Resumo Sessão 30/Agosto

por LuizMatheus — publicado 31/08/2021 09h26, última modificação 31/08/2021 09h26
Resumo da Sessão Ordinária de 30 de Agosto de 2021, na Câmara Municipal de Amambai.

Em um dia repleto de homenagens e agradecimento, a Sessão da última Segunda-Feira datada em 30 de Agosto de 2021 contou com um plenário cheio e entrega de moções.

Os trabalhos começaram com a leitura de um salmo, seguido das correspondências recebidas e emitidas pela Câmara Municipal.

Segue as matérias do dia:

Vereadora Cida Farias

Projeto de Lei CM nº 006/2021

SÚMULA: “Dispõe sobre o treinamento de profissionais da educação e agentes de saúde para identificarem sinais de abuso moral, físico, sexual e exploração sexual infantil e dá outras providências”.

 

Vereador Anilson Prego

Requerimento nº 003/2021

Requeremos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Presidente desta Casa de Leis, Valter Brito, para que se oficie ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, solicitando informações de qual a previsão de retorno das atividades do Programa Conviver.

JUSTIFICATIVA:

A presente solicitação é devido a questionamentos de muitos idosos que estão ansiosos pelo retorno das atividades do Programa Conviver. Sabemos que a vacinação foi realizada em 100% das pessoas idosas, de acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde, assim visto a diminuição do risco desses idosos contraírem o vírus. Porém, sabemos que em qualquer atividade dessa natureza, é preciso fazer de maneira segura e responsável.

Assim sendo, viemos somente pedir informações sobre a previsão de retorno das atividades do Programa Conviver de Amambai – MS.

 

Vereador Paulo Sergio Locutor

Indicação 227/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da criação da Escola Municipal Família Gollo, que está sendo construída ao lado da GSM GRÃOS, na Rod. MS-289, Amambai/Juti Km 40.

JUSTIFICATIVA

Excelentíssimo Senhor Prefeito, nossa proposição se faz necessária, onde a criação da Escola Municipal, que está sendo construída ao lado da GSM GRÃOS, com Inscrição Estadual, a mesma será na Rod. MS-289, Amambai/Juti Km 40. Essa obra será realizada com recursos próprios da Família Gollo e a Prefeitura Municipal entrará com material didático, equipamentos, mobiliário e professores. Essa escola atenderá toda a população da região, como referência as Fazendas São Geraldo, Viracatu, Novo Horizonte, São José e região do J. Morais e demais fazendas da região das 7 placas, como também irá beneficiar o assentamento Querência e Aldeia Guassuti. 

 

Vereadora Rosa Linda

Indicação 229/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da contratação de mais um profissional FISIOTERAPEUTA, para agregar junto à equipe da Clínica Municipal de Fisioterapia.

JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista o aumento da demanda de pacientes pós-COVID, pós-cirurgia, pacientes de hidroterapia e hidroginástica, além das demandas que são encaminhadas dos Postos de Saúde.

Considerando a contratação de urgência desse profissional, para melhor atender nossa população, em nosso Município há um grande número de encaminhamentos na área de fisioterapia.

 

Vereador Valter Brito

Indicação 230/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de fazer uma proteção no morro onde se localiza a Cruz do Monte Cristo, na Praça do Cruzeiro da Vila Monte Cristo.

JUSTIFICATIVA:

A proteção do morro do Monte Cristo é necessária para evitar a erosão e risco de desmoronamento de terra do mesmo, tendo em vista a sua importância histórica e religiosa para o Município de Amambai.

Vereadora Janete Cordoba

Indicação 231/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, a Excelentíssima Senhora Deputada Federal Rose Modesto, a possibilidade de destinar Emenda Parlamentar para aquisição de 10 (dez) computadores com impressora para atender a sala de tecnologia da ESCOLA MUNICIPAL FLAVIO AUGUSTO COELHO DERZI.

JUSTIFICATIVA:

A tecnologia é uma forte aliada no aprendizado e, por ser uma maneira mais inovadora, torna-se mais atraente e estimulante, além disso, facilita a organização de informações, incentiva a formação de alunos autodidatas e melhora a capacidade de interpretação.

O uso da tecnologia favorece a interação entre alunos, ao fazerem atividades em pares ou grupos, a internet permite que todos expressem seus conhecimentos e deem opiniões, o que traz à tona a experiência prévia dos alunos, o que os motiva ainda mais, pois se sentem parte ativa e importante do processo de aprendizagem.

A sala de Tecnologia é um local muito procurado pelos alunos para fazerem pesquisas, trabalhos escolares das mais diversas disciplinas, verdadeira fonte de conhecimento para nossos jovens.

A tecnologia remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. É usar a tecnologia a favor da educação, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo e melhor acesso à informação. O grande aparato que traz inúmeros benefícios sociais e educacionais é o computador.

A tecnologia na escola é uma valiosa ferramenta para o professor, hoje a tecnologia é capaz de cumprir um papel importantíssimo dentro do ambiente escolar, servindo como recurso de aprendizado, aproximação e ferramenta de ensino, melhorando a comunicação entre aluno e educador.

 

Vereadora Ligia Borges

Indicação 232/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que seja criado o “Projeto Ginástica para a Comunidade”, no Município de Amambai, sendo esse ministrado por profissionais de educação física, visando proporcionar à comunidade local, acesso gratuito a atividade física de qualidade, por meio de aulas semanais de ginástica, ritmos e alongamento.

JUSTIFICATIVA:

Esta indicação se faz necessária, porque a ginástica é uma atividade corporal completa e em época de pandemia, quando o distanciamento social é primordial para evitar o contágio pelo Sars-CoV-2, a tendência é que as pessoas se tornaram mais sedentárias. Porém, o estilo de vida pode influenciar na forma como o organismo reage à infecção e as atividades físicas podem ajudar a manter o corpo mais saudável e melhorar até mesmo o humor, em tempos tão difíceis.

Além dos benefícios que as atividades físicas oferecem em qualquer tempo, tanto para a saúde física quanto mental, elas são especialmente importantes no momento em que a covid-19 ainda atinge a população mundial.

Uma massa corporal (IMC) elevada é um importante fator de risco. Um estudo realizado na França mostrou que a necessidade de ventilação mecânica foi maior entre pacientes com alto IMC. Dos pacientes analisados no estudo, 85,7% daqueles que precisaram da intervenção apresentavam IMC igual ou acima de 35.

O mesmo trabalho mostrou que o risco de hospitalização chega a 32% em pessoas inativas fisicamente.

Essas modalidades ajudam na coordenação motora, no condicionamento cardiovascular, melhora a noção espacial, trabalha a flexibilidade e as capacidades aeróbicas, corrige postura, auxiliam a resistência muscular e os objetivos mais procurados: contribui para o emagrecimento, sendo assim é uma forma de ajudar a população a criar o hábito de praticar exercícios físicos.

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 233/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, à Ilustríssima Senhora Secretária Municipal de Saúde, Dirlene Silveira dos Santos Zanetti Rodrigues, a possibilidade da instalação de um trocador retrátil de fraldas, com fixação na parede, no banheiro do Posto Central de Saúde.

JUSTIFICATIVA:

A solicitação visa beneficiar os pais ou responsáveis por crianças de colo que usam fraldas, pois no momento em que aguardam na fila de atendimento médico, para que não se sintam desconfortáveis quando a criança necessita da troca de fralda, é necessário ter um local adequado para a higienização da criança. Trata-se de um dispositivo fixado na parede, que possui uma superfície onde o bebê ou criança pode ser deitado, possibilitando a troca da fralda.

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 234/2021

Indicamos, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da instalação de abrigos para embarque e desembarque de passageiros nas principais vias de ponto de ônibus onde a TCCC (Transporte Coletivo Cidade Crepúsculo) faz sua linha diariamente.

 

JUSTIFICATIVA:

Os abrigos de ônibus são uma categoria de mobiliário urbano que oferecem abrigo e proteção de chuva e sol para os usuários do meio de transporte.

 

Vereador Odil Puques

Indicação 235/2021

Indico, na forma regimental, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da construção de abrigos cobertos, para atender os universitários que aguardam ônibus com destino às cidades de Dourados e Ponta Porã, na Av. Nicolau Otaño, entre as Ruas Rui Barbosa e Dom Pedro II, na Avenida Pedro Manvailer, em frente à sede da Polícia Militar e na Praça Cel. Valêncio de Brum.

JUSTIFICATIVA:

Os locais já foram determinados pelos acadêmicos, como ponto de partida e considerando que diariamente muitos estudantes se deslocam de Amambai até as cidades de Dourados e Ponta Porã e não haver cobertura para se proteger, especialmente nos dias de chuva, é que esperamos que o referido pedido seja atendido pela municipalidade.

 

Vereador Gustavo Baiano

Indicação 236/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a elaboração de um projeto para a disponibilização de um local para a implantação da sala Lilás, pedido junto a Senadora Soraya Vieira Thronicke – PSL MS.

JUSTIFICATIVA:

Mato Grosso do Sul é um Estado pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, especialmente no que tange às políticas públicas de enfrentamento à violência. A Delegacia de Atendimento à Mulher de Campo Grande foi implantada no ano de 1986, destacando-se como a segunda do Brasil (a primeira foi na cidade de São Paulo, em 1985). E antes mesmo da criação do primeiro organismo nacional de políticas para mulheres no Governo Federal (2002/2003), o Estado também já contava com um órgão estadual para gestão das políticas públicas para mulheres, desde 1999.

A política estadual de enfrentamento à violência contra mulheres, portanto, vem sendo construída ao longo dos anos de forma transversal, intersetorial e integrada entre as pastas da Segurança Pública e da Política para Mulheres, o que garante o olhar de gênero nas propostas e fortalece os órgãos especializados de atendimento.

Infelizmente, nosso Município tem se enquadrado em um alto índice de violência contra a mulher e, venho através desta indicação solicitar ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, a disponibilização de um local para a implantação da Indicação referida, visando um melhor e confortável ambiente de atendimento, onde poderão contar com um atendimento policial, psicológico e social de profissionais femininas gabaritadas para o mesmo à essas vitimas, onde poderão sentir-se seguras e aparadas.

--

Foi solicitado e aprovado pelos senhores vereadores a supressão do pequeno expediente, com palavra livre de 5 minutos , passando os trabalhos para o grande expediente, que teve seu tempo regimental passado de 7 para 10 minutos na presente sessão.

Neste a Vereadora Cida Farias e a Vereadora Rosa Linda, usaram de seu tempo para entregar suas moções de congratulações a cidadãos e empresas amambaienses. Os demais vereadores aproveitaram a ocasião para comentar sobre a agenda da semana e reforças suas indicações semanais.

O Presidente Valter Brito justificou a ausência dos vereadores Tato Souza e Joanir Martins por motivos de saúde.

Não tendo mais nada a se tratar, o Presidente Valter Brito findou a presente Sessão.