell Ruiz (PP) está propondo ao executivo municipal elaboração de projeto de lei obrigando as empresas beneficiadas com incentivo fiscal a destinarem 10% das vagas de trabalho às pessoas que procuram o primeiro emprego.

A iniciativa foi apresentada ao plenário do legislativo municipal durante a sessão realizada nesta segunda-feira (06), através do requerimento número 016/2017, subscrito pelo vereador Geverson Vicentim (PDT).

O parlamentar argumenta que a proposição traz resultados positivos para o desenvolvimento do município e cria oportunidade para pessoas qualificadas ingressarem no mercado de trabalho.

"Há jovens extremamente qualificados, que se aprimoraram através dos estudos, de cursos profissionalizantes como de informática, línguas estrangeiras e não conseguem o primeiro emprego por falta de experiência", lembra o vereador.

Maikel ressalta ainda que o projeto, se aplicado, não gera custos ao poder público e não interfere diretamente no funcionamento da iniciativa privada.

Fonte: Amambai Notícias

Moradores das vilas Jussara e Varocopa sofrem com estação de esgoto em situação precária

por Walmir — publicado 13/03/2017 09h57, última modificação 13/03/2017 09h57
Vereador Claro Ratier cobrou explicações da prefeitura sobre o caso
Moradores das vilas Jussara e Varocopa sofrem com estação de esgoto em situação precária

Obra iniciada em 2011 e até o momento não concluída, é alvo de fiscalização do vereador Claro Ratier

Sempre atento às necessidades da população, o vereador Claro Ratier (PEN), apresentou na manhã de hoje na Câmara de Amambai, mais um requerimento cobrando melhorias aos moradores do município.

O requerimento nº 020/2017 de autoria do parlamentar, questiona o Poder Executivo Municipal a respeito do andamento da obra da nova estação de tratamento de esgoto, que substituiria as estações de tratamento das Vilas Varocopa e Jussara.

De acordo com Ratier, os moradores das vilas o procuraram para relatar a situação. “Fomos procurados por vários moradores das Vilas Varocopa e Jussara, tendo em vista que o mau cheiro nas estações continua, causando transtornos e prejudicando a saúde dos moradores que residem próximo às estações”, esclarece o parlamentar.

O vereador ainda aproveitou para solicitar à prefeitura, uma cópia do contrato firmado entre o município e a empresa Poligonal Engenharia para a realização da obra de estação de tratamento de esgoto. 

Janete Córdoba solicita melhorias no Posto de Saúde do Jardim Panorama

por Walmir — publicado 13/03/2017 11h10, última modificação 13/03/2017 11h10
Vereadora quer melhorias na infraestrutura e no atendimento de pacientes
Janete Córdoba solicita melhorias no Posto de Saúde do Jardim Panorama

Vereadora Janete Córdoba solicitou algumas melhorias em unidade de saúde de Amambai

Durante a sessão ordinária realizada na manhã dessa segunda-feira (13), a vereadora Janete Córdoba (PSDB) apresentou em plenário um requerimento no qual solicita ao Executivo Municipal, algumas melhorias na unidade de saúde da vila Jardim Panorama.

No requerimento n° 021/2017 apresentado pela vereadora, a mesma questiona o Executivo sobre a possibilidade de implantação de algumas melhorias no posto de saúde. Dentre as reivindicações de Janete, estão a construção de uma sala de reuniões, de um banheiro externo e de uma cobertura com bancos em frente ao posto.

“Esta construção irá oferecer maior conforto às pessoas que necessitam de acompanhamentos, principalmente gestantes, hipertensos, diabéticos, tratamento de lombalgia, na realização de pesagem, dentre outros disponibilizados para a comunidade”, esclarece a vereadora sobre a construção da sala.

Em seu documento, a vereadora também aproveita para solicitar um vigia para atender a unidade de saúde. “Esse servidor garantirá a segurança daquele estabelecimento, principalmente para atender as pessoas que chegam mais cedo, em torno de cinco horas da manhã, sujeitas a serem interpeladas por pessoas mal intencionadas”, comenta Janete.

O requerimento da vereadora também é subscrito pelos vereadores Roberto Dias (PSDB) e Fernando Fischer (PT do B) e foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara.

Vereador Maikel quer inclusão de pessoas idosas no mercado de trabalho

por Walmir — publicado 14/03/2017 08h48, última modificação 14/03/2017 08h48
Vereador Maikel quer inclusão de pessoas idosas no mercado de trabalho

Vereador chama a atenção para a necessidade de inclusão da pessoa idosa no mercado de trabalho

Lembrando que o Estatuto do Idoso obriga o poder público assegurar a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos a efetivação do direito ao Trabalho, o vereador Maikel Ruiz (PP) está solicitando da prefeitura de Amambai a elaboração de programas e ações que preparem e estimulem as pessoas idosas a ingressarem no mercado de trabalho.

A proposição foi apresentada na sessão do legislativo municipal, realizada nesta segunda-feira (13), através do requerimento número 023/2017, subscrito pelos vereadores Humberto Hasegawa (PSC), Ilzo Victor (SD), Janete Córdoba (PSDB), Darci José da Silva (PSB), Fernando Fischer (PT do B), Ismael Morel (PMDB) e Chico Ratier (PEN).

No requerimento, o vereador propõe a efetivação dos seguintes programas:

a) Profissionalização especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas;
b) Proporcionar incentivos as empresas privadas para admissão de idosos no trabalho.

"Consciente de que a união faz a força, cabe ao poder público analisar quais os incentivos que poderão ser oferecidos. Acredito que se a proposição for acatada, todos sairão vencedores", afirma Maikel.

Fonte: Amambai Notícias

Vereador Geverson quer implantação de retorno na Pedro Manvailer

por Walmir — publicado 14/03/2017 08h52, última modificação 14/03/2017 08h52
A obra beneficia motoristas e dá segurança no trânsito da avenida
Vereador Geverson quer implantação de retorno na Pedro Manvailer

Vereador sugere medita que facilitará o trânsito no centro de Amambai

Atendendo reivindicação apresentada por motoristas de carretas que carregam e descarregam produtos na Cooperativa Lar, o vereador de Amambai Geverson Vicentim (PDT) está solicitando da prefeitura a implantação de retorno na avenida Pedro Manvailer, nas proximidades da cooperativa.

O pedido foi apresentado na sessão do legislativo municipal, realizada nesta segunda-feira (13), através da indicação número 026/2017.

No documento, que será encaminhado ao poder executivo, o vereador quer que os serviços sejam realizados no canteiro central da avenida Pedro Manvailer, localizado entre as ruas Lourival Nunes Vargas e Alaor Sampaio Ferraz.

"O pedido tem a finalidade de facilitar o acesso de entrada na cooperativa e garantir segurança a população, devido ao grande fluxo de veículos que por ali trafegam", reforça o vereador Geverson Vicentim.

Fonte: Amambai Notícias

Vereador que incluir na revitalização da MS-156, ciclovia e pista de caminhada

por Walmir — publicado 15/03/2017 10h59, última modificação 15/03/2017 10h59
Vereador que incluir na revitalização da MS-156, ciclovia e pista de caminhada

Vereador quer mais segurança a ciclistas que praticam suas atividades na rodovia

Garantir segurança para as pessoas que circulam na região do Parque de Exposições e do Frigorífico é o objetivo do vereador de Amambai, Dilmar Bervian (DEM), demonstrado na indicação número 025/2017, apresentada na sessão ordinária do legislativo, ocorrida nesta segunda-feira (13). O documento é subscrito pelos demais vereadores da Casa de Leis.

Na indicação, o vereador solicita a implantação de pista de caminhada e ciclovia na rodovia MS-156, no trecho entre a rua Joana Batista e a ponte do rio Panduí, com iluminação pública, sinalização, pintura e demarcação com tachões refletivo.

O vereador quer aproveitar a realização dos serviços de recuperação da rodovia, no trecho que liga os municípios de Amambai e Caarapó, para incluir os pedidos. Para isso, Dilmar está solicitando do prefeito Dr. Bandeira intervenção junto ao governador Reinaldo Azambuja no sentido de garantir a inclusão da ciclovia e da pista de caminhada, no cronograma de trabalho de revitalização da rodovia.

O vereador inclui também no pedido, a execução dos serviços de revitalização da pista de caminhada "Antônio Francisco Schultz" e dos espaços de ginástica "Jocemar Lemes Martins e Carla Maria Dias", localizados na rodovia. Além disso, Dilmar cobra ainda o alargamento da pista nas saídas para os municípios de Ponta Porã e Tacurú.

Vereador Ismael Kaiowá pede patrulha mecanizada para atender aldeias de Amambai

por Walmir — publicado 15/03/2017 11h04, última modificação 15/03/2017 11h04
Vereador Ismael Kaiowá pede patrulha mecanizada para atender aldeias de Amambai

Ismael revela a necessidade das aldeias de Amambai em relação a falta de máquinas agrícolas

Mais uma reivindicação para beneficiar as comunidades indígenas das aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari foi apresentada pelo vereador Ismael Guarani Kaiowá (PMDB) na Câmara de Vereadores do município.

Desta vez, o vereador está solicitando ao senador Waldemir Moka (PMDB) apresentação de emenda parlamentar junto ao Governo Federal para aquisição de uma Patrulha Mecanizada para atender as três aldeias do município.

O único representante indígena no legislativo municipal afirma que os agricultores familiares têm tido dificuldade no preparo das roças devido à falta de maquinário para o preparo do solo.

"É de suma importância a viabilização da patrulha para atender a demanda nas aldeias. Com a patrulha os agricultores poderão plantar na época certa e, com isso, obterem maior produtividade e melhoria na qualidade de vida", reforça Ismael.

O pedido foi apresentado na Câmara de Vereadores, através do requerimento número 024/2017, subscrito pelos vereadores Ilzo Victor (SD), Geverson Vicentim (PDT), Janete Córdoba (PSDB), Darci José da Silva (PSB), Humberto Hasegawa (PSC), Chico Ratier (PEN) e Roberto Sangue Bom (DEM).

Fonte: Amambai Notícias

Vereadores pedem investimentos em Conjuntos Habitacionais

por Walmir — publicado 24/03/2017 10h55, última modificação 24/03/2017 10h55
Maikell Ruiz e Fernando Fischer solicitaram melhorias nas localidades
Vereadores pedem investimentos em Conjuntos Habitacionais

Vereadores solicitaram melhorias em conjuntos habitacionais em Amambai

Durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal na última segunda-feira (20), os vereadores Maikell Ruiz (PP) e Fernando Fischer (PT do B) solicitaram obras de investimentos em conjuntos habitacionais de Amambai.

Na indicação nº 031/2017 de autoria do vereador Maikell, o parlamentar solicita ao Executivo Municipal, que seja feita a reforma da quadra de esportes e do campo de futebol suíço do Conjunto Habitacional Caiuás. De acordo com o vereador, aquele é um importante espaço de lazer para os moradores do locam e necessita de reparos imediatos.

“É necessária a reforma da quadra e do campo, sendo que estas se encontram sem condições para a prática de esportes, causando uma deficiência de tais atividades para toda a população residente naquele conjunto”, esclarece Ruiz.

Já o vereador Fernando Fischer voltou sua atenção para as reivindicações dos moradores do Conjunto Habitacional Alcindo Franco Machado. Na indicação apresentado por ele, o parlamentar solicita a construção d calçamento com pista de caminhada ao redor da praça do bairro, além da construção de bancos no local.

“A referida praça é muito frequentada pelos moradores, o intuito é de estimular a população a praticar exercícios físicos que visam o bem estar e a elevação da qualidade de vida das pessoas”, declara Fischer. 

Dilmar Bervian quer a implantação de uma usina termoelétrica em Amambai

por Walmir — publicado 24/03/2017 11h00, última modificação 24/03/2017 11h00
Dilmar Bervian quer a implantação de uma usina termoelétrica em Amambai

: Bervian sugere que a unidade de processamento de lixo seja instalada na MS- 289, no trecho que liga Amambai a Jutí

O vereador Dilmar Bervian (DEM), apresentou durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal na última segunda-feira (20), uma indicação na qual solicita ao Poder Executivo Municipal, que busque junto ao Governo Federal, recursos para a implantação de uma usina termoelétrica em Amambai.

De acordo com a justificativa da indicação nº 035/2017 apresentada por Bervian, a instalação da usina em Amambai além de geram empregos, proporcionará uma economia significativa aos cofres públicos do município.

Segundo o parlamentar, atualmente a prefeitura de Amambai gasta aproximadamente R$ 140 mil por mês com o transporte de lixo para o aterro sanitário de Dourados, valor que poderia ser reduzido com a implantação da usina.

“Essa usina transforma lixo em energia elétrica através da queima do lixo, energia que poderá abastecer órgão públicos do município, proporcionando uma grande economia com contas de energia elétrica”, explica o vereador. 

Vereador Darci solicita melhorias na instalação elétrica da Escola Dom Aquino

por Walmir — publicado 24/03/2017 11h03, última modificação 24/03/2017 11h03
Vereador Darci solicita melhorias na instalação elétrica da Escola Dom Aquino

Darci solicita melhorias nas instalações elétricas da escola Dom Aquino

Foi apresentada na manhã da última segunda-feira (20) no plenário da Câmara Municipal, uma indicação que busca solucionar um problema antigo enfrentado pela escola Dom Aquino Corrêa.

A indicação nº 037/2017 de autoria do vereador Darci (PSB), solicita que a prefeitura realize a substituição de um transformador de energia da escola, por um de potência maior. De acordo com o parlamentar, atualmente a escola conta com um transformador de 75 kW, que segundo a direção doa instituição, é insuficiente para atender as necessidades do prédio.

Para Darci, a instalação de um transformador de 150 Kw seria suficiente apara o abastecimento de energia do prédio. Além da substituição do transformador, no documento apresentado pelo parlamentar, ele ainda pede para que seja realizada a implantação de uma rede de fiação que possibilite a instalação de ar condicionados nas salas de aula.

“Considerando que a educação deve ser tratada como prioridade pelos administradores, e que a escola não possui hoje capacidade para instalar ar condicionados, essa é uma necessidade urgente que merece ser atendida”, aponta o vereador. 

Manutenção de cemitério na área rural de Amambai é reivindicada na Câmara

por Walmir — publicado 24/03/2017 11h08, última modificação 24/03/2017 11h08
Vereador Carlinhos solicita serviços de manutenção e construção de muro no cemitério, localizado na região da fazenda Nova Esperança
Manutenção de cemitério na área rural de Amambai é reivindicada na Câmara

Carlinhos pede reparos em cemitério localizado na zona rural de Amambai

Durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Amambai na manhã de segunda-feira (20), o presidente do Legislativo Municipal, vereador Carlos Roberto do Nascimento (PPS), Carlinhos, apresentou uma indicação solicitando a realização dos serviços de reparo e construção de muro no cemitério, localizado na região da fazenda Nova Esperança.

Através da indicação número 028/2017, o parlamentar esclarece que no local estão sepultadas várias pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do município, merecendo atenção das autoridades. O pedido foi encaminhado ao executivo municipal.

"Naquele local foram sepultadas pessoas que contribuíram com o crescimento de Amambai, entes queridos de pessoas importantes em nosso município, portanto, nada mais justo que o poder público promova melhorias naquele local", esclarece o vereador Carlinhos.

 

Vereador pede a criação de novos cursos na Uems de Amambai

por Walmir — publicado 28/03/2017 09h05, última modificação 28/03/2017 09h05
Geverson Vicentim destaca o trabalho da universidade no Estado
Vereador pede a criação de novos cursos na Uems de Amambai

Vicentim destaca que a medida contribuirá com a comunidade acadêmica de Amambai

Na manhã dessa segunda-feira (27), o vereador Geverson Vicentim (PDT) apresentou no plenário da Câmara Municipal, um requerimento no qual solicita a criação de novos cursos na unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), em Amambai.

O requerimento nº 030/2017 apresentado por Vicentim, é destinado ao reitor da universidade, professor Fábio Edir dos Santos Costa. No documento, o parlamentar destaca o importante papel da universidade no ambiente acadêmico de Amambai e do Estado e questiona o reitor sobre a possibilidade de implantação de novos cursos em Amambai.

“A Unidade da UEMS de Amambai precisa oferecer novos cursos, pois a instituição dispõe de espaço suficiente para dar novas oportunidades, necessitando apenas de uma revitalização nas suas dependências”, declara o vereador.

Atualmente a universidade oferta dois cursos de nível superior e um de pós-graduação na unidade de Amambai, o que de acordo com Vicentim pode ser ampliado devido ao grande número de estudantes em Amambai e cidades vizinhas.

O requerimento também é assinado pelos vereadores Claro Ratier (PEN), Fernando Fischer (PT do B), Humberto Hasegawa (PSC) e Janete Córdoba (PSDB) e foi encaminhado à reitoria da universidade e aguarda por resposta.

Maikell Ruiz quer levar Agentes de Combate à Endemias para as aldeias

por Walmir — publicado 28/03/2017 09h07, última modificação 28/03/2017 09h07
Vereador quer que o projeto também atenda as aldeias do município
Maikell Ruiz quer levar Agentes de Combate à Endemias para as aldeias

Vereador Maikell Ruiz quer levar Agentes de Combate à Endemias para as aldeias do município

O vereador Maikell Ruiz (PP) apresentou no plenário da Câmara Municipal na manhã dessa segunda-feira (27), um requerimento no qual solicita a ampliação do projeto de Agentes de Combate à Endemias para atender também as aldeias da cidade de Amambai.

No requerimento nº 029/2017 de autoria do parlamentar, Ruiz aponta a necessidade do atendimento dos agentes nas aldeias. “O índice de infestação na Aldeia Amambai é de 27,5%, sendo que o índice recomendado é de menos de 1%. Tal índice apresentado sugere maior atenção e ações inter setoriais imediatas, pois as medidas corretivas que a situação requer fogem da governabilidade da Secretaria Municipal de Saúde”, esclarece o parlamentar.

No documento apresentado pelo parlamentar, ele sugere que seja feita a contratação de um agente para atuar no controle dos vetores responsáveis pela transmissão das arboviroses na área indígena do município, que segundo ele, contribuirá na prevenção e combate à dengue e a outras doenças dentro das aldeias.

“O trabalho desse profissional resultará uma maior eficiência nas ações desenvolvidas na área, utilizando como ferramenta visitas domiciliares para levantamento ento-epidemiológico através de pesquisa de larvas e vigilância epidemiológica, possibilitando intervenções de correções em tempo para contenção de surtos e epidemias nas áreas indígenas”, esclarece Ruiz. 

Roberto Sangue Bom solicita veículo para o Posto de Saúde Central

por Walmir — publicado 28/03/2017 09h20, última modificação 28/03/2017 09h20
Roberto Sangue Bom solicita veículo para o Posto de Saúde Central

Roberto Sangue Bom reivindica veículo para atendimento no Posto de Saúde Central

O vereador Roberto Sangue Bom (DEM), apresentou na manhã dessa segunda-feira (27) na Câmara Municipal de Amambai, um requerimento no qual questiona o Executivo Municipal sobre a possibilidade de destinação de um veículo para atender o Posto de Saúde Central.

No requerimento n° 031/2017 apresentado pelo parlamentar, Sangue Bom ressalta a necessidade desse veículo para a unidade de saúde. “A aquisição do mesmo irá atender as várias atividades diárias que necessitam de transporte, sendo eles: translado de imunobiológicos da regional fornecedora, reposição de estoque às oito unidades de vacinação pertencentes ao município, além de outras atividades”, comenta o parlamentar.

O documento também é assinado pelos vereadores Claro Ratier (PEN), Fernando Fischer (PT do B) e Carlinhos (PPS). O requerimento do vereador Sangue Bom foi aprovado por unanimidade pelo plenário e agora segue para análise do Executivo Municipal. 

Vereador Ismael pede criação de nova escola na aldeia Amambai

por Walmir — publicado 28/03/2017 09h35, última modificação 28/03/2017 09h35
Vereador Ismael pede criação de nova escola na aldeia Amambai

Ismael afirma que a criação da escola municipal Panduí garante benefícios para a educação

Ampliação da oferta escolar para a comunidade indígena da aldeia Amambai é o objetivo do vereador Ismael Guaraini Kaiowá (PMDB) manifestado no pedido feito ao prefeito Dr. Bandeira para criação da escola municipal Panduí.

O vereador, que também é professor na comunidade, quer que a secretaria municipal de Educação transforme a sala extensiva Panduí em escola. Hoje, a sala Panduí faz parte da escola municipal polo indígena Mbo`Eroy Guarani Kaiowá, atende 180 alunos e está a cerca de 10 quilômetros de distância da escola polo.

Ismael afirma que a criação da escola vai encurtar o trajeto para os alunos virem até a sede, amenizar a necessidade do transporte escolar, evitar a evasão escolar e, no futuro, oferecer mais vagas para a comunidade local.

"Este é um pedido antigo dos moradores da região denominada Panduí. A transformação desta sala extensiva em escola municipal é fundamental para garantir melhorias na qualidade de ensino, junto a comunidade", reforça o vereador Ismael.

A solicitação foi feita através do requerimento número 032/2017, subscrito pelos vereadores Chico Ratier (PEN), Geverson Vicentim (PDT), Fernando Fischer (PT do B) e Humberto Hasegawa (PSC). O documento foi apresentado e aprovado pelo plenário da Casa de Leis, na sessão realizada nesta segunda-feira (27).

Fonte: Amambai Notícias

Câmara de Amambai reforça parceria com o 17º RC Mec

por Walmir — publicado 30/03/2017 12h25, última modificação 30/03/2017 12h25
Câmara de Amambai reforça parceria com o 17º RC Mec

Vereador Carlinhos participa de encontro promovido pelo comandante do 17° RC Mec

Na manhã da última quarta-feira (29), o comandante do 17º RC Mec tenente-coronel Rovian Alexandre Janjar, recebeu nas dependências da unidade militar, o presidente da Câmara de Amambai, vereador Carlos Roberto Batista do Nascimento, o ‘Carlinhos’, que acompanhado de sua esposa, Jesudete Brum, participaram do encontro com o comandante e demais autoridades.

Após um almoço, o comandante Janjar mostrou aos seus convidados as dependências do 17º RC Mec, fazendo uma breve apresentação da estrutura física e operacional da unidade. Atualmente o Regimento conta com 721 homens em seu efetivo e 184 viaturas de combate e transporte, incluindo o moderno “Guarani”, viatura utilizada para o transporte de homens em situação de combate.

O vereador Carlinhos aproveitou a oportunidade para ressaltar o importante papel desempenhado pela instituição em Amambai e em outras cidades da região. “É uma imensa satisfação para a nossa população contar com a presença de uma instituição forte e participativa como o Exército, que sempre promoveu ações buscando o bem estar das pessoas que aqui moram”, destaca o parlamentar.

O 17º RC Mec é responsável hoje por grande parte da região Cone Sul do Estado, incluindo por exemplo cidades como Paranhos, Coronel Sapucaia, Mundo Novo e Iguatemi. Além disso, o Regimento Solon Ribeiro é um dos pioneiros na implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), que tem como objeto proteger as fronteiras do Brasil. 

Vereadores reivindicam melhorias no transito em Amambai

por Walmir — publicado 04/04/2017 09h58, última modificação 04/04/2017 09h58
Darci e Humberto Hasegawa propuseram ações de melhorias no transito
Vereadores reivindicam melhorias no transito em Amambai

Parlamentares apresentaram medidas que contribuirão com a eficiência e segurança do transito em Amambai

Durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal na manhã dessa segunda-feira (3), dois parlamentares apresentaram indicações com a finalidade de promover melhorias no trânsito em Amambai.

A primeira a ser apresentada, foi a indicação nº 043/2017 de autoria do vereador Humberto Hasegawa (PSC), que sugere a implantação de um semáforo no cruzamento das Avenidas Nicolau Otaño e Pedro Manvailer, o que de acordo com o parlamentar, garantirá maior segurança aos motoristas e pedestres que trafegam pelo local, evitando possíveis acidentes.

Já a indicação nº 044/2017 apresentada pelo vereador Darci, aponta a necessidade da construção de um estacionamento na Rua José Bonifácio, no calçadão lateral da Escola Estadual Cel. Felipe de Brum, com a finalidade de atender os ônibus escolares nos horários de embarque e desembarque dos alunos.

“Com a construção do estacionamento, o local ficará com mais conforto e segurança, e, ainda, facilitará para que todos tenham um lugar seguro para estacionar, evitando futuros transtornos, garantindo assim a organização, mobilidade e segurança de pedestres e motoristas”, enfatiza Darci.

Vereadores se reúnem com o novo coordenador do Governo do Estado

por Walmir — publicado 04/04/2017 11h57, última modificação 04/04/2017 11h57
Lanzarini assumiu a coordenação política do Governo do Estado nos municípios de Amambai, Coronel Sapucaia e Aral Moreira
Vereadores se reúnem com o novo coordenador do Governo do Estado

Vereadores se reuniram com Dirceu Lanzarini e reivindicaram melhorias para Amambai

Detectar as demandas, melhorar a comunicação e fazer a interlocução com as lideranças políticas dos três municípios são as principais funções apontadas pelo novo coordenador do Governo do Estado, o ex-prefeito de Amambai Dirceu Lanzarini, para o exercício do cargo na região. As afirmações aconteceram durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (03) com vereadores de Amambai.

No encontro, os vereadores disseram que a região precisa de ações efetivas do governo estadual, principalmente na área de infraestrutura. As recuperações das rodovias que ligam o município de Amambai a Caarapó e a Coronel Sapucaia foram citadas como ação emergenciais.

Lanzarini disse que vai encaminhar as solicitações e buscar as soluções possíveis para cada demanda apresentada. "Vamos trabalhar com transparência, dando respostas para cada reivindicação, sejam elas positivas ou negativas", diz.

"É preciso fazer com que o cidadão veja a presença do Governo, continua Lanzarini, muitas ações estão sendo efetivadas e pouco conhecidas pela maioria da população, melhorar a comunicação é essencial", conclui.

O presidente do Legislativo Municipal, vereador Carlinhos (PPS), reforça a necessidade de investimentos em Amambai e destacou os benefícios que Lanzarine poderá trazer por ser do município.

“Sem dúvida Amambai será beneficiada pelo fato do novo coordenador ser daqui, o Dirceu é conhecido por todos pela sua integridade e competência, tenho certeza que fará um excelente trabalho em prol a nossa cidade e da região”, destaca o parlamentar. 

Vereador Ilzo solicita recuperação de estradas em Assentamentos

por Walmir — publicado 04/04/2017 12h05, última modificação 04/04/2017 12h05
O pedido foi realizado na sessão dessa segunda-feira (03)
Vereador Ilzo solicita recuperação de estradas em Assentamentos

Vereador Ilzo Victor cobra recuperação de estradas do Assentamento Querência

O vereador Ilzo Victor (SDD), apresentou na manhã dessa segunda-feira (03), durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal, uma indicação na qual solicita ao Executivo Municipal a recuperação das estradas que cortam o Assentamento Querência, dando acesso aos lotes dos moradores.

Na indicação nº 038/2017 apresentada pelo vereador, Ilzo destaca a necessidade da obra, pois de acordo com o parlamentar, a recuperação das estradas proporcionará aos moradores daquela região segurança para vir e ir até a cidade ou propriedades próximas.

“O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população da área rural, sendo fundamental que o poder público faça reparos e manutenção nas estradas de nossa região, facilitando a vida do produtor rural e até mesmo aos ônibus escolares que fazem esse trajeto”, argumenta Ilzo.

A indicação do vereador Ilzo é subscrita por todos os demais parlamentares e agora segue para análise do Executivo Municipal. 

Câmara reivindica medidas de segurança no trânsito de Amambai

por Walmir — publicado 12/04/2017 08h52, última modificação 12/04/2017 08h52
Vereadores apresentaram reivindicações direcionadas à melhorias no trânsito
Câmara reivindica medidas de segurança no trânsito de Amambai

Câmara faz reivindicações e solicita melhorias no transito em Amambai

Vários parlamentares apresentaram na manhã dessa segunda-feira (10) durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal, indicações solicitando melhorias na infraestrutura e segurança no trânsito em Amambai.

A primeira indicação a ser apresentada, foi a de nº 050/2017 de autoria da vereadora Janete Córdoba (PSDB). No texto apresentado em plenário, Janete solicita que seja feita pavimentação asfáltica nas seguintes ruas:

Rua Alaor Sampaio Ferraz, entre as Ruas Monte Castelo e Joana Batista, na Vila Marechal Rondon; Rua Monte Castelo, entre as Ruas Leorival Nunes Vargas e Manoel Alves de Oliveira, nas Vilas Marechal Rondon e Martins e Rua Elpídio Pereira da Rosa, entre as Ruas José Luiz Sampaio Ferraz e Alcindo Franco Machado, na Vila Marechal Rondon.

Já as indicação nº 051/2017, 053/2017 e 055/2017 de autoria dos vereadores Fernando Fischer (PT do B), Maikell Ruiz (PP) e Humberto Hasegawa (PSC) respectivamente, solicitam a construção de redutores de velocidade e travessias elevadas em diversos pontos da cidade. Segundo os parlamentares, as medidas contribuirão com a segurança de motoristas e pedestres.

“As melhorias solicitadas aqui hoje, facilitarão o fluxo dos veículos, já que nossa frota aumentou consideravelmente, além de evitar colisões e abalroamentos”, esclarece o vereador Humberto Hasegawa, que sugeriu a implantação de uma travessia elevada, em frente a agência do Banco do Brasil e, de um estacionamento diagonal na Praça Coronel Valêncio de Brum.

Vereador solicita a aquisição de um novo aparelho de eletrocardiograma

por Walmir — publicado 12/04/2017 08h56, última modificação 12/04/2017 08h56
Carlinhos apontou a necessidade do novo equipamento no Posto de Saúde Central

Durante a sessão ordinária realizada na manhã dessa segunda-feira (10) na Câmara de Amambai, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Carlinhos (PPS), apresentou uma indicação na qual aponta a necessidade de aquisição de um novo aparelho de eletrocardiograma para o atendimento de pacientes no Posto de Saúde Central.

O equipamento solicitado por Carlinhos através da indicação nº 054/2017 é utilizado para identificar possíveis doenças cardíacas, sendo uma das principais ferramentas para o diagnóstico de doenças e também para o monitoramento da atividade cardíaca do paciente.

De acordo com informações do parlamentar, o equipamento que atualmente é utilizado pela unidade de saúde, possui 14 anos de uso, o que ocasionou algumas avarias, fazendo com que o aparelho não funcione mais em perfeitas condições.

“O exame de eletrocardiograma é um dos mais procurados pela população, desde pacientes saudáveis até, e principalmente, os que possuem doenças cardíacas. Assim, solicitamos empenho na aquisição do referido aparelho, tendo em vista que o existente naquela unidade de saúde já sofreu um desgaste natural”, conta Carlinhos.

Vereador pede manutenção de bueiros em Amambai

por Walmir — publicado 19/04/2017 08h24, última modificação 19/04/2017 08h24
Vereador pede manutenção de bueiros em Amambai

Darci diz que a falta de manutenção dos bueiros tem causado insegurança para a população

Devido à falta de manutenção dos bueiros nas vias públicas da cidade de Amambai, o vereador Darci José da Silva (PSB) apresentou indicação solicitando a execução dos serviços.

Através da indicação número 059/2017, apresentada na sessão da Câmara de Vereadores, realizada nesta segunda-feira (17), o parlamentar cobra a realização dos serviços de limpeza e recuperação dos bueiros/bocas-de-lobo, existentes nas ruas da cidade.

O vereador argumenta que a falta de manutenção dos sumidouros de água tem causado alagamentos, transtornos e insegurança para a população. Darci propõe ainda a instalação de grades ou telas de proteção para evitar a entrada de lixo e, consequentemente, o entupimento dos locais.

"A nossa proposição visa buscar uma solução imediata para os problemas decorrentes de alagamentos nas vias públicas e garantir segurança para a população", reforça Darci.

Fonte: Amambai Notícias

Centro de Atendimento e Informação ao Cidadão é solicitado na Câmara de Amambai

por Walmir — publicado 19/04/2017 08h48, última modificação 19/04/2017 08h48
Centro de Atendimento e Informação ao Cidadão é solicitado na Câmara de Amambai

O vereador Dilmar Bervian quer a instalação de um local para prestar informações aos moradores do município

Com o objetivo de aproximar o cidadão do poder público oferecendo um serviço aos cidadãos amambaienses de atendimento, orientação e informações sobre assuntos diversos, de interesse da população, o vereador Dilmar Bervian (DEM) está solicitando da prefeitura à implantação de um Centro de Atendimento e Informação ao Cidadão.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem como objetivo facilitar a vida das pessoas. Dilmar propõe que no local sejam oferecidas informações de interesse público como proceder para agendar consultas no INSS, via internet; retirada de guias para o pagamento de taxas; orientações profissional e comercial; informações turísticas e dos locais para os atendimentos solicitados; problemas trabalhistas, previdenciários, certidões, locais de expedição de documentos, certidões, entre outros.

"O Centro de Atendimento ao Cidadão deve exercer o importante papel de articulador dos serviços junto a organismos governamentais e não governamentais", ressalta Dilmar.

A solicitação foi feita na sessão do legislativo municipal, ocorrida nesta segunda-feira (17), através da indicação número 058/2017.

Fonte: Amambai Notícias

Vereador sugere a criação de projeto musical em Amambai

por Walmir — publicado 19/04/2017 09h02, última modificação 19/04/2017 09h02
Carlinhos quer retomar o Projeto ‘Música no Meu Município’
Vereador sugere a criação de projeto musical em Amambai

O parlamentar quer retomar projeto que dá aulas de violão gratuitas à crianças e adolescentes.

O presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Carlinhos, apresentou na manhã dessa segunda-feira (17), uma indicação na qual sugere que seja retomado o projeto ‘Musica no Meu Município’, que fornecia gratuitamente à crianças e jovens, aulas de violão e teoria musical.

Por meio da indicação nº 061/2017, o parlamentar sugeriu ao Executivo Municipal, para que sejam retomadas as atividades do projeto que ensina música para crianças e jovens, comandado pelo professor Luciano Insaurralde Escobar, que atenderá principalmente alunos da rede municipal de ensino.

“A música é uma ferramenta que contribui com o desenvolvimento da cidadania pelo exercício da participação e integração onde o educando será possibilitado de exercer sua criatividade, a iniciativa, a reflexão, a autodisciplina e a solidariedade, destaca Carlinhos.

Reforma da Associação do Conjunto Habitacional Previsul é solicitada na Câmara

por Walmir — publicado 19/04/2017 09h50, última modificação 19/04/2017 09h50
Reforma da Associação do Conjunto Habitacional Previsul é solicitada na Câmara

Vereador chamou a atenção para a precariedade do prédio e pediu providências

Atendendo pedido feito pelo presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Previsul, José Samúdio, o vereador Chico Ratier (PEN) está solicitando ao executivo municipal a execução dos serviços de reforma na sede da associação.

Após visitar o local, o parlamentar pode verificar in loco as condições de abandono que se encontra as instalações da entidade.

Ratier lembra que no local existem cerca de 10 computadores instalados e que a falta de manutenção dos aparelhos e da sede tem deixado a comunidade impedida de frequentar a sede da associação.

" Nestes últimos três anos as instalações da associação estão abandonadas e é preciso que o poder público faça os reparos necessários. A comunidade precisa usufruir deste bem público, que está esquecido e promovendo desperdício do dinheiro público que ali foi aplicado", lamenta o vereador.

O pedido foi apresentado na sessão do legislativo, realizada nesta segunda-feira (17), através do requerimento número 038/2017, subscrito pelos vereadores Geverson Vicentim (PDT), Ismael Kaiowá (PMDB), Fernando Fischer (PT do B) e Humberto Hasegawa (PSC).

Fonte: Amambai Notícias

Vereadores reivindicam melhorias em escolas do município

por Walmir — publicado 25/04/2017 07h59, última modificação 25/04/2017 07h59
Carlinhos e Roberto Dias pediram reparos na infraestrutura de unidades escolares
Vereadores reivindicam melhorias em escolas do município

Vereadores apontam a necessidade de melhorias em unidades descolares de Amambai

Escolas Municipais de Amambai foram alvo da atenção de vereadores durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal durante a manhã dessa segunda-feira (24). A indicação nº 068/2017 de autoria do vereador Carlinhos (PPS), aponta a necessidade de ampliação do espaço físico da Escola Municipal Polo João Rodrigues.

No texto apresentado por Carlinhos, o parlamentar solicita a construção de um moro em torno da escola, envolvendo a quadra de esportes, além de reparos da fossa séptica do prédio. “Infelizmente, hoje a quadra da escola encontra-se depredada por vândalos e, a fossa séptica transborda em dias de chuva, causando transtornos e muito mau cheiro”, aponta o vereador.

O vereador Roberto Dias (PSDB), também apresentou uma indicação solicitando melhorias na infraestrutura de uma das escolas do município. Na indicação nº 069/2017 apresentada pelo parlamentar, Dias aponta a necessidade da construção de uma nova sala de aula na Escola Municipal Flávio Derzi.

De acordo com o vereador, atualmente a escola não possui espaço físico suficiente para atender a demanda de alunos daquela localidade. A falta de espaço é um problema que ocorre há vários anos naquela escola. Agora, entretanto com a elevação da quantidade de estudantes essa questão ficou acentuada, sendo necessário encontrarmos uma solução ainda no atual ano letivo”, destaca o parlamentar. 

Vereador solicita atendimento à Vila Jardim Panorama

por Walmir — publicado 25/04/2017 08h03, última modificação 25/04/2017 08h03
Vereador solicita atendimento à Vila Jardim Panorama

Vereador Maikell reivindica melhorias na associação de moradores e em quadras de esporte da vila Jardim Panorama

Foi apresentado na manhã dessa segunda-feira (24) na Câmara Municipal, um requerimento apontando a necessidade de algumas melhorias na vila Jardim Panorama, uma das mais populosas de Amambai.

O requerimento nº 041/2017 de autoria do vereador Maikell Ruiz cobra da prefeitura para que sejam realizados alguns reparos na vila. Dentre as ações necessárias apontadas pelo parlamentar, estão a reforma da sede da Associação de Moradores, da quadra de esportes e das arquibancadas que estão localizadas naquela vila.

“A nossa proposição tem por objetivo, atender a reivindicação dos moradores que há tempo se faz necessária, pois além de melhorar a estrutura para a realização de diversos eventos, esse benefício trará uma melhor convivência entre as famílias”, destaca o vereador Maikell.

No documento, o parlamentar também solicita a instalação de alambrados, revitalização do campo de futebol e a revitalização da academia de ginástica. O requerimento nº 041/2017 foi aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares e aguarda por resposta do Executivo Municipal. 

Aldeias de Amambai podem ser atendidas com mutirão de limpeza

por Walmir — publicado 25/04/2017 08h06, última modificação 25/04/2017 08h06
Vereador Ismael Kaiowá levou a reivindicação para o Plenário da Câmara Municipal
Aldeias de Amambai podem ser atendidas com mutirão de limpeza

Vereador cobra mutirão de limpeza e incentivo à agricultura familiar nas aldeias indígenas

O vereador do PMDB Ismael Kaiowá, apresentou na Câmara Municipal na manhã dessa segunda-feira (24), um requerimento no qual questiona o Executivo Municipal sobre a possibilidade de se realizar um mutirão de limpeza e manutenção das ruas, campos de futebol e outros espaços públicos das aldeias do Município.

O requerimento nº 042/2017 de autoria do parlamentar, também cobrou empenho da prefeitura na realização de uma força tarefa para atender as necessidades dos agricultores indígenas, os auxiliando no preparo da terra para o plantio dos alimentos.

“Há muita reclamação dos moradores das três aldeias em relação à falta de manutenção das estradas de acesso as mesmas, sendo que é preciso realizar um trabalho de todas as vielas, pois se encontram em estado bem precário, impedindo os moradores de transitar pelas ruas no interior das aldeias”, comenta Ismael.

Em relação ao auxílio aos indígenas na agricultura, o vereador comenta que o preparo das terras para o plantio está muito atrasado e tem muitos agricultores que necessitam deste apoio da prefeitura, que deve disponibilizar tratores para atender os agricultores das Aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari. 

Vereadores participam do lançamento do projeto EJA municipal

por Bruno — publicado 23/05/2017 11h25, última modificação 23/05/2017 12h30
Vereadores participam do lançamento do projeto EJA municipal

Vereadores participam do lançamento do projeto EJA municipal

A secretaria municipal de educação - SEMED lançou na noite da última segunda-feira, dia 22, o projeto de educação voltado para o Ensino de Jovens e Adultos - EJA  nas escolas municipais.

Coordenado pela secretária de educação, Zita Centenaro, em parceria com a Prefeitura Municipal, diretores e coordenadores das escolas do município, o projeto EJA veio para possibilitar meios de ensino de qualidade para quem busca concretizar o ensino médio.

Contando com a participação de centenas de estudantes das escolas municipais, a noite de lançamento do projeto teve apresentações culturais, musicais e de dança, realizados pelos próprios alunos.

Vários vereadores acompanharam o evento, demonstrando a importância desse projeto voltado para o ensino de jovens e adultos.

Representando a câmara de vereadores, o presidente, Carlos Roberto Batista do Nascimento, "Carlinhos", discursou sobre a importância do EJA na vida de muitos estudantes.

"Todos sabemos das dificuldades diárias enfrentadas por quem deseja concluir os estudos mesmo já estando fora da idade escolar, por isso temos que valorizar o esforço, tanto dos estudantes, quanto dos alunos que se desdobram para terminarem o ensino médio", comentou.

Roberto Dias solicita doação de terreno para instituto amambaiense

por Bruno — publicado 25/05/2017 12h18, última modificação 25/05/2017 12h18

Durante a sessão realizada na última segunda-feira, dia 22, o vereador do PSDB, Roberto Dias apresentou em plenário, a indicação de doação de um terreno para construção da sede própria do Instituto Eduardo Dutra Lescano – IEDL, atualmente localizado na Rua Alcindo Franco Machado, Vila Vilarinho.

O Instituto Eduardo Dutra Lescano é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo maior desenvolver ações relacionadas à cultura e melhor qualidade de vida do ser humano.

O Instituto também é responsável pelo Coral Eduardo Dutra Lescano, que vem promovendo a descoberta de novos talentos dentro do município, além de manter um grupo de atletas que desenvolve lutas marciais.

‘Conselho da Cidade’ discute regularização de lotes de terrenos

por Bruno — publicado 26/05/2017 11h24, última modificação 26/05/2017 11h24
A reunião foi realizada no gabinete do Prefeito Municipal e contou com a participação de representantes do município.

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Batista do Nascimento do PPS, esteve reunido com representantes do Conselho da Cidade, com Secretário de Habitação, David Nicoline e demais legisladores do município, para discutirem a legalização de uma área que será loteada e transformada em terrenos para comercialização em Amambai.

Localizado aos fundos do Centro de Tradições Gaúchas – CTG, o local será dividido em duas áreas que juntas, dão um total de 14 hectares que serão loteados e transformados em terrenos.

Acompanhada pelo responsável do loteamento e pelo procurar Geral do Município, Caio Fachin, a reunião discutiu os tramites burocráticos para regularização da área que já abriga várias residências, mas que ainda está classificada como zona rural.

O intuito da reunião foi para alteração do local para área urbana, possibilitando que sejam transformados em lotes habitáveis expandindo à área total do município. O presidente da Câmara Municipal falou sobre a reunião.

“Foram iniciadas as conversas, com os representes do loteamento e com os responsáveis municipais, vamos buscar junto à prefeitura, mecanismos para proporcionar melhorias para nossa cidade”, comentou o presidente.

Presidente da Câmara solicita reativação do projeto PROERD

por Bruno — publicado 30/05/2017 09h33, última modificação 30/05/2017 09h33
O PROERD tem como base o princípio da integração social, com participação dos alunos do 1º ao 4º ano; do 5º ao 7º ano e adolescentes em estado de risco.

Indicado pelo Vereador do PPS e presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Batista no Nascimento, o “Carlinhos”, o requerimento 061/2017, lançado durante a última sessão legislativa, solicita ao Prefeito, Dr Bandeira, a reativação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência – PROERD.

Realizado e dirigido por militares da 3ª CIPM, em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal Antidrogas e Secretaria de Educação, o projeto busca alertar crianças e adolescentes quanto aos riscos do ingresso no mundo das drogas.

Na tentativa de reativar os laços entre o poder executivo e a Polícia Militar, o requerimento solicitado pelo Presidente da Câmara, busca meios de possibilitar que os diretores do PROERD tenham condições de dar continuidade ao programa que em 2017 completa 14 anos.

Atualmente com 22 turmas já formadas, o PROERD promoveu assistência para cerca de 3 mil crianças e adolescentes de Amambai, sendo que dessas, 850 só das áreas indígenas. A previsão é de que cerca de 350 pessoas e continuem sendo atendidas, tendo a possibilidade de expansão para áreas carentes.

Câmara de Vereadores presta homenagem aos profissionais da saúde de Amambai

por Bruno — publicado 01/06/2017 11h45, última modificação 02/06/2017 11h51

A sessão solene realizada na noite da última terça-feira, dia 30, em comemoração ao dia dos Enfermeiros, em 12 de maio e o dia dos auxiliares e técnicos em enfermagem, no dia 20 de maio, homenageou vários profissionais de saúde que já contribuíram ou ainda prestam serviços de saúde para a população de Amambai.

Indicada pelo Vereador do partido Solidariedade, Ilzo Victor, a sessão solene homenageou 13 profissionais indicados pelos próprios vereadores.

Maria Aparecida Maidana – Indicada pelo vereador Humberto Hassegawa

Sandra Mara Correa Flores – Indicada pelo vereador Dilmar Bervian

Theara Lopes Farias – indicada pelo vereador Roberto Perez

Iva Xavier dos Santos – indicada pelo vereador Geverson Vicentin

Enilda Catarina Oliari Hamad – indicada pelo vereador Darci

Alicia Aquino - indicada pelo vereador - Ismael Morel

Santa Patrícia Gamarra Nunes Ferreira Braga – indicada pelo vereador Chico Ratier

Arlete Aparecida Marques – indicada pela vereadora Janete Córdoba

Daisa Lemes Cano – indicada pelo vereador Fernando Fischer

Lucimar Vieira Adorno – indicada pelo vereador Robertino Dias

Janaina Pedroso Renovato – indicada pelo vereador Ilzo Victor

Ilzo Victor Arce Vieira – indicado pelo vereador Maikel Ruiz

Neracy dos Santos Calistro – indicada pelo vereador Carlinhos

Acesse o link abaixo para ver todas as fotos da noite.

http://www.amambai.ms.leg.br/institucional/fotos/maio-2016

Vereadores se reúnem com Deputado Estadual Paulo Corrêa

por Bruno — publicado 02/06/2017 12h26, última modificação 02/06/2017 12h26
A visita foi realizada na manhã dessa sexta-feira, dia 02 de junho.

Visitando Amambai, durante sua passagem pelos municípios do Cone Sul do Estado, o Deputado Estadual Paulo Corrêa, do PR, se reuniu com o Prefeito, Dr Bandeira, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o “Carlinhos” e demais legisladores do município na sala de reuniões da prefeitura municipal na manhã dessa sexta-feira, dia 02 de junho.

Acompanhada pelo secretariado municipal, a reunião foi marcada com o intuito de estreitar os laços entre o Deputado e as autoridades políticas municipais a fim de unis forças em prol do desenvolvimento de Amambai e dos municípios vizinhos.

O presidente da Câmara Municipal acompanhou a reunião e comentou sobre a passagem do legislador em Amambai, “Essas visitas são muito importantes para que possamos estreitar os laços, entre o município e os Deputados que representam os partidos na Câmara Legislativa, nós enquanto representantes da população, temos que sempre buscar apoios para melhorias de nossa cidade”, comentou o vereador.

Além do presidente participaram também os vereadores, Darci José do PSB, Dilmar Bervian do DEM, Chico Ratier, do PEN, Janete Córdoba, do PSDB, Maikell Ruiz do PP, Roberto Sangue Bom do DEM e Fernando Fischer do PT do B.

Prefeitura e Câmara entregam dezenas de kits de uniformes para profissionais de Amambai

por Bruno — publicado 06/06/2017 12h10, última modificação 06/06/2017 18h58

Cumprindo uma das promessas de campanha, o Prefeito Municipal, Dr Bandeira, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Carlinhos, e vários legisladores de Amambai realizaram na tarde da última segunda-feira, dia 05, a entrega de kits de uniformes para trabalhadores da área da saúde da cidade.

Adquiridos com recursos próprios, os uniformes fazem parte do compromisso firmado entre a prefeitura e os trabalhadores, onde a valorização profissional seja refletida na excelência do trabalho prestado, com isso à prefeitura tem buscado oferecer melhores condições profissionais nas áreas de saúde do município.

Contemplando vários segmentos profissionais, a cerimônia distribuiu dezenas de kits para trabalhadores dos setores de controle de vetores, agentes de saúde, profissionais do Núcleo de Assistência a Saúde da Família – NASF, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos postos de saúde além de dentistas e auxiliares dos PSF.

Ao todo foram distribuídos cerca de 130 kits divididos entre todas as classes de profissionais, cada kit continha materiais e uso específico em cada área, visando atender as necessidades rotineiras dos trabalhadores.

Participaram da solenidade os vereadores Carlinhos, Darci José da Silva, Janete Córdoba, Maikell Ruiz, Roberto Sangue Bom, Chico Ratier e Humberto Hasegawa.

Câmara Municipal realiza solenidade em comemoração aos 100 anos do Lions Clube

por Bruno — publicado 08/06/2017 10h05, última modificação 08/06/2017 10h05

Seguindo a indicação do vereador do PDT, Geverson Vicentim, a Câmara Municipal realizou na noite da última quarta-feira, dia 07, uma solenidade em comemoração aos 100 anos de existência da instituição Lions Clube Internacional.

Acompanhada por autoridades civis e militares, a solenidade contou com a participação de importantes representantes da instituição de várias cidades do Mato Grosso do Sul e também do país vizinho, o Paraguai.

Dirigida pelo presidente da casa de Leis, o Vereador Carlinhos, a noite contou também com a presença do Deputado Estadual Onevam de Matos, que, durante sua passagem pelo Cone do Estado, visitou Amambai para participar da Solenidade.

Ao todo, a Câmara Municipal presenteou 13 autoridades do Lions Clube Internacional e também parceiros que já que desempenharam funções relevantes em prol da instituição ao longo dos seus 100 anos de existência.

Indicação pede melhorias de estradas em prol da agricultura familiar

por Bruno — publicado 20/06/2017 08h41, última modificação 20/06/2017 08h41

Conhecedor da importância da agricultura familiar na economia da cidade, o vereador do DEM, Dilmar Bervian, entrou com uma indicação durante a última sessão da Câmara Municipal, solicitando ao prefeito, Dr Bandeira, a realização de um projeto/convênio com o intuito de viabilizar recursos para a recuperação de estradas que atendam os pequenos e médios produtores.

Segundo o vereador, os recursos seriam requeridos através das Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Produção e Agricultura Familiar, possibilitando assim o escoamento da produção das famílias amambaienses.

A indicação foi realizada após a visita da Coordenadora da Agricultura Familiar da SEMAGRO, Sra. Monali Garcia Monteiro, da cidade de Juti - MS, tendo a participação do técnico agrícola Arthur Cristiano Koeller e os representantes da Associação de Produtores de Leito de Juti e região, da qual fazem parte os produtores do Assentamento Guanabara/São João, a coordenadora informou a existência de recursos da SEMAGRO para a recuperação de estradas que atendem a Bacia Leiteira.

Essa parceria possibilitaria a revitalização das estradas de uma das regiões com o maior potencial agrícola familiar, a MS 289 entre Amambai e Juti.

Vereador solicita uma academia adaptada para deficientes

por Bruno — publicado 20/06/2017 10h27, última modificação 20/06/2017 10h27

Aproveitando do bom relacionamento com a bancada estadual de Deputados, o Vereador do PSB, Darci José da Silva, entrou com uma indicação na Câmara Municipal, durante a sessão realizada na última segunda-feira, dia 19, solicitando ao Deputado Estadual Coronel David, recursos para melhorias na UNIFICAM.

Profissional da saúde, o vereador conhece as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência e solicitou junto o Deputado, a construção de uma academia ao ar livre adaptada, possibilitando que os cadeirantes possam se locomover entre os aparelhos e praticar seus exercícios constantemente.

Visto como uma importante ferramenta para prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo, a prática de exercícios físicos ajuda no desenvolvimento motor e proporciona aos praticantes, mais qualidade de vida.

Em conversa com o presidente da UNIFIFCAM, Daniel Riquelme, o mesmo relatou que “proporcionar meios de atividade física a toda população é sempre muito importante, se tratando de portadores de deficiência essa importância aumenta, hoje na UNIFICAM nós atendemos de 60 a 80 pessoas direta e indiretamente, com nossa estrutura nos oferecemos a todos, diversas formas de reabilitação e essa academia adaptada irá nos auxiliar bastante, podendo ser construída dentro de nosso pátio, possibilitando que os usuários se exercitem em vários horários diferentes”, comentou.

Policiais promovidos recebem homenagem de vereadores de Amambai

por Bruno — publicado 21/06/2017 16h35, última modificação 21/06/2017 16h35

Promovendo uma aproximação entre a força policial e a sociedade pública, a Câmara Municipal, através de uma indicação do Vereador Fernando Fischer, entregou na manhã dessa quarta-feira, dia 21, moções de congratulação para militares da 3ª CIPM de Amambai, que por direito, foram providos ao posto de Cabos PM em 2017.

De maneira simples, mas com um grande significado, a cerimônia de entrega das moções foi realizada em companhia de vários policiais militares e também dos dois comandantes responsáveis pela direção das ações realizadas em Amambai e também nos destacamentos das demais cidades guarnecidas pela 3ª CIPM.

Foram entregues moções de congratulações aos seguintes militares: Leandro Moya Vasconcelos, Reinaldo Rodrigues da Silva, Cleber Luiz Vieira Moraes, Edimarcio Escobar Ramos, João Carlos Pereira dos Santos e Jhony Nunes Pereira.

Em nome de toda a 3ª Companhia Independente da Policia Militar de Amambai, o seu comandante, Major Carlos Magno, falou sobre a intenção da Câmara de Vereadores, “Esse ato, por mais simples que pareça, tem um significado muito grande para nós servidores de segurança pública, infelizmente uma parcela da sociedade ainda vê a PM com um certo receio, mas estamos imbuídos em mudar essa imagem, queremos trazer a sociedade de bem, para próximo da PM, estreitando laços criando parcerias para poder oferecer mais segurança para a nossa cidade”, comentou.

Participaram da estrega de congratulações os seguintes vereadores: Carlinhos, Darci José da Silva, Maikell Ruiz, Roberto Sangue Bom, Roberto Dias, Chico Ratier, Geverson Vicentim, Fernando Fischer.

Carlinhos se reúne com comandante da PM e representante de vila

por Bruno — publicado 22/06/2017 10h56, última modificação 22/06/2017 10h56

Conhecedor da importância de estreitar os laços entre a população, o poder público e os órgãos de segurança do município, o Presidente da Câmara Municipal, Carlinhos, se reuniu com o comandante da 3ª CIPM de Amambai, Major Carlos Magno e com um morador representante da Vila Limeira, Graciano da Silva Bruno, para discutirem sobre a atuação da PM na localidade.

Sendo o mais populoso e também mais distante bairro de Amambai, a Vila Limeira é reconhecida por ter um comércio forte e uma grande interação entre os moradores, mas por ser uma porta de entrada do município, acaba sofrendo com a criminalidade.

Solicitado pelo vereador Humberto Hasegawa, durante a sessão realizada na última segunda-feira, dia 19, o requerimento 068/2017 faz a solicitação da reativação do posto policial que funcionava na localidade.

Durante o encontro, o comandante da PM ressaltou a importância do contato entre os representantes de Vilas com os órgãos de segurança pública, “essa proximidade entre nós da polícia e os morares da cidade é de suma importância para o bom andamento do serviço de proteção à população, isso porque, são os moradores que conhecem o dia a dia de suas vilas e podem contribuir grandemente nos relatando tudo que acontece, otimizando assim atuação policial na repressão de crimes nas vilas da cidade”, comentou.

Câmara Municipal homenageia Policial Militar reformado

por Bruno — publicado 28/06/2017 12h18, última modificação 28/06/2017 12h18

Durante a realização da última sessão ordinária, na segunda-feira, dia 26, a mesa diretora, juntamente com todos os demais vereadores da casa de leis, entregaram uma Moção de Congratulação ao 3º Sargento PM Braulio Elizete dos Santos, em homenagem aos seus 30 anos de serviços prestados e ao ingresso na “reserva remunerada” da Polícia Militar.

Detentor de várias medalhas condecorativas, dentre elas, medalhas de bronze e prata, o militar chega aos seus 30 anos de carreira, tendo de seus comandantes, o reconhecimento aos serviços prestados, e da tropa, todo o respeito adquirido com o passar do tempo, sendo eleito pelos seus próprios colegas de farda, como Policial Militar destaque da 3ª CIPM no ano de 2015.

Homenageado também, por grande parte do efetivo policial da Companhia de Policia de Amambai, o militar, recebeu do comandante da unidade, em nome de todos os policiais, uma placa que eterniza o sentimento de apreço de toda Companhia.

Acompanhado de sua família, o agraciado discursou aos presentes e expressou toda sua alegria e satisfação por ter feito parte da carreira militar ao longo desses 30 anos. O comandante da unidade, durante seu pronunciamento destacou que “esse momento é de grande felicidade, não só para o militar e sua família, mas também para toda nossa corporação, nós que vivemos em perigo todos os dias, sabemos bem o valor que é chegar vido todos os dias em casa, e com grande alegria, estamos devolvendo o hoje, cidadão Braulio, vivo e com saúde para a sociedade, isso nos da uma felicidade imensa, queremos aqui agradecer ao militar por tudo que foi feito pela Polícia Militar e felicitar pelo restante de sua vida civil a partir desse momento”, comentou o Major Carlos Magno.

Vereadores recebem governador do Rotary Club em Amambai

por Bruno — publicado 26/07/2017 10h02, última modificação 26/07/2017 10h02

Durante visita ao município de Amambai, o Governador Rotariano eleito para exercício do mandato entre os anos 2017/2018 a frente do Distrito 447, Vlademir Marangoni Filho, se reuniu com os vereadores da casa de Leis amambaiense, para demonstrar apoio e se apresentar como parceiro da entidade.

Tendo a participação de grande parte dos vereadores, a reunião foi dirigida pelo presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlinhos e acompanhada por diversos membros do Rotary Club de Amambai.

N ocasião, os membros do Clube Rotariano, ratificaram a parceria com a Câmara Municipal e em contrapartida, os vereadores amambaienses desejaram ao novo Governador eleito pelo Rotary Club, sucesso a frente das atividades da instituição.

Após um mês de recesso, Câmara volta aos trabalhos com várias indicações apresentadas

por Bruno — publicado 07/08/2017 21h24, última modificação 07/08/2017 21h24

O presidente da casa de Leis, Carlos Roberto Batista do Nascimento, deu início na manhã dessa segunda-feira, dia 07, a primeira sessão após o retorno do recesso, que teve duração de 30 dias.

Acompanhada por vários cidadãos amambaienses, a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal nesse segundo semestre, foi marcado por várias indicações apresentadas e ainda, com a discussão de projetos de lei que serão divulgados à população nas próximas sessões.

Mesmo com um longo período sem atividades na casa de leis, os vereadores estiveram visitando as vilas da cidade e também interagindo com a população, buscando entender os anseios de cada localidade, o que possibilitou que indicações fossem realizadas, mesmo com a inatividade da Câmara Municipal.

Após o retorno do recesso, os vereadores seguem com os trabalhos no legislativo. Nessa terça-feira, dia 08, a agenda dos legisladores segue com a presença do governador Reinaldo Azambuja em Amambai, com a apresentação e lançamento de várias obras municipais com a contrapartida do governo.

Vereadores acompanham passagem do Governador por Amambai

por Bruno — publicado 08/08/2017 22h35, última modificação 08/08/2017 22h35

Dado como um dos eventos mais aguardados pela população de Amambai e todos os municípios do Cone Sul do Estado, a vinda do Governador Reinaldo Azambuja resultou no lançamento de várias obras e frentes de trabalho, movimentando a cidade e trazendo enormes expectativas para a população amambaiense e também dos municípios próximos.

Recepcionado por centenas de pessoas, a comitiva do Governador passou por vários pontos da cidade, lançando obras já em andamento e assinando contratos de liberação de verbas para o início de novos postos de trabalho.

Acompanhando a comitiva do Governador, os vereadores de Amambai participaram de toda a programação e em nome da população municipal, entregaram nas mãos de Reinaldo Azambuja, um agradecimento formal pelo esforço aplicado em prol do bem estar dos moradores do Cone Sul do Estado.

“Esse é um momento de grande importância para toda região sul de Mato Grosso do Sul, tendo em vista os grandes problemas econômicos enfrentados por grande parte dos estados brasileiros, o nosso governador vem na contramão do país e lança em Amambai, um investimento de mais de R$ 50 milhões de reais, beneficiando diretamente a nossa cidade Crepúsculo e também a todos os municípios que nos rodeiam, possibilitando que o escoamento de toda a nossa produção agroindustrial, seja tranquilamente escoada, diminuindo o custo do frete e trazendo renda para nossas cidades, a reconstrução de nossa Rodovia MS 156 vai trazer mais desenvolvimento para nossa região”, comentou o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos.

Vereador ouve moradores e pede construção de redutores de velocidade

por Bruno — publicado 17/08/2017 11h56, última modificação 17/08/2017 11h56

Em visita às vilas da cidade, o vereador do PDT, Geverson Vicentim ouviu dos moradores do Bairro Jardim Panorama a necessidade de atuação junto ao poder público, sobre o constante risco de acidentes de trânsito, provenientes dos abusos de alguns motoristas que transitam pelo local.

Com base nessas solicitações, durante a última sessão realizada na Câmara Municipal, o legislador deu entrada em uma indicação solicitando instalação de redutores de velocidade em pontos estratégicos, buscando diminuir os riscos de acidentes e também implantação de uma passarela elevada entre ruas com intenso tráfego de pedestres.

Segundo indicação do vereador, os locais com maior necessidade da construção de redutores de velocidade seriam as Ruas Joana Batista esquina com a Rua Vereador João Neves e a implantação da passarela elevada entre as Ruas José Luiz Sampaio Ferraz com a Rua Francisco Serejo Neto.

Ambas as solicitações buscam oferecer mais segurança a estudantes e pessoas que transitam pela localidade, levando-se em conta que as duas localidades dão acesso as escolas Dom Aqui Correa, Vespasiano Martins, Maria Bataglin e ainda ao Centro de Educação Infantil Nosso Mundo.

Dilmar Bervian quer pista de caminhada no entorno do Campão da Poli

por Bruno — publicado 17/08/2017 12h11, última modificação 17/08/2017 12h11

Na sessão da última segunda, 14/08, o vereador Dilmar Bervian (DEM), entrou com a indicação 134/2017, onde solicitou ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a construção de uma pista de caminhada no entorno do Estádio Municipal Ernesto Landolfi – Campão da Poli – com a instalação de bancos de concreto, parquinho infantil e o plantio de árvores.

Segundo o vereador, o objetivo é proporcionar aos moradores da região, uma oportunidade de usufruírem de uma área de lazer, além de oferecer um local adequado para a prática esportiva.

“A prática de caminhadas tem se tornado um hábito comum de grande parte da população amambaiense, principalmente nos finais de tarde, atividade esta que traz grandes benefícios a saúde. Nesse sentido, estou entrando com essa indicação, para a construção de uma pista de caminhada com arborização para atender os moradores, além disso, a área deixará de ser inutilizada, o que está ocasionando um grande acúmulo de lixos e entulhos” disse o vereador Dilmar Bervian.

O vereador também destacou que a implantação de uma pista de caminhada irá de encontro com as obras de melhorias do estádio, que estão sendo executadas no momento.

"Precisamos cuidar da nossa cidade e manter nossas árvores protegidas é uma das medidas"

por Bruno — publicado 17/08/2017 12h16, última modificação 17/08/2017 12h16

Pensando em oferecer mais qualidade de vida aos moradores de Amambai e também das futuras gerações do município, o vereador pelo PSC, Humberto Hasegawa, vem buscando, junto à Câmara Municipal, meio de assegurar a manutenção dos pontos públicos de lazer da cidade.

Durante a última sessão realizada, o vereador apresentou um projeto de lei que busca assegurar a não violação da fauna do Parque Municipal Muriama de Oliveira Mascarenhas. A medida torna o espaço um patrimônio paisagístico e cultural de Amambai, o projeto lançado, contém 8 artigos de lei que torna invioláveis as árvores presentes no local, tornando obrigatório o replantio da espécie que apresentar necessidades de ser retirada.

Confira o projeto de Lei apresentado pelo legislador.

"Tomba para o patrimônio paisagístico, histórico e cultural do Município de Amambai o PARQUE DA CIDADE, denominado oficialmente Muriama de Oliveira Mascarenhas e dá outras providências".

Art. 1º - Tomba para o patrimônio paisagístico, histórico e cultural do Município de Amambai o PARQUE DA CIDADE, criado pela Lei 1.602/2000 e denominado Muriama de Oliveira Mascarenhas, pela Lei 2.136/2008.

Art. 2º - A área do Parque delimita-se pelo quadrilátero das Ruas Sebastião Espíndola, Marechal Deodoro, Tamarino Pimentel e Benjamim Constant, conforme mapa em anexo 1 a esta Lei.

Art. 3° - O tombamento para o Patrimônio paisagístico, histórico e cultural prevê também os equipamentos, edificações, o lago e a diversidade do arvoredo local.

Parágrafo Único – Excluem-se as propriedades privadas que se avizinham do Parque dentro do quadrilátero supracitado.

Art. 4º - Fica expressamente proibida à derrubada de árvores do parque, exceto quando alguma espécie completar o ciclo de vida ou apresentar riscos aos munícipes, que fazem uso das dependências do parque, devidamente atestado por um laudo de biólogo, engenheiro florestal ou agrônomo.

Parágrafo Único – Em ocorrendo a morte de qualquer espécie a direção do Parque deverá providenciar imediatamente o plantio de outra muda, de preferência da mesma espécie em substituição a que morreu.

Art. 5º - Em havendo necessidade de intervenção física do poder público em efetuar reformas e/ou outras melhorias, fica o executante da obra obrigado a fixar tapumes transparentes, em acrílico, em pelos menos 10% (dez por cento) do cercamento total da área do parque, a fim de permitir aos munícipes o acompanhamento visual da evolução da obra.

Parágrafo Único – Serão permitidas intervenções de ordem arquitetônica, como ampliação de banheiros e áreas cobertas, no sentido de melhor atender o crescente número de frequentadores, sem que haja descaracterização do projeto original de concepção do parque.

Art. 6º - Os gestores do Parque da Cidade têm 60 (sessenta) dias a contar da sanção e publicação desta Lei para elaborar um regulamento com deveres e direitos dos munícipes que o utilizem, bem como as obrigações do poder público.

Art. 7º - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará em até 60 (sessenta) dias, a contar da sanção e publicação desta Lei, o levantamento quantitativo e qualitativo do arvoredo do parque, numerando e etiquetando as espécies.

Art. 8º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeito participa da sessão da Câmara Municipal

por Bruno — publicado 28/08/2017 17h56, última modificação 28/08/2017 17h56

Conhecedor dos anseios da população de Amambai, o Prefeito Municipal, Dr Bandeira, a pedido dos vereadores da cidade, esteve acompanhando a sessão ordinária da última segunda-feira, dia 28. A visita foi realizada com o intuito de manter a proximidade com o legislativo do município.

Recebido pelo presidente da Casa de Leis, o vereador Carlinhos, o prefeito ouviu as indicações e requerimentos apresentados pelos legisladores de Amambai e conversou com as pessoas que acompanhavam a sessão na Câmara Municipal.

Durante sua permanência no Plenário da Câmara, o prefeito acompanhou os discursos dos vereadores e pode conhecer alguns dos pedidos frequentes feitos por moradores da cidade, no decorrer das visitas realizadas aos bairros da cidade.

O vereador Carlinhos recebeu o Prefeito e falou sobre a visita, “é sempre importante receber o prefeito em nossa Casa de Leis, quem tem a ganhar com essa proximidade entre o legislativo e o executivo é a nossa população”, comentou o presidente da Câmara Municipal.

“Cuidar da saúde da população e buscar empregos, meus maiores compromissos”

por Bruno — publicado 29/08/2017 11h13, última modificação 29/08/2017 11h13

Preocupado em promover melhorias na saúde de Amambai e também empenhado em proporcionar mais empregos aos moradores da cidade, o vereador do PSB, Darci José, esteve reunido em Campo Grande, com secretários estaduais, buscando os meios necessários para incentivar a instalação de novas indústrias e empresas na cidade, oferecendo parcerias entre os poderes legislativo e executivo, com o intuito de fomentar a geração de novas vagas de trabalho no município.

Buscando sempre o desenvolvimento econômico de Amambai, a reunião realizada na última quarta-feira, dia 23, contou com a presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento econômico e Produção e Agricultura Familiar (Semagro), do Estado.

Durante o encontro com o secretário Jaime Verruck e o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, o vereador apresentou as potencialidades do município e também as possibilidades de expansão, proporcionando os meios necessários para instalação de vários segmentos comerciais na cidade.

Apresentando os planos municipais para construção de um núcleo industrial e empresarial, a reunião serviu para que fossem apresentadas ao governo do Estado, as novas 27 empresas de pequeno e médio porte que tem conversas avançadas com a prefeitura de Amambai e buscam parcerias para se instalarem na cidade, podendo gerar cerca de 350 empregos diretos.

Outro assunto discutido no encontro foi à possibilidade de criação de uma “Alfandega” em Amambai, agilizando a emissão de vistos para viagens estrangeiras e também facilitando a entrada de brasileiros ao Paraguai, possibilitando a realização de transações comerciais entre brasileiros e paraguaios que trabalham em Assunção.

Ainda durante o encontro, foi solicitado ao secretariado estadual, ajuda para viabilizar a instalação de mais uma vara de Justiça na cidade, com a intenção de desafogar processos cíveis, visto que é altíssima a quantidade de processos criminais.

Vereadores participam do 1º Simpósio sobre Direitos da Mulher

por Bruno — publicado 01/09/2017 11h51, última modificação 01/09/2017 11h51

Organizado pelo Movimento das Mulheres de Amambai – MMA, o 1º Simpósio sobre os Diretos da Mulher, foi realizado na noite da última quarta-feira, dia 30, no Plenário da Câmara Municipal.

Acompanhada por diversas autoridades civis e militares da cidade, o evento reuniu centenas de pessoas engajadas no mesmo propósito, levar conhecimento e incentivar o combate a qualquer tipo de violência contra as mulheres.

Tendo como palestrantes, autoridades que atuam diretamente ligados nesse movimento, o Simpósio foi ministrado pela Promotora Estadual de Justiça, Drª Nara Mendes dos Santos Fernandes, o Defensor Público Estadual, Dr Marcelo Marinho e o Comandante da 3ª CIPM de Amambai, Tenente Coronel Wesley de Araújo.

Cientes da importância de unir forças em prol da defesa da mulher, vários vereadores participaram do evento e comentaram sobre a relevância do ato. O vereador pelo PDT, Geverson Vicentim relatou que “todos nós precisamos combater juntos esse problema que assola nossa sociedade, temos a obrigação de prestar todo o apoio necessário para as vítimas, mas, principalmente, criar mecanismos para evitar que novos casos de violência sobre a mulher venham acontecer”, comentou.

Os demais vereadores que participaram do evento, Fernando Fischer, Ilzo Victor e Darci José da Silva, cumprimentaram os organizadores sobre a relevância do Simpósio e demonstraram todo o apoio em defesa dessa importante causa.

Janete Córdoba solicita implantação de hortas naturais em escolas de Amambai

por Bruno — publicado 04/09/2017 12h56, última modificação 04/09/2017 12h56

Solicitado pela vereadora pelo PSDB, Janete Córdoba, o requerimento apresentando durante a última sessão realizada na Câmara Municipal, solicita ao prefeito de Amambai, Dr Bandeira, a implantação de hortas naturais nas escolas da cidade.

Conhecedora da importância de uma boa alimentação para o aprendizado dos alunos, a vereadora busca junto ao poder executivo, meios necessários para o desenvolvimento desse projeto que tem o intuito de melhorar a merenda servida nas escolas e ainda promover a interação com os alunos e a prática de uma alimentação saudável.

Tendo como modelo de criação, o sistema da Agricultura Natural desenvolvida por Mokiti Okada, o projeto já vem sendo realizado nas APAES de Mato Grosso do Sul e seria estendido para todas as instituições de ensino do município.

Segundo a justificativa da vereadora, a implantação desse projeto nas escolas trará inúmeros benefícios, não só para os alunos, mas também para o meio ambiente. “O projeto desenvolvido por Mokiti Okada, visa à preservação do meio ambiente e a qualidade de vida do homem. A finalidade reside na responsabilidade total pelo abastecimento de alimentos, que são os alicerces para construir um mundo ideal, eliminando a doença, a pobreza e o conflito”. Comentou a vereadora.

Ilzo Victor solicita a construção de uma garagem coberta para UTI móvel

por Bruno — publicado 05/09/2017 12h21, última modificação 05/09/2017 12h21

Conquistado com recursos da Câmara Municipal em 2015, a UTI móvel utilizada para remoção de pacientes graves, foi destinado para uso no Hospital Regional e também para casos de extrema urgência na cidade.

Sabendo da importância desse veículo para o município, o vereador pelo Solidariedade, Ilzo Victor, apresentou durante a última sessão da Câmara Municipal, uma indicação de construção de uma garagem coberta para proteção desse veículo de remoção.

Segundo a justificativa apresentada pelo legislador, “essa garagem servirá para a proteção do veículo, que atualmente permanece sem abrigo das intempéries do tempo”, comentou o vereador.

Tendo a participação de todos os outros vereadores, a indicação aprovada por unanimidade foi encaminhada pelo presidente da casa de leis, para prefeito municipal.

Chico Ratier solicita informações sobre Programa Conviver

por Bruno — publicado 06/09/2017 12h25, última modificação 06/09/2017 12h25

Procurado por representantes do Programa Conviver, o vereador do PEN, Chico Ratier, deu entrada na última sessão solene realizada na Câmara de vereadores, em um requerimento solicitando ao Prefeito Municipal, Dr Bandeira, algumas informações sobre o programa voltado para o público da melhor idade.

O encontro com os idosos resultou em dois questionamentos que foram realizados ao Prefeito de Amambai, “quais as atividades voltadas aos idosos do Programa Conviver e se existe um calendário das atividades realizadas pelos integrantes do programa”, esses foram os questionamentos enviados pelo Vereador para o Prefeito, Dr Bandeira.

Questionado sobre o motivo dessa solicitação, o vereador relatou que “sabemos da importância do referido programa que traz a convivência e o fortalecimento de vínculos para pessoas idosas, tendo ainda como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam com o processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade, objetivando promover, apoiar e executar ações que implemente a política municipal do idoso é uma das nossas obrigações”, comentou o vereador.

Vereadores participam do desfile cívico de 7 de Setembro

por Bruno — publicado 07/09/2017 19h57, última modificação 07/09/2017 19h57

Cientes da importância em manter as tradições de celebrar uma das datas mais emblemáticas do país, os vereadores de Amambai, compareceram ao desfile cívico na manhã dessa quinta-feira, dia 07 e participaram das comemorações do Dia da Independência do Brasil.

Acompanhados de autoridades civis e militares do município, os legisladores presenciaram a passagens de dezenas de blocos desfilando em comemoração a data. Lembrado em todo o território nacional, o dia 07 de setembro representa para ao povo brasileiro, a mudança de uma era e a instituição de um país livre.

Humberto Hasegawa solicita apoio federal para melhorias na UEMS

por Bruno — publicado 12/09/2017 12h55, última modificação 12/09/2017 12h55

Apresentada pelo vereador do PSC, Humberto Hasegawa, a indicação da sessão do dia 04 de setembro, trouxe ao plenário da Câmara Municipal, um pedido de viabilização de emenda parlamentar solicitando ao Senador Pedro Chaves, melhorias e aquisições de equipamentos para instalação de um Polo de apoio presencial EaD na Unidade da UEMS de Amambai.

Conhecedor da importância de promover educação de qualidade, o vereador solicitou o total de R$ 130 mil reais que serão investidos para atender a demanda estudantil de Amambai e dos municípios vizinhos.

Visto como município polo do cone sul, Amambai recebe em suas unidades de educação superior, alunos de várias cidades do interior do Estado, que se deslocam para participarem dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino.

Segundo informações repassadas pelo legislador, o embasamento dessa indicação se deve as imensas possibilidades oferecidas pela UEMS de Amambai, “precisamos ressaltar que a unidade da UEMS de Amambai, oferece estrutura física e pessoal preparado para atender um novo polo, ampliando assim as oportunidades de formação profissional, empregos e desenvolvimento, colaborando com o crescimento intelectual da nossa comunidade e de toda região”, comentou.

Requerimento solicita reorganização de endereços das residências de Amambai

por Bruno — publicado 13/09/2017 20h06, última modificação 13/09/2017 20h06

Visto como um problema antigo que atinge grande parte das moradias da cidade, a desorganização da numeração dos endereços causa transtornos, não só para o recebimento de correspondências, mas também na identificação e cobrança dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU.

Conhecedora da importância da regularização dessa situação, a vereadora pelo PSDB, Janete Córdoba, apresentou ao presidente da Câmara Municipal, o requerimento solicitando a intervenção da Prefeitura para reorganização da numeração e identificação das residências que ainda se encontram em situação irregular.

Segundo requerimento enviado pela legisladora, a ideia é facilitar o trabalho de quem necessita da identificação correta para encontrar as residências da cidade. “Todos nós já tivemos algum problema com o recebimento de correspondências ou até mesmo, cobranças que atrasaram pela identificação incorreta de nossas residências, muitas vezes, no mesmo endereço existem dois números e isso causa transtornos, não só para os correios, mas também para busca a localização pela referência que apresentamos”, comentou a vereadora.

Após a aprovação da bancada de vereadores, o requerimento foi encaminhado para o Prefeito Municipal, para que seja estudada uma forma de regularização dessa situação.

Vereador solicita cursos para comunidade indígena de Amambai

por Bruno — publicado 13/09/2017 22h42, última modificação 13/09/2017 22h42

Um grande defensor das causas indígenas de Amambai, o vereador Ismael Kaiowá, do PMDB, vem buscando junto ao poder público, os meios necessários para oferecer aos moradores das aldeias da cidade, mais qualidade de vida e meios de subsistência por meio do seu próprio trabalho.

Seguindo essa linha, o legislador apresentou, durante a última sessão na Câmara Municipal, um requerimento solicitando ao Prefeito, Dr Bandeira, a viabilização de cursos de Assistência Social em parcerias com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), para as Aldeias de Amambai, (Amambai, Limão Verde e Jaguari).

A ideia é oferecer aos produtores indígenas, condições de comercializarem seus produtos, seguindo as normas exigidas pelos órgãos reguladores de alimentos. “Há uma grande variedade de alimentos produzidos nas comunidades indígenas do nosso município. São produtos para o consumo próprio, o excedente geralmente é comercializado, porém esses alimentos são desvalorizados na cidade por não seguirem o padrão de produção e preparo para venda”. Comentou o Vereador

O intuito do vereador é promover a geração de renda para as famílias das comunidades, através do trabalho que, em sua maioria, envolve todos os integrantes de uma família. “Nós temos uma grande variedade de produtos que podem ser comercializados em vários seguimentos diferentes, no interior das aldeias são produzidas, hortaliças, mandioca e vários itens do gênero alimentício, além do nosso artesanato que é bem rico em diversidades”, finalizou Ismael Kaiowá.

Audiência Pública estará discutindo ações que beneficiam micro e pequenas empresas de Amambai

por Bruno — publicado 15/09/2017 09h28, última modificação 15/09/2017 09h28

No próximo dia 18 de setembro (segunda-feira), às 19 horas na Câmara Municipal de Amambai, será realizada uma Audiência Pública para debater o Projeto de Lei CM 08/2017, de autoria do vereador Dilmar Bervian, que dá preferência as Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e aos Microempreendedores Individuais (MEI) do município de Amambai nas contratações públicas.

O projeto de Lei CM 08/2017; apresentado pelo vereador Dilmar Bervian no mês de maio deste ano, regulamenta algumas ações para fomentar o desenvolvimento econômico e social do município, como:

 - Realização de licitação destinada exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte, nas contratações cujo valor seja de até R$ 80.000,00;

- Na realização de licitações para aquisição de obras e serviços, exige dos licitantes a subcontratação de microempresa e empresa de pequeno porte;

- Estabelece cota de até 25% do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte, em certames destinados a aquisição de bens e serviços de natureza divisível; e,

- Priorizar microempresas e empresas de pequeno porte, sediadas no município de Amambai.

"Com esse projeto de lei, queremos valorizar e incentivar a participação dessas empresas na participação das licitações em nosso município, oferecendo condições para uma concorrência mais justa com as demais empresas da região. A Audiência Pública servirá para discutir esse projeto e desde já, quero convidar todos os interessados para participar.

A Audiência Pública contará com a presença da advogada Roberta Iara Buzzinaro Meier e do professor e mestre em gestão Agroindustrial Christian Pissini, que estarão dando esclarecimentos sobre o assunto.

Vereadores se reúnem com membros do executivo de Amambai

por Bruno — publicado 15/09/2017 18h52, última modificação 15/09/2017 18h52

Discutindo assuntos referentes à parceria entre os poderes legislativo e executivo, os vereadores de Amambai estiveram reunidos com o procurador do município, Dr Caio Fachin e demais membros da Prefeitura, na manhã da última quinta-feira, dia 14, na sala de reuniões da Câmara Municipal.

Dirigida pelo presidente da Casa de Leis, o Vereador Carlinhos, a reunião serviu para que os legisladores pudessem debater, junto com membros do executivo, alguns dos projetos voltados para a população. Na ocasião, os vereadores tiraram dúvidas e se inteiraram sobre as leis municipais.

O procurador da Prefeitura Municipal, Dr Caio Fachin, apresentou aos vereadores, alguns dos projetos do executivo, que precisam do auxílio da bancada de legisladores para entrarem em vigor.

Participaram da reunião os vereadores, Carlinhos, Geverson Vicentim, Roberto Sangue Bom, Ilzo Victor, Fernando Ficher, Ismael Kaiowá, Humberto Hasegawa, Dilmar Bervian, Roberto Dias, Janete Córdoba e Chico Ratier, além dos integrantes do executivo.

Audiência Pública discutiu proposta de alteração de lei municipal

por Bruno — publicado 19/09/2017 20h58, última modificação 19/09/2017 20h58

Convocada pelo vereador do DEM, Dilmar Bervian, a audiência pública realizada na Câmara Municipal, na noite da última segunda-feira, dia 18, reuniu empresários de vários segmentos e autoridades políticas de Amambai, para discutirem sobre a proposta apresentada durante a sessão realizada no último dia 08, com o intuito de alteração na lei municipal.

Criada com o objetivo de priorizar os pequenos e médios empreendimentos de Amambai, a proposta de alteração da lei, segue modelos já vigentes em outros municípios do país e busca proporcionar meios para que as menores empresas locais tenham condições de concorrem com quaisquer prestadores de serviço de grande porte.

Sendo palestrada pelo contador graduado em Ciências Contábeis e Especializado em Gestão Financeira pela UFMS, Christian Pissini, a audiência abriu a oportunidade para que todos os presentes tirassem suas dúvidas e expusessem suas considerações sobre a proposta.

Participando do evento, o vice Prefeito de Amambai, Valter Brito, apresentou algumas situações enfrentadas com relação aos trâmites burocráticos no serviço público. Regida por uma lei federal, as normas de aquisição de materiais e contratações de prestação de serviços terceirizados, causam muito transtorno para as repartições públicas de todo o país, principalmente para as prefeituras, segundo relato do vice Prefeito.

“Muitas pessoas que nos criticam, não tem ideia da burocracia enfrentada pelo serviço público para realização de qualquer compra ou contratação de serviços, precisamos unir forças para possibilitar que as pequenas e médias empresas de nossa cidade, tenham condições de concorrer com as grandes prestadoras de serviço e assim garantir que esse dinheiro seja investido em nossa cidade”, comentou Valter Brito.

Conhecedor dos problemas enfrentados pelo serviço público, o ex Prefeito de Amambai, Sergio Barbosa também comentou sobre a proposta de alteração da lei municipal, “apesar de ser um assunto extremamente delicado, por se tratar de uma lei que se submete a uma regência federal, essa proposta de alteração no município, pode trazer muitos benefícios para a nossa cidade”, completou.

A proposta de alteração da lei será encaminhada para o Prefeito, Dr Bandeira, para que seja avaliada e tenha um parecer apresentado pelo poder executivo.

Vereadora presta homenagem ao Projeto “Aumigão”

por Bruno — publicado 26/09/2017 20h07, última modificação 26/09/2017 20h07

Criado em Amambai com o intuito de prestar serviços solidários em todos os tipos de instituições, o Projeto “Aumigão”, vem recebendo o reconhecimento de seus serviços prestados em várias cidades de Mato Grosso do Sul e também estados vizinhos.

Sabedora do empenho do envolvidos, em oferecer carinho e solidariedade por onde passam, a Vereadora do PSDB, Janete Córdoba, prestou uma homenagem aos idealizadores do projeto, em nome da Câmara de Vereadores de Amambai.

Em parceria com o presidente da Casa de Leis, o Vereador Carlinhos, a legisladora entregou moções de congratulação pelos serviços prestados pela equipe de mantenedores do projeto. Criado em 2015, o Projeto “Aumigão” já levou amor e carinho para dezenas de pessoas através da “Cinoterapia”, um trabalho que possui uma nova abordagem terapêutica tendo como diferencial o uso de cães como co-terapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais.

Durante a entrega das homenagens, Jamenson Signori, um dos idealizadores do projeto falou sobre o reconhecimento prestado, “estamos muito felizes por recebermos essa homenagem da Câmara de Vereadores, esse reconhecimento é o que nos trás forças para continuarmos esse trabalho tão gratificando para todos os envolvidos”, comentou.

Durante a entrega das moções foram homenageados os voluntários, Jamenson Signori, empresário e Jackson Signori, médico veterinário e os policiais militares, Denílson Barbier e Luana Colman.

“Precisamos reconhecer o trabalho de quem cuida de nossa cidade”

por Bruno — publicado 26/09/2017 22h12, última modificação 26/09/2017 22h12

Sabedor das dificuldades enfrentadas pelos membros dos órgãos de segurança pública em todo o Brasil, o Vereador do PSB, Darci José da Silva, busca sempre oferecer aos representantes dessa categoria, todo o reconhecimento merecido pelo trabalho desenvolvido.

Durante a sessão realizada na última segunda-feira, dia 25, o Vereador condecorou vários Policiais Militares da 3ª CIPM, com Moções de Congratulação pelas promoções alcançadas em seus cargos, referentes aos longos serviços prestados a comunidade amambaiense e dos municípios assistidos pela Companhia de Policia de Amambai.

Tendo a participação do presidente da Câmara Municipal, Carlinhos e do Vereador pelo DEM, Dilmar Bervian, a cerimônia de premiação contou com um discurso realizado pelo Comanda da 3ª CIPM, Tenente-Coronel Wesley Freire de Araújo, exaltando a importância desse reconhecimento para toda corporação.

“Nós vivemos sob pressão diariamente, temos que lidar com situações de extrema tensão em toda operação que realizamos, nossa profissão, assim como tantas outras, sofre com o descontentamento de parte da sociedade que não reconhece o esforço prestado por esses profissionais, por esse motivo, receber uma honraria como essa nos enche de alegria e nos da forças para continuar realizando nosso trabalho da melhor forma possível”, comentou o comandante.

Vereadores participam do corte do bolo de aniversário de Amambai

por Bruno — publicado 29/09/2017 20h29, última modificação 29/09/2017 20h29

Último evento comemorativo da programação de aniversário de Amambai, o tradicional “corte do bolo” foi prestigiado por um grande público que lotou as arquibancadas do Ginásio Municipal, na tarde da última quinta-feira, dia 28, para saborearem um pedaço dos 69 metros de bolo servidos pela prefeitura da cidade.

Marcante em todos os anos do aniversário do município, o evento contou com a participação de grande parte dos vereadores da cidade que, juntamente com o prefeito municipal, Dr Bandeira e a Deputada Estadual, Mara Caseiro, distribuíram fatias de bolo para crianças e adultos que aguardavam ansiosos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Carlinhos e os demais legisladores presentes no evento, Janete Córdoba, Chico Ratier, Ilzo Victor e Maikell Ruiz, se desdobraram para distribuir fatias de bolo a todos os presentes. Nem mesmo o temporal que caiu sobre Amambai no último dia das festividades afastaram a população do evento. 

Vereadores iniciam outubro apoiando a Campanha de Prevenção do Câncer de Mama

por Bruno — publicado 06/10/2017 10h00, última modificação 06/10/2017 10h00

Com o retorno das sessões ordinárias, após o feriado prolongado em comemoração ao aniversário de Amambai, os legisladores amambaienses, encabeçados pela vereadora do PSDB, Janete Córdoba, aderiram ao símbolo da Campanha Nacional "Outubro Rosa", em homenagem às milhares de brasileiras que convivem e lutam diariamente com a doença que mais atinge as mulheres no país.

Sabedores da importância dessa luta, os vereadores pregaram em suas vestes, lacinhos rosa, sinal da grande relevância dessa campanha e do empenho em alertar o maior número possível de pessoas quanto a esse problema.

Após o término da sessão municipal, os vereadores se comprometeram usar o adereço durante todo o mês de outubro e "abraçar" a causa em prol da saúde das mulheres. O câncer é o mal que mais acomete a mama feminina — 28% do total de tumores —, sendo o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

Autoridades políticas e jurídicas se unem pela criação da 3ª Vara na comarca de Amambai

por Bruno — publicado 06/10/2017 10h04, última modificação 06/10/2017 10h04

O presidente da 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Amambai, Rodrigo Otaño Simões, acompanhado dos demais integrantes da entidade, se reuniu com autoridades políticas e militares da cidade, em uma Audiência Pública em prol da solicitação da criação da 3ª Vara na Comarca de Amambai.

Reunidos no Plenário da Câmara Municipal, na noite da última terça-feira, dia 03, a solenidade contou com a participação de vários vereadores que, conhecedores da importância desse projeto, demonstraram total apoio à causa judiciária. Participaram do evento, além do presidente da Casa de Leis, Carlinhos, os vereadores Darci José, Janete Córdoba, Roberto Dias, Ilzo Victor, Humberto Hasegawa e Dilmar Berviam.

Representantes da categoria dos advogados de Amambai discursaram e apresentaram a todos, os motivos pelo qual a criação da 3ª Vara é imprescindível para o bom andamento jurídico dos processos apresentados no Fórum da cidade.

Abrangendo outros municípios do Cone Sul do Estado, na comarca amambaiense tramitam cerca de 18 mil processos divididos em apenas dois juízes, o que além de sobrecarregar os magistrados, acaba aumentando a lentidão no julgamento e sentenciamento dos processos que, em sua grande maioria, são referentes ao grande volume de apreensões de drogas em nossa região.

Em seu discurso, o presidente da OAB em Amambai Rodrigo Simões relatou que "Nós vivemos em uma cidade que é reconhecida em todo o território nacional como a maior rota de tráfico de drogas, a Comarca de Amambai registra quase que diariamente prisões por tráfico ou por receptação, ou seja, indivíduos que são presos com carros roubados em várias regiões do Brasil, trazendo os veículos para a região de fronteira com o Paraguai, quase sempre para alimentar o próprio esquema do narcotráfico, já que esses carros em sua maioria chegam ao Paraguai, são carregados com drogas, sobretudo maconha e retornam para o Brasil, e todas essas infrações são registrados e julgados na comarca amambaiense, isso se tornou insustentável", comentou Rodrigo Simões.

Vereadores Carlinhos e Chico Ratier visitam escola indígena na Aldeia Limão Verde

por Bruno — publicado 06/10/2017 10h09, última modificação 06/10/2017 10h09

Procurados pela direção da Escola Municipal Mbo Erenda Tupã I Ñandeva, na comunidade indígena da Aldeia Limão Verde, os vereadores Carlinhos, presidente da Câmara Municipal e Chico Ratier, visitaram a instituição, na manhã dessa quinta-feira, dia 05, para ouvir as reivindicações e necessidades dos alunos da escola.

Acompanhados pela diretora e coordenadores, os legisladores visitaram todos os setores da escola e identificaram quais as necessidades mais urgentes enfrentadas, tanto por alunos, quanto pelos os professores.

Em conversa com os vereadores, os educadores solicitaram apoio para construção de um banheiro para uso dos profissionais da escola, o que hoje, apesar de tantos anos de existência da instituição, ainda não existe.

"Mesmo sendo responsável por trazer educação para a comunidade da Aldeia Limão Verde há vários anos, nossa escola não possui um banheiro exclusivo para os profissionais, nós usamos os mesmos dos alunos, o que nos trás problemas, nosso tempo é escasso, basicamente entre as trocas de aulas e muitas vezes os banheiros estão todos ocupados", comentou uma professora.

Outra necessidade básica solicitada pelos profissionais foi à instalação de bebedouros para os alunos, a falta desse item, obriga os estudantes consumirem água das torneiras da escola, mesmo em períodos de extremo calor, podendo causar inclusive, problemas de saúde a todos.

Os vereadores questionaram sobre a instituição possuir algum local disponível para a construção desses novos banheiros, os coordenadores relataram que tudo já havia sido pensado e preparado para receber a obra, só necessitava do apoio público para isso. Com essa afirmativa, os vereadores se comprometeram apresentar um projeto na Câmara, solicitando ao Prefeito Municipal, a construção desses novos banheiros e também a aquisição de bebedouros para serem instalados em vários pontos da instituição de ensino.

"Essa nossa visita hoje é para coletar dados e saber quais as necessidades mais urgentes da escola, sabemos que sem esses itens básicos, fica difícil alcançar rendimento educacional, por isso estaremos intercedendo junto ao prefeito para atendermos essas reivindicações o mais rápido possível", comentou o vereador Carlinhos.

Em seu discurso, o Vereador Chico Ratier relatou que "precisamos estar junto com a comunidade indígena, sabemos de todas as dificuldades enfrentadas e estaremos atuando junto da escola para resolver esses problemas", finalizou o vereador.

Vereadora homenageia ONG canina de Amambai

por Bruno — publicado 13/10/2017 20h31, última modificação 13/10/2017 20h31

Apoiadora de causas que trazem auxílio a quem necessita, a Vereadora do PSDB, Janete Córdoba, acompanhada do presidente da Casa de Leis, Carlinhos, entregaram aos membros da ONG canina, “Adote um Campeão de 4 Patas”, moções de congratulação pelos trabalhos realizados em Amambai.

Em uma cerimônia realizada na terça-feira, dia 10, os integrantes voluntários da Organização não Governamental, foram agraciados pelos legisladores e receberam o reconhecimento merecido pelo empenho prestado no auxilio aos animais resgatados pela instituição.

Movidos pelo voluntarismo e contanto com ajuda de doações, a instituição presta socorro a animais vítimas de maus tratos, acidentes ou até que tenham sido abandonados por seus antigos donos.

Referência no trabalho desenvolvido com cães em estado de risco, a entidade mantém, com esforço de seus membros, vários animais que, quando resgatados, apresentam graves debilidades e depois de receberem tratamento e muito carinho, ficam prontos para receberem um novo lar.

Foram agraciados os seguintes membros da organização: a presidente da Adote um Campeão de 4 Patas, Daniely Obal Córdoba e os diretores, Joanita Vasquez Machado, Fernando Marques Corrêa e Renata Batista Alves Pimenta.

Vereador solicita alteração no plano de carreira de motoristas escolares

por Bruno — publicado 17/10/2017 19h45, última modificação 17/10/2017 19h45

Na sessão realizada na última segunda-feira, dia 16, o vereador do PSC, Humberto Hasegawa apresentou um requerimento endereçado ao Prefeito Municipal, Dr Bandeira, solicitando a alteração do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos do Município de Amambai, onde busca a adequação no ofício dos motoristas do transporte escolar.

Profissão de suma importância para o sistema educacional do município, o cargo de motorista escolar, segundo o requerimento do legislador, não tem se mostrado coerente com a carga de responsabilidade atribuída a esses profissionais.

Com um alto nível de exigência em qualificação, a profissão não tem recebido o devido reconhecimento por parte do poder público, com isso, o vereador solicita a criação do cargo de “Técnico de Transporte Escolar”, o que traria mais igualdade entre a obrigação atribuída aos profissionais e o reconhecimento da profissão.

Os requisitos exigidos para que os profissionais recebam essa nova qualificação são:

Ensino Médio Completo;

Carteira Nacional de Habilitação Cat. “D” ou Superior;

Curso de Transporte Escolar;

Curso de Transporte Coletivo;

CNH com obs. “Atividade Remunerada”.

Atualmente 12 profissionais já possuem todos os requisitos para adequação de seu cargo trabalhista, mas, mesmo com toda qualificação, ainda são empregados nas vagas de “motoristas” de nível básico.

Humberto Hasegawa solicita que se crie uma categoria específica, devido às exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O art. 138, V, do CTB exige que os condutores de transporte escolar tenham curso de especialização. Esse curso encontra-se regulamentado pela Resolução do CONTRAN nº 168/04, com uma carga horária de 50 horas/aula, dividida entre as disciplinas “Legislação de Trânsito” (10 h/a). “Direção Defensiva” (15 h/a), “Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito” (10 h/a) e “Relacionamento Interpessoal” (15 h/a). Sua validade é de cinco anos, quando os condutores deverão realizar a sua atualização, com carga horária de 16 h/a.

A sessão foi acompanhada por vários representantes da categoria que solicitam empenho do poder público quanto a essa situação.

Professores são homenageados em sessão solene

por Bruno — publicado 19/10/2017 18h47, última modificação 19/10/2017 18h47

A Câmara Municipal, através de seus 13 vereadores, prestou homenagem há vários docentes do município, pela passagem do Dia dos Professores, comemorado no último domingo, dia 15.  A sessão solene realizada na noite da última quarta-feira, dia 18, reuniu dezenas de familiares a amigos dos homenageados.

Evento realizado há cinco anos, a homenagem pelo dia dos professores já condecorou vários educadores que tem seus nomes gravados na história estudantil de Amambai. Cada legislador homenageou 1 professor que tenha reconhecimento pelos seus serviços prestados a classe estudantil de Amambai.

Na solenidade foram homenageados os seguintes educadores:

Vereador Ilzo Victor homenageou a Sra Maria Helena Rozin Barbosa.

Vereador Maikell Ruiz homenageou a Sra Maria Madalena Dures Sangueza.

Vereador Chico Ratier homenageou a Sra Cleonice de Paula.

Vereador Darci José homenageou a Sra Edite Moreira Silveira.

Vereador Dilmar Bervian homenageou a Sra Liana Luiza Arâmbula.

Vereador Geverson Vicentim homenageou a Sra Silvia do Carmo.

Vereador Humberto Hasegawa homenageou a Sra Eliane Pereira Arteman.

Vereadora Janete Córdoba homenageou a Sra Viviane Scalon Fachin.

Vereador Luiz Fernando Ficher homenageou a Sra Erli Fernandes da Silva.

Vereador Robertino Dias homenageou a Sra Raquel Cazari.

Vereador Roberto Sangue Bom homenageou a Sra Rosangela Pereira dos Santos.

Vereador Ismael Kaiowá homenageou a Sra Sebastiana Silva Souza.

Vereador Carlinhos homenageou o Sr Nelson Antônio Lang.

Pastores de Amambai recebem moção de congratulação da Câmara Municipal

por Bruno — publicado 20/10/2017 00h17, última modificação 20/10/2017 00h17

Convidados pelo vereador Maikell Ruiz do PP, pastores de várias Igrejas Evangélicas de Amambai, estiveram reunidos na Câmara Municipal, na manhã dessa quinta-feira, dia 19, a fim de receberem do legislador, todo apoio necessário para realização de projetos voltados para a comunidade cristã da cidade.

Conhecedor da força participativa da bancada evangélica na sociedade amambaiense, o vereador aproveitou a oportunidade para apresentar ideias e projetos voltados para a comunidade e também se colocar a disposição para estrar levando para a Casa de Leis, todas as necessidades que venham de encontro com as possibilidades do poder público municipal.

Na ocasião, o Conselho de Pastores Evangélicos de Amambai – COPEA, representado pelo seu presidente, Pastor Marcos, recebeu das mãos dos Vereadores Maikell Ruiz e Darci José da Silva, uma moção de congratulação pela realização da 19ª Edição da Marcha Para Jesus, evento que tradicionalmente reúne uma multidão de cristãos em Amambai.

O Vereador Maikell Ruiz comentou sobre a reunião, “tivemos a oportunidade de nos encontrar com os líderes de várias Igrejas Evangélicas de nossa cidade, o intuito dessa reunião, foi apresentar nosso trabalho e também nos colocar a disposição buscarmos, junto ao executivo municipal, apoio para a comunidade evangélica de Amambai”, comentou o Vereador.

Vereadores homenageiam coordenação da Escola Rachid Saldanha Derzi

por Bruno — publicado 25/10/2017 16h15, última modificação 25/10/2017 16h15

Reconhecida por oferecer educação de qualidade para milhares de crianças ao longo de sua existência em Amambai, a Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, mais uma vez foi homenageada, através de sua diretoria e professoras.

Conhecedor do empenho da equipe de educadores da instituição, o vereador do PEN 51, Chico Ratier, acompanhado do Presidente da Câmara Municipal, Carlinhos, homenageou a direção e professores da escola pelos trabalhos desenvolvidos com as crianças amambaienses.

Esse reconhecimento veio através de uma Moção de Congratulações entregue durante a sessão ordinária realizada na manhã da última segunda-feira, dia 23. Durante a cerimônia, o Legislador comentou sobre a premiação da equipe da escola.

“Todos nós sabemos do empenho dos professores da Escola Rachid Saldanha Derzi, são muitos anos prestando uma educação de qualidade aos nossos filhos, então nada mais correto que homenagear quem tanto faz pela educação de nosso município”, comentou o vereador.

Vereadora conquista emenda Parlamentar para melhorias no Hospital Regional

por Bruno — publicado 27/10/2017 09h22, última modificação 27/10/2017 09h22

Com uma indicação apresentada em maio de 2017, a Vereadora Janete Córdoba, do PSDB, solicitou a Deputada Estadual, Mara Caseiro, a destinação de uma emenda parlamentar para melhorias nas instalações do Hospital Regional, entidade que atende a população de Amambai e grande parte dos municípios do Cone Sul do Estado.

Sua intercessão junto a Deputada obteve resultado e, durante uma visita ao gabinete da parlamentar, a Vereadora amambaiense recebeu uma ótima notícia para o hospital de Amambai.

Foram destinados R$ 30 mil reais para revitalização da cozinha, compra de novos móveis e utensílios, que auxiliarão no preparo da alimentação das pessoas atendidas e seus acompanhantes.

Nessa última semana a legisladora recebeu da Deputada Estadual, a confirmação de destinação da verba solicitada, a ser imediatamente empregada na reforma da cozinha hospitalar.

Procurando a direção do Hospital Regional, a vereadora obteve a documentação necessária para liberação do dinheiro destinado a entidade. Durante sua visita às instalações da casa de saúde, foi constatada a real necessidade das melhorias estruturais e a compra de novos móveis.

Em conversa com profissionais ligados a área, a vereadora pode conhecer os locais mais apropriados a terem a verba empregada. “Estivemos conversando com a Deputada Mara Caseiro e pudemos expor um pouco da situação do nosso Hospital Regional, essa conversa resultou na liberação dessa verba que irá beneficiar a todos os usuários da entidade de saúde, o nosso foco é trazer melhorias para nosso município e cuidar da saúde de nossa população é uma das nossas prioridades”, comentou a vereadora.

Centenas de pessoas participam do lançamento do Projeto Patrulha Mirim

por Bruno — publicado 30/10/2017 11h26, última modificação 30/10/2017 11h26

Encabeçado pelos vereadores Maikell Ruiz e Darci José da Silva, o projeto “Patrulha Mirim” foi lançado em Amambai, na noite da última sexta-feira, dia 27, durante solenidade acompanhada por centenas de pessoas que se aglomeraram no plenário da Câmara Municipal.

Evento marcado para apresentar aos pais e responsáveis pelas crianças inscritas, todas as diretrizes e normas para participação do projeto, a solenidade contou com a participação de autoridades civis e militares, além de representantes do comércio municipal, considerado um dos maiores parceiros para o desenvolvimento do projeto.

Na ocasião, a coordenadora estadual da Patrulha Mirim no Estado, subtenente da Polícia Militar, Fátima Inês Rodrigues de Britto, teve a oportunidade de conversar com os pais e esclarecer todas as possíveis dúvidas, antes da realização do processo seletivo marcado para acontecer logo após as provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Segundo o comandante da 3ª CIPM de Amambai, tenente-coronel Wesley Feire de Araújo, “A aceitação desse projeto tem sido gigantesca, em poucos dias, já recebemos mais de 200 inscrições no quartel da Polícia Militar, sabemos que o projeto tem muito a crescer em nossa cidade e faremos o possível para que ele seja instalado e permaneça em Amambai por muitos e muitos anos, embora nosso desejo seja de atender todas as crianças e adolescentes que buscam um futuro melhor através desse projeto militar, mas inicialmente isso não será possível e esperamos expandir nosso número de vagas em breve”, comentou o comandante da PM em Amambai.

O projeto criado pelos legisladores amambaienses, será iniciado na cidade atendendo 40 crianças e adolescentes, com apoio da prefeitura e do comercio municipal, mas o planejamento é aumentar esse total de vagas.

“Nós sabemos o tamanho da importância de proporcionar um futuro digno para nossas crianças e adolescentes, essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada é de suma importância para que possamos formar cidadãos de bem, esse é o nosso intuito, governar para toda população e nós sabemos que, cuidando bem das crianças, oferecemos mais tranquilidade para seus pais, que poderão trabalhar com mais tranquilidade sabendo que seus filhos estão sendo cuidados por uma das mais respeitadas instituições do país”, comentou o vereador.

As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas no quartel da 3ª CIPM de Amambai até essa terça-feira, dia 31.

Câmara entrega Moção de Congratulação para secretaria municipal

por Bruno — publicado 31/10/2017 17h26, última modificação 31/10/2017 17h26

A vereadora Janete Córdoba, em parceria com todos os demais legisladores da Casa de Leis, entregou para Secretária Municipal de Desporto e Cultura, Lígia Borges, uma Moção de Congratulação pela realização da 9ª Edição do Festibai, tradicional evento musical da cidade.

A solenidade de entrega aconteceu na manhã da última segunda-feira, dia 30, durante a realização da sessão ordinária. Conhecedora das dificuldades enfrentadas para realização de eventos desse porte, a legisladora reconheceu o esforço de todos os envolvidos e estendeu a condecoração para toda a equipe da SEDESC.

“Queremos aqui, em nome da Câmara Municipal, homenagear a todos os funcionários envolvidos com a realização da 9ª Edição do Festibai, através dessa Moção de Congratulações entregue à secretária Lígia Borges, estendemos a todos, o nosso agradecimento pelo empenho para realização desse tradicional evento”, comentou a Vereadora.

O presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlinhos, também comentou sobre a entrega da congratulação, “nós que fazemos parte do poder público, sabemos quais as dificuldades que rodeiam eventos de grande porte, tudo é difícil, mas, ainda sim, a equipe da SEDESC conseguiu realizar um ótimo festival de música e merece esse reconhecimento de nós vereadores”, finalizou.

Faculdade amambaiense é homenageada pela Câmara Municipal

por Bruno — publicado 31/10/2017 18h39, última modificação 31/10/2017 18h39

Integrantes da Faculdade UNIP, polo Amambai, foram homenageados pela Câmara Municipal durante uma solenidade realizada na manhã dessa terça-feira, dia 31, que marcou a entrega de uma Moção de Congratulação, pela participação da entidade, durante a programação de aniversário de Amambai, comemorado no dia 28 de setembro.

Solicitado pelo Vereador Fernando Fischer e acompanhada pelo presidente da Casa de Leis, Carlinhos, a entrega da homenagem foi o reconhecimento pela organização da Corrida do Facho, que reuniu atletas de todo o Estado e também pela corrida feminina, possibilitando uma disputa justa entre as corredoras de Amambai e toda região.

A presidente da UNIP em Amambai, Cristina Vedana, juntamente com vários alunos da instituição, receberam das mãos dos legisladores, a honraria que marca o empenho de todos que participaram da organização dos eventos esportivos.

“Essa moção que temos o prazer de entregar a UNIP é um símbolo do nosso reconhecimento pelo empenho de todos que atuaram naquela programação, a atuação da iniciativa privada em parceria com o poder público é de suma importância para o desenvolvimento de qualquer município”, comentou Fernando Fischer.

Em seu agradecimento, Cristina Vedana comentou que “a UNIP e todos os acadêmicos envolvidos tem muita satisfação em receber essa homenagem da Câmara Municipal e esperamos contribuir com cidade em novas ocasiões”, ressaltou.

Parceria público-privada possibilitará criação de centenas de moradias em Amambai

por Bruno — publicado 06/11/2017 09h06, última modificação 06/11/2017 09h06

Uma reunião entre os representantes da Empresa Golden, do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Amambai, na manhã dessa sexta-feira, dia 03, deu início a busca de uma parceria que promete viabilizar a construção de centenas de novas moradias em Amambai, possibilitando que várias famílias realizem o sonho de adquirir sua casa própria.

Intermediada pelo Vereador do PSB, Darci José da Silva, a reunião serviu para que o projeto fosse apresentado em sua totalidade por parte da empresa responsável. Com financiamento realizado através da Caixa Econômica Federal, através do programa Minha Casa Minha vida, os interessados poderão adquirir suas moradias por valores que cabem no bolso.

Com lotes já construídos, com valores a partir de R$ 365,00 reais, o projeto viabilizará a construção de cerca de 310 novas moradias que contarão com grande parte do subsídio pela Caixa Econômica. Todas as residências com suas plantas estruturais medindo 42 m², o projeto visa aliar a comodidade com alto padrão, oferecendo itens de qualidade como acabamentos em porcelanato, material reconhecidamente de maior qualidade.

Instalado aos fundos do CTG – Centro de Tradições Gaúchas, aos fundos da Vila Cristina, o empreendimento segue o modelo já implantado em outras cidades, como Campo Grande e promete, em um curto espaço de tempo, iniciar as obras de infra-estrutura do local.

Em conversa com o Vereador Darci, o mesmo relatou que "estamos buscando parcerias com empresas privadas, com o intuito de trazer melhorias para nossa população, nossa conversa com a empresa Golden resultou na vinda para Amambai e consequentemente trará vários benefícios para nossa cidade, além de possibilitar que centenas de famílias alcancem o sonho de ter sua casa própria, as obras desse novo loteamento vão gerar empregos e renda para nosso município, fortalecendo Amambai e trazendo desenvolvimento para nossa terra", comentou o Vereador.

O responsável pelo loteamento, Wagner Ferreira da Silva ressaltou a importância da parceria com o poder público para o sucesso do projeto "nós temos programas dessa natureza em várias estados do país, construímos milhares de casas em todo território nacional, sabemos o quanto é importante a participação do poder público nesses empreendimentos, e em Amambai estaremos trabalhando junto com a prefeitura e vereadores para possibilitar que centenas de famílias da cidade consigam adquirir suas casas próprias", completou.

Dilmar Bervian quer Audiência Pública sobre os problemas de fornecimento de energia elétrica

por Bruno — publicado 06/11/2017 21h25, última modificação 06/11/2017 21h25

O vereador Dilmar Bervian (DEM), apresentou durante a sessão do último dia 06 de Novembro, o requerimento 114/2017, solicitando a realização de uma Audiência Pública, com a participação da Energisa, Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, Procon, Prefeitura, Oab, Sindicato Rural e a Acia, para tratar de assuntos referentes aos PROBLEMAS DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA em nosso município.

A iniciativa de realizar a audiência pública com a participação da população e das entidades citadas é para procurar uma solução aos problemas de falta de energia, enfrentados pelos moradores da área urbana e rural do município.

"Recebemos muitas reclamações dos moradores sobre estes problemas relacionados a falta de energia elétrica. Com a realização da audiência pública, será possível ouvir da empresa responsável pelo fornecimento as explicações e a solução dos problemas" disse o vereador Dilmar Bervian.

Chico Ratier solicita instalação de ar condicionado em centro de assistência social

por Bruno — publicado 07/11/2017 17h28, última modificação 07/11/2017 17h28

O Vereador do PEN 51, Chico Ratier, apresentou ao Prefeito Municipal, durante a sessão ordinária realizada na manhã da última segunda-feira, dia 06, uma indicação solicitando a instalação de 2 aparelhos de ar condicionado no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.

Conhecedor da grande demanda de atendimentos realizados pela instituição, o legislador, em visita a entidade, identificou o problema enfrentado, tanto por funcionários, mas também pelas pessoas que recebem atendimento.

Segundo relatos do Vereador, “em dias de calor é muito difícil de suportar as temperaturas dentro do CRAS, eu recebi reclamações tanto de funcionários quanto de pessoas que foram atendidas no local, o calor é um grande problema e esperamos que o Prefeito Municipal olhe essa situação com carinho e destine pelo menos dois aparelhos de ar condicionado para o Centro de Referência de Assistência Social”, comentou.

A importância dessa solicitação foi abraçada por todos os demais Vereadores e que em apoio ao legislador do PEN 51, assinaram a indicação que foi encaminhada para o Prefeito Dr Bandeira.

Câmara homenageia policiais militares de Amambai

por Bruno — publicado 16/11/2017 09h11, última modificação 16/11/2017 09h11

A Vereadora Janete Córdoba, do PSDB, acompanhada do presidente da Câmara Municipal, Carlinhos, entregaram para os Policiais Militares da 3ª CIPM de Amambai, Soldado Maércio Menezes, Soldado PM Anderson Marssaro e Cabo PM Edmar Teixeira Moraes, uma Moção de Congratulação pela atuação precisa e circunstancial para evitar o suicídio de um jovem de 18 anos na cidade de Tacuru.

A homenagem foi entregue na manhã da última terça-feira, dia 14, durante uma singela cerimônia realizada no gabinete do presidente da Casa de Leis, onde os Policiais receberam dos legisladores, todo o reconhecimento merecido pela nobre e honrosa atitude.

Na ocasião, a legisladora, reconhecendo a importância do ato, ressaltou o empenho diário de todos os policiais em atender a população da melhor forma possível, “nós sabemos toda dificuldade enfrentada pela polícia no desempenho do seu trabalho, mesmo assim, esses profissionais ainda dão suas vidas para proteger a sociedade e essa atitude é louvável”, ressaltou a vereadora.

Esse ato de bravura resultou no salvamento da vida do jovem que em um momento de desespero, atentou contra sua própria vida, vindo a ser impedido pelos policiais.

Vereadores visitam obras de asfalto e cobram qualidade no serviço para a população

por Bruno — publicado 22/11/2017 10h01, última modificação 22/11/2017 10h01

Amambai tem vivido uma rotina de grandes obras sendo realizadas em favor de sua população, participantes desse momento de desenvolvimento da cidade, os Vereadores constantemente tem visitado algumas dessas obras, para garantir o bom andamento e conclusão do trabalho realizado.

Sabedores da importância da fiscalização das ações da prefeitura, os legisladores amambaienses estiveram visitando algumas das frentes de trabalho no município e cobrando dos responsáveis pela execução das obras, uma alta qualidade no serviço desempenhado.

O presidente da Casa de Leis, Vereador Carlinhos, acompanhado dos vereadores, Darci José da Silva, Chico Ratier, Janete Córdoba e Fernando Fischer, percorreram vários bairros de Amambai, identificando os locais que já estão com obras iniciadas e também analisando novos pontos que necessitam de mais atenção do poder público.

Foram visitadas algumas das ruas que vem recebendo a nova pavimentação asfáltica e também algumas vilas que, devido às chuvas, tiveram suas vias já asfaltadas, destruídas. “Nosso trabalho como vereador é de atuar na Câmara Municipal, criando leis, projetos, buscando emendas, buscando junto ao prefeito melhorias para nossa população, mas além disso, temos a obrigação de fiscalizar as obras que vem sendo feitas e cobrar dos executores, a melhor qualidade do serviço realizado”, comentou o presidente da Câmera Municipal.

Vereadores acompanham Governador durante lançamento de obras em Amambai

por Bruno — publicado 23/11/2017 18h22, última modificação 23/11/2017 18h22

Acompanhado de secretários do governo, Deputados Estaduais e de um Senador, o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, esteve visitando Amambai na última segunda-feira, dia 20, para o lançamento de um pacote de obras que irão beneficiar não só os moradores da cidade Crepúsculo, mas também todos os munícipes do Cone Sul do Estado.

O lançamento do pacote de obras foi acompanhado pelos vereadores de Amambai que parabenizaram o governo pelo empenho em proporcionar melhorias para a população amambaiense. Fiscalizadores e também parceiros do poder executivo estadual, os legisladores de Amambai, durante conversa com o governador, ressaltaram a importância da proximidade entre o governo estadual e os municípios do interior do Estado.

Responsáveis pelo recebimento dos pedidos realizados pelos moradores da cidade, os vereadores de Amambai tem buscado junto com seus representantes na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, emendas que vem de encontro com as necessidades da população da cidade. Graças ao empenho do poder executivo municipal em parceria com a Câmara de Vereadores, Amambai vem sendo agraciada com esse grande pacote de melhorias.

O presidente da Casa de Leis, Vereador Carlinhos, comentou sobre as conquistas da população amambaiense, “temos hoje a oportunidade de presenciar um dos maiores pacotes de obras já lançado em Amambai, durante toda a história do município, todos temos visto que nossa cidade tem se transformado em um grande canteiro de obras e temos orgulho de dizer que Amambai é hoje, o município com mais participação do governo estadual, nossa cidade tem sido agraciada com essas conquistas e continuaremos trabalhando incessantemente para continuarmos proporcionando o melhor para nossa população”, comentou o presidente da Câmara Municipal.

Durante a passagem da comitiva estadual por Amambai, foi lançado, pelo governador, juntamente com o Prefeito Municipal, Dr Bandeira e seu Vice, Valter Brito, um total de R$ 5,2 milhões de reais em obras, dividido em mais de 50 quadras com pavimentação asfáltica, construção de pontes de concreto e também a conclusão da unidade de tratamento de esgoto da Sanesul.

Audiência Pública cobrou melhorias no serviço prestado pela ENERGISA

por Bruno — publicado 29/11/2017 19h57, última modificação 29/11/2017 19h57

A Câmara Municipal realizou na noite da última terça-feira, dia 28, uma audiência pública referente aos serviços prestados pela ENERGISA, empresa responsável pelo fornecimento e cobrança da energia elétrica em todo o Mato Grosso do Sul.

Constantemente cobrado pela população, quanto ao mau funcionamento dos serviços oferecidos, o vereador Dilmar Berviam do DEM, convocou a audiência durante uma sessão ordinária da casa de Leis, oferecendo aos moradores de Amambai, a oportunidade de apresentarem suas reclamações quanto a possíveis problemas enfrentados durante o fornecimento de energia.

Na oportunidade, dezenas de moradores da área urbana e zona rural, demonstraram suas insatisfações com a empresa e expuseram suas reclamações, debatendo com os responsáveis pela ENERGISA, quanto aos problemas enfrentados e as possibilidades de melhorias.

Questionados sobre a instabilidade da rede elétrica de Amambai, os técnicos da empresa, relataram aos moradores, que a grande maioria dos problemas que tem acometido a distribuição de energia elétrica na cidade, tem sido causados por intercorrências climáticas, resultantes das constantes chuvas torrenciais que tem caído sobre a região.

Acompanhando a audiência, os demais vereadores aproveitaram para cobrar da empresa, uma resposta urgente quanto às obras de qualificação do sistema de distribuição da rede elétrica. O vereador Dilmar Berviam comentou sobre o evento.

“Nós vereadores de Amambai, somo cobrados todos os dias quanto aos problemas na rede elétrica da cidade, produtores rurais de nossa região, têm sofrido perdas matérias de grande porte, resultado da interrupção no fornecimento de energia elétrica por algumas horas, ou até mesmo, dias. Por isso convocamos essa audiência, queremos proporcionar à população, a oportunidade de discutir diretamente com os responsáveis pela empresa, quais os problemas mais enfrentados e as possíveis medidas para solução dessas situações”, comentou o vereador.

Além da grande maioria dos vereadores da cidade, a audiência contou ainda, com a participação do diretor do PROCON em Amambai, Jabes Moreira Brum, do Defensor Público Municipal, Marcelo Marinho, o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Ronan Silva e uma comissão formada por técnicos da ENERGISA.

“Precisamos cuidar de nossas crianças e durante meu mandato estarei lutando pela nossa juventude”

por Bruno — publicado 17/12/2017 16h35, última modificação 18/12/2017 10h09

Na noite da última sexta-feira, dia 15, a Câmara Municipal de Amambai, através dos Vereadores Darci José da Silva e Maikell Ruiz, realizou uma sessão solene em homenagem aos aprovados no processo seletivo para ingresso no projeto Patrulha Mirim.

Acompanhada de pais e responsáveis pelos aprovados, a solenidade lotou o Plenário da Câmara Municipal, na ocasião, os criadores do projeto em Amambai discursaram sobre as próximas etapas e sobre o futuro do município com o a realização programas dessa natureza.

O comandante da 3ª CIPM de Amambai, Tenente-Coronel Wesley Freire de Araujo destacou a importância da criação desse projeto na cidade “todos nós sabemos a dificuldade enfrentada hoje em dia na criação de nossos filhos, os riscos enfrentados, os desafios diários, tudo tem favorecido para o descaminho de nossas crianças, por esse motivo, possibilitar que nossas crianças ingressem em cursos dessa natureza, dificulta que esses futuros adultos se percam em caminhos tortuosos”, comentou o comandante,

Incialmente com 46 crianças, o projeto pioneiro na região Cone Sul, foi criado de forma experimental, mas devido a grande procura pela comunidade, os vereadores responsáveis pelo programa na cidade, já estudam parcerias público-privadas, para expansão e adesão de um número maior de novos patrulheiros.

“Quando trouxemos esse projeto para Amambai, tínhamos a vontade de proporcionar uma ocupação sadia para nossas crianças, tivemos a oportunidade de conhecer o programa que já existe no Estado e desde já quisemos realizar ele em nossa cidade. A nossa proposta inicial era de atender de 30 a 40 crianças, mas com ajuda da Companhia de Policia Militar de Amambai e do poder executivo, conseguimos expandir esse número, mesmo assim, a aceitação por parte da população foi tão grande, que nos próximos anos, buscaremos parcerias para aumentar ainda mais essas vagas”, comentou o Vereador do PSB, Darci José da Silva.

Seguindo modelos militares de educação e respeito, a Patrulha Mirim de Amambai promete trazer para o município, um modelo de educação e formação diferenciada para as crianças e adolescentes da cidade. “Em nossas primeiras conversas com o Prefeito, Dr Bandeira, tivemos uma boa resposta quando ao apoio vindo do legislativo municipal, mesmo ainda em adequação, nos surpreendemos com a procura dos pais e também dos próprios candidatos às vagas, isso demonstra a força da parceria entre os poderes legislativo, executivo e da Polícia Militar de nossa cidade”, completou o vereador.

Tendo suas vagas preenchidas após processo seletivo, o projeto premiou as 3 primeiras colocações nas redações escritas pelos candidatos às vagas. “Eu como militar, sei da importância da educação baseada no respeito, e a proposta principal do projeto na cidade é proporcionar a inclusão em um ambiente educacional através da ordem, respeito e do esporte, buscando criar adultos responsáveis e com valores familiares”, finalizou o Vereador Darci.

Preocupado com segurança dos moradores, vereador solicita iluminação pública

por Bruno — publicado 28/02/2018 12h00, última modificação 28/02/2018 12h00

Durante visitas em grande parte dos bairros da cidade, o Vereador do PSB, Darci José da Silva, tem buscado ouvir os moradores para identificar quais as necessidades de cada localidade e assim melhorar a vida dos munícipes de Amambai.

Em uma de suas passagens pela Vila Limeira, o bairro mais populoso da cidade, o legislador foi procurado pelos moradores da vila e questionado sobre a necessidade de revitalização do sistema de iluminação pública das ruas do local.

Sabendo da necessidade dos moradores da Vila Limeira, o Vereador Darci José apresentou durante a sessão ordinária, realizada na última terça-feira, dia 27, uma indicação solicitando ao prefeito municipal, para que fosse instalado um poste com luminária entre as Ruas Constâncio de Oliveira esquina com Ramiro Franco Machado, local muito frequentado por estudantes que aguardam a chegada dos ônibus que se deslocam para outros municípios. A indicação do legislador foi encaminhada para apreciação do prefeito municipal, Dr. Bandeira.

Diretoria da União das Câmaras de MS visita Amambai

por Bruno — publicado 01/03/2018 12h19, última modificação 01/03/2018 12h19

Aproveitando a passagem da comitiva pelo Cone Sul do Estado, o presidente da Câmara Municipal de Amambai, Vereador Dilmar Bervian, acompanhado de demais legisladores do município, recebeu em seu gabinete, na manhã da última quarta-feira, dia 28, membros da diretoria da UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul).

Durante sua passagem pelo interior do MS, o presidente da União das Câmaras, Vereador pelo PSDB no município de Jateí, Jeovani Vieira Dos Santos, acompanhado do vice-presidente da instituição, Vereador Sergio Nogueira, do PSDB de Dourados, iniciaram o planejamento para realização de um seminário a ser realizado em Amambai, no mês de maio.

Conversas iniciadas propõem a realização do evento entre os dias 09 a 11 do mês de maio, contando com palestrantes vindos de Campo Grande, abordando assuntos de relevância entre os municípios que fazem fronteira com o Paraguai.

Entre os temas a serem abordados no encontro, o Presidente da Câmara Municipal de Amambai, sugeriu que uma das pautas abordadas seja o livre comércio entre os municípios fronteiriços, potencializando o fluxo de valores entre esses municípios.

A decisão sobre a realização do evento será tomada nos próximos meses, durante esse período, o presidente da União das Câmaras do Estado, segue visitando os municípios do Cone Sul e conhecendo a rotina dos legisladores do interior de Mato Grosso do Sul.

Reunião sobre orçamento impositivo é realizado na Câmara Municipal

por Bruno — publicado 06/03/2018 12h30, última modificação 06/03/2018 12h30

Votada e sancionada no final do ano passado, para vigorar no exercício de 2018, o orçamento impositivo, lançado pelos vereadores de Amambai, foi dividido e destinado para várias entidades e associações de moradores do município.

Organizada pelos legisladores da cidade e contando com o apoio da equipe jurídica da Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores promoveu, na noite da última segunda-feira, dia 05, uma reunião destinada para que os líderes dos segmentos agraciados tivessem a oportunidade de esclarecer possíveis dúvidas e ficar por dentro de todas as exigências para recebimento do repasse.

Tendo como palestrante, a procuradora jurídica da prefeitura municipal, a reunião contou com a presença de grande parte dos 13 vereadores, que deram suporte para suas entidades agraciadas. Durante o evento, foram abordados vários temas, entre os mais importantes, foi o prazo estipulado para que todas as entidades premiadas regularizem suas situações jurídicas e documentais, para que o repasse não seja embargado.

O acordo firmado entre todos os presentes estabeleceu um prazo de 15 dias a contar da data da reunião como limite para regularização de toda documentação necessária. A todos que não puderam comparecer há reunião, devem procurar a assessoria jurídica da Prefeitura Municipal para que tirem todas as suas dúvidas.

Agentes de saúde entregam baixo assinado para presidente da Câmara

por Bruno — publicado 08/03/2018 12h29, última modificação 08/03/2018 12h29

Uma reunião realizada na manhã da última terça-feira, dia 06, entre os agentes comunitários de saúde e o Presidente da Câmara de vereadores de Amambai, Dilmar Berviam, marcou a entrega de um baixo assinado que contou com a participação de grande parte dos servidores de saúde.

No documento assinado, constava a solicitação do pagamento de insalubridade e incentivo adicional, cobrados pela categoria devido aos riscos enfrentados no exercício da profissão. Segundo o documento entregue pelos profissionais, esse pagamento seria uma norma federal imposta aos municípios brasileiros, mas nem todas as cidades cumprem essa ordem.

Entre os motivos apresentados estão, o contato direto com a população em qualquer estado de saúde, inclusive portadores de doenças infectocontagiosas e a alta exposição excessiva ao sol. O presidente comentou sobre a solicitação dos profissionais.

“Todos nós sabemos da importância desses profissionais para nossa comunidade, por isso, estaremos prestando todo apoio necessário para que essa categoria seja bem valorizada”, comentou o presidente.

Roberto Sangue Bom solicita recuperação de pavimentação asfáltica em ruas da cidade

por Bruno — publicado 21/03/2018 12h15, última modificação 21/03/2018 12h15

Castigadas pelos grandes volumes de chuva que tem caído sobre Amambai, muitas ruas da cidade não tem resistido ao intenso tráfego de veículos e o resultado tem sido a destruição da pavimentação asfáltica, causando transtorno e prejuízos para moradores da cidade.

Pensando nisso, o Vereador do DEM, Roberto Sangue Bom, apresentou, durante a última sessão ordinária, uma indicação solicitando ao Prefeito Municipal, a recuperação da pavimentação asfáltica de várias ruas afetadas.

Procurado por vários moradores, o legislador solicitou a recuperação das seguintes ruas: Da República, entre as Ruas Ulício Adolfo Charão e Walter Gomes Caimar. Segundo a justificativa apresentada, Sangue Bom relata a importância de uma ação rápida na reforma da via.

“Precisamos dar uma atenção especial para as ruas de nossa cidade, a minha indicação de hoje, foi feira para melhorar o tráfego dos moradores daquela localidade, além de evitar a deterioração total da via”, comentou o vereador.

“Atenção à saúde é uma das prioridades de nosso mandato”

por Bruno — publicado 22/03/2018 12h18, última modificação 22/03/2018 12h18

O Vereador Ilzo Victor, do Solidariedade, um dos legisladores que mais defendem a da área da saúde de Amambai, apresentou na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 19, uma indicação, demonstrando ao Prefeito Municipal, Dr Bandeira, a necessidade de contratação de mais um clínico geral, para atendimentos no Hospital Regional da cidade.

Profissional da área da saúde, o legislador conhece como ninguém o cotidiano da entidade e busca sempre oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes. Segundo a justificativa do vereador, a necessidade de mais um médico se da pelo alto volume de atendimentos e pela divisão dos horários de plantões da entidade.

Ilzo Victor relatou que “o modelo de trabalho dos profissionais de saúde do Hospital Regional é feito através de plantões alternados, divididos em 12 horas para troca dos médicos plantonistas, o que resulta em apenas 1 profissional para atendimento ao público, a contratação de um novo clínico geral, resultaria em maior dinamismo e qualidade no atendimento de nossa população”, comentou o vereador. A indicação do vereador foi encaminhada para o Prefeito municipal.

Dilmar Bervian solicita verba para patrulha mecanizada em Amambai

por Bruno — publicado 28/03/2018 12h03, última modificação 28/03/2018 12h03

Aproveitando o contato estabelecido com a bancada estadual de Deputados e também a proximidade com a representante do grupo ruralista na Assembleia Legislativa, a Deputada Federal Tereza Cristina, o Presidente da Câmara Municipal de Amambai, Dilmar Bervian, apresentou, durante a última sessão ordinária, uma indicação solicitando auxílio para aquisição de máquinas para uma patrulha mecanizada no município.

Segundo a indicação do Vereador, a solicitação da emenda parlamentar do orçamento da União será utilizada para aquisição de novas máquinas para atenderem o setor de Agricultura Familiar, distribuída em todo o município de Amambai.

Setor de muita importância para a economia do município, a Agricultura Familiar vem ganhando força e apoio por parte dos legisladores de Amambai. A realização de feiras livres, com comercialização de itens produzidos por pequenos produtores do município, demonstra a força desse segmento que vem crescendo em todo o país.

O presidente da Câmara Municipal de Amambai comentou sobre a indicação, “nós sabemos da importância da Agricultura Familiar na economia do município e por isso precisamos apoiar e buscar melhorias sempre, a vinda da Deputada Federal, Tereza Cristina para o meu partido, o DEM, facilita o apoio para esses trabalhadores, isso porque a Legisladora Federal é uma das maiores defensoras da classe ruralista na Assembleia Federal”, comentou o Vereador.

Policiais Militares são homenageados na Câmara Municipal

por Bruno — publicado 03/04/2018 11h43, última modificação 03/04/2018 11h43

A Vereadora Janete Córdoba do PSDB, em companhia do presidente da Casa de Leis, Vereador Dilmar Bervian do DEM e o Vereador Darci José da Silva do PSB, entregou para integrantes da 3ª CIPM de Amambai, moções de congratulação em comemoração à promoção conquistada pelos policiais relativa ao tempo de serviço e também as seus serviços prestados em função da sociedade.

No total, 5 profissionais da segurança pública da cidade receberam o reconhecimento da Casa de Leis, assinado por todos os 13 vereadores, confirmando a importância da homenagem. Foram promovidos a graduação de Cabo PM os militares Barbieri, Nascimento, Lopes, Giovanni e Tobias, além dos policiais que não puderam comparecer à cerimônia.

Durante seu discurso, a Vereadora Janete comentou a relevância dessas promoções não só para a vida dos policiais, mas também para toda sociedade amambaiense. “Essa é uma pequena homenagem da Câmara de Vereadores em nome de toda nossa comunidade, todos sabemos da importância do trabalho desses profissionais para a segurança de nossa cidade e uma forma de reconhecer essa importância é prestando essa singela homenagem”, comentou a Vereadora.

Vereadores participam de reunião do Conselho Municipal de segurança

por Bruno — publicado 11/04/2018 12h27, última modificação 11/04/2018 12h27

Representantes de entidades do município, líderes comunitários e vários moradores de Amambai, se reuniram, na noite da última terça-feira, dia 10, com comandantes dos órgãos de segurança pública municipais, a fim de discutirem sobre a reinstalação do Conselho Municipal de Segurança na cidade.

O evento realizado no Auditório da Câmara Municipal, contou com a presença de vereadores que fortaleceram o apoio às polícias do município, possibilitando a criação de projetos que venham de encontro com as necessidades da população.

Durante o evento, especialistas na integração das ações entre a população e as policiais, palestraram e demonstraram a importância dessa união nos municípios. Criado com o intuito de aproximar a segurança pública com a comunidade, o Conselho Municipal, segundo os palestrantes da noite, tem um papel muito importante no combate ao crime.

“Essa parceria entre os moradores e a polícia é de suma importância para o mapeamento dos pontos mais críticos de cada cidade. Cada local tem sua particularidade e somente com a atuação dos moradores é possível conhecer as necessidades, principalmente dos pontos mais distantes dos centros municipais”, comentou o Coronel responsável pela palestra da noite.

O presidente da Câmara Municipal, Vereador Dilmar Bervian comentou que “é do conhecimento de todos, que a atuação da polícia militar em Amambai em parceria com a Polícia Civil, proporciona aos moradores, uma ótima condição de segurança em grande parte do município, temos sim, vários problemas, como toda cidade tem, mas com a parceria entre a segurança pública e os moradores da cidade, vamos conseguir melhorar ainda mais, as condições de moradia em Amambai”, comentou o presidente.

Vereadores participam de entrega de equipamentos agrícolas para comunidade indígena

por Felipe — publicado 21/04/2018 15h44, última modificação 21/04/2018 15h44

Na manhã do último sábado, dia 21, os vereadores da Câmara Municipal de Amambai, participaram do ato de entrega de equipamentos agrícolas que serão utilizados pela comunidade indígena de Amambai. O ato aconteceu em frente a Prefeitura de Amambai, contando também com a presença do prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o vice, Valter Brito, os deputados federais Vander Loubet e Zeca do Pt, o deputado estadual João Grandão e autoridades e lideranças indígenas da região.

Acompanharam a entrega os vereadores Dilmar Bervian, presidente da Câmara, Humberto Hasegawa, Darci, Roberto Sangue Bom, Chico Ratier, Janete Córdoba e Fernando Fischer.

No total foram entregues para as Aldeias Guarani Kaiowá dois tratores, quatro plantadeiras de milho, três plantadeiras de mandioca, uma calcareadeira e roçadeira de arrasto, 1.300 toneladas de calcário, 1.802 sacos de milho, ferramentas, equipamentos e sementes de hortaliças.

Os equipamentos fazem parte de emendas parlamentares de 2017 dos deputados federais Zeca do Pt e Vander Loubet para atender a comunidade indígena da região.

O vereador Humberto Hasegawa, um dos responsáveis pela articulação do ato de entrega, destacou a importância e o apoio dos deputados para o fortalecimento dos serviços agrícolas nas aldeias.

 

Representantes da Agricultura Familiar apresentam projetos para fortalecimento em Amambai

por Felipe — publicado 23/04/2018 08h18, última modificação 23/04/2018 08h18

No último sábado, dia 21, reuniram-se no plenário da Câmara de Vereadores de Amambai, representantes da Agricultura Familiar, Associações e Entidades, com os deputados federais Zeca do Pt, Vander Loubet, vereadores Dilmar Bervian e Humberto Hasegawa, vice-prefeito Valter Brito e o Secretário Municipal de Agricultura, Anilson Prego, para levar as necessidades, projetos e melhoria para o fortalecimento da atividade em Amambai.

Participaram da reunião representantes da Agricultura Familiar das mais diversas atividades, como a de Mel, Erva Mate, Leite, Piscicultura, Artesanato, Hortaliças e Confecção. Cada representante pode mostrar os trabalhos desenvolvidos e também apresentar projetos para liberação de emendas parlamentares.

Os deputados federais Zeca do Pt e Vander Loubet, nomes expressivos no trabalho ligado a Agricultura Familiar no estado, puderam ouvir dos próprios representantes as necessidades para se fazer melhorias no setor, que abrange um grande número de famílias em Amambai.

O vereador Humberto Hasegawa, articulador do encontro, destacou a oportunidade onde os representantes das associações e entidades, puderam apresentar propostas para melhorar o desenvolvimento das atividades no município.

O presidente da Câmara, vereador Dilmar Bervian, ressaltou da importância do trabalho dos agricultores familiares e da vontade do poder legislativo, através dos vereadores e deputados e do executivo, através da Prefeitura de Amambai, em desenvolver ações que possam contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar, gerando assim mais renda para as famílias, empregos e fortalecer o nome de Amambai.


Ações do documento