Vereador solicita cursos para comunidade indígena de Amambai

por Bruno — publicado 13/09/2017 22h42, última modificação 13/09/2017 22h42

Um grande defensor das causas indígenas de Amambai, o vereador Ismael Kaiowá, do PMDB, vem buscando junto ao poder público, os meios necessários para oferecer aos moradores das aldeias da cidade, mais qualidade de vida e meios de subsistência por meio do seu próprio trabalho.

Seguindo essa linha, o legislador apresentou, durante a última sessão na Câmara Municipal, um requerimento solicitando ao Prefeito, Dr Bandeira, a viabilização de cursos de Assistência Social em parcerias com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), para as Aldeias de Amambai, (Amambai, Limão Verde e Jaguari).

A ideia é oferecer aos produtores indígenas, condições de comercializarem seus produtos, seguindo as normas exigidas pelos órgãos reguladores de alimentos. “Há uma grande variedade de alimentos produzidos nas comunidades indígenas do nosso município. São produtos para o consumo próprio, o excedente geralmente é comercializado, porém esses alimentos são desvalorizados na cidade por não seguirem o padrão de produção e preparo para venda”. Comentou o Vereador

O intuito do vereador é promover a geração de renda para as famílias das comunidades, através do trabalho que, em sua maioria, envolve todos os integrantes de uma família. “Nós temos uma grande variedade de produtos que podem ser comercializados em vários seguimentos diferentes, no interior das aldeias são produzidas, hortaliças, mandioca e vários itens do gênero alimentício, além do nosso artesanato que é bem rico em diversidades”, finalizou Ismael Kaiowá.