Vereador Ismael quer facilitar atendimento a indígenas no Hospital Regional

por Walmir — publicado 15/02/2017 08h15, última modificação 15/02/2017 08h15
Parlamentar apresentou medida que pode melhorar atendimento na unidade de saúde
Vereador Ismael quer facilitar atendimento a indígenas no Hospital Regional

Vereador Ismael quer profissionais indígenas atuando no Hospital Regional

O já declarado defensor das comunidades indígenas na Câmara Municipal, vereador Ismael Morel (PMDB), que pertence à etnia Guarani Kaiowa, apresentou hoje (13) na Câmara de Amambai, sua primeira medida em favor da população indígena do município.

No requerimento nº 003/2017 apresentado por Ismael, o parlamentar questiona o Executivo Municipal sobre a possibilidade da contratação de profissionais de enfermagem indígenas para trabalharem no Hospital Regional. De acordo com o vereador, a contratação de profissionais indígenas contribuirá com o aperfeiçoamento no atendimento à população indígena no hospital.

“Vários indígenas não dominam perfeitamente o idioma português, bem como boa parte da população da cidade não domina o idioma Guarani, o que dificulta o atendimento e o diagnóstico do paciente. Com a contratação de profissionais indígenas, essa barreira será superada, proporcionando um melhor atendimento à comunidade indígena”, destaca Morel.

O requerimento também é subscrito pelos vereadores Claro Ratier (PEN), Fernando Fischer (PT do B) e Janete Córdoba (PSDB) e aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares.