Resumo Sessão 26 de Abril

por LuizMatheus — publicado 27/04/2021 09h58, última modificação 27/04/2021 09h58
Resumo da Sessão 012/2021 do dia 26 de Abril de 2021 na Câmara Municipal de Vereadores de Amambai/Ms.

Os trabalhos da Sessão 012/2021 datada em 26 de Abril de 2021, começaram com a leitura de um salmo e de todas as correspondências destinadas e enviadas pela Câmara Municipal de Amambai.

Segue para as indicações de cada Vereador.

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 124/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, a Excelentíssima Senhora Deputada Federal, Rose Modesto, a possibilidade de viabilizar Emenda Parlamentar para se fazer a REFORMA DO POSTO DE SAÚDE “DEPUTADO FEDERAL NELSON TRAD”, na Vila São Luiz, bem como a construção de estacionamento.

JUSTIFICATIVA:

O investimento se faz necessário, pois a reivindicação é uma constante necessidade dos moradores que precisam de um posto de saúde estruturado e adequado para atender a população.

Verifica-se que o posto de saúde citado não está em boas condições estruturais, necessitando, de uma reforma, principalmente na parte do telhado, tendo em vista que apresenta muitas infiltrações, com diversas goteiras, deixando o local totalmente desconfortável, causando transtornos aos funcionários e às pessoas que necessitam de atendimento naquele Posto de Saúde.

Observamos também, a necessidade da construção de estacionamento e calçamento, para melhor atender a população usuária do referido posto, que sofrem transtornos principalmente nos dias chuvosos.

O local ficará com uma melhor aparência e, ainda, facilitará para que todos tenham um lugar seguro para estacionar, evitando futuros transtornos.

 

Vereador Valter Brito

Indicação 125/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos junto ao Governo Estadual ou Federal, para que se faça a substituição da ponte de madeira por ponte de concreto, sobre o Rio Jogui, estrada de acesso as Fazendas Pinheirinho, Santa Madalena e São Sebastião.

JUSTIFICATIVA:

A substituição da referida ponte é de grande importância para a população daquela região, tanto para escoar seus produtos, como também para o transporte escolar. E tendo em vista a expansão da agricultura em nossa região e os caminhões usados para o transporte de calcários, sementes e, ainda, o escoamento da safra devido ao peso, exigem pontes mais resistentes.

Por essas razões é que reivindicamos que seja viabilizada a substituição da mesma com a maior celeridade possível.

 

Vereadora Rosa Linda

Indicação 126/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, a Excelentíssima Senhora Deputada Federal, Rose Modesto, a possibilidade de viabilizar Emenda Parlamentar para a aquisição de uma AMBULÂNCIA, que servirá para atendimento da comunidade indígena de nosso município.

JUSTIFICATIVA:

Justifica-se a presente indicação, devido ao fato de que a saúde indígena de Amambai não possui ambulância para o atendimento da comunidade indígena local, sendo as aldeias: Amambai, Limão Verde e Jaguari. Vale ressaltar que o Polo de Saúde Indígena de Amambai atende a uma população aproximada em 12 mil indígenas, a segunda maior do Estado de Mato Grosso do Sul.

Atualmente não há viatura destinada ao atendimento de pacientes que necessitem ser transportados em ambulância, como: acamados, pacientes em recuperação de traumas ortopédicos, pacientes com necessidades especiais, sequela dos pós-operatório, entre outros que não há possibilidades de transporte em viaturas simples.

Atualmente para atender essa demanda, a saúde indígena de Amambai conta com o apoio da viatura do 16ºSubGrupamento de Bombeiros Militares Independentes (16ºSGBM/ind) e viatura de ambulância da Secretaria Municipal de Saúde. Devido ao atendimento urbano de grande demanda, assim como das aldeias de Amambai, acaba sendo necessária uma viatura de Ambulância para uso exclusivo da população indígena.

Com isso será possível viabilizar melhor o atendimento a saúde indígena local e desafogar a demanda urbana, trazendo assim melhorias á saúde dos munícipes de Amambai.    

 

Vereadora Lígia Borges

Indicação 127/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para a construção de uma pista de caminhadas, no entorno da Praça do Conjunto Habitacional Alcindo Franco Machado.

JUSTIFICATIVA:

O objetivo é proporcionar aos moradores daquela região uma oportunidade de usufruírem de uma área de lazer, além de oferecer um local adequado para a prática esportiva da população.

A prática de caminhadas tem se tornado um hábito comum de grande parte da população amambaiense, principalmente no final da tarde, atividade que, traz inúmeros benefícios à saúde e à sociabilidade do ser humano, proporcionando diversas vantagens para a saúde do corpo e da mente, diminuindo assim, muitas doenças e promovendo a saúde e bem estar.

 

Vereador Paulo Sergio Locutor

Indicação 128/2021

Indico, na forma regimental, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, referente a uma emenda parlamentar conquistada junto ao Deputado Estadual Capitão Contar, no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Solicito ao Excelentíssimo que essa verba seja destinada para a Secretaria Municipal de Desporto e Cultura – SEDESC.

JUSTIFICATIVA:

Excelentíssimo Senhor Prefeito, a nossa solicitação visa atender aos esportistas de Amambai e a população, que tanto anseiam para uma melhor qualidade de vida, essa verba vem para ajudar em nossos equipamentos, reformas e demais necessidades, para que os mesmos posam ter um local adequado para a prática de seus esportes favoritos.

 

Vereador Joanir Martins

Indicação 129/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para se fazer a reforma e ampliação do POSTO DE SAÚDE DA ALDEIA LIMÃO VERDE.

JUSTIFICATIVA:

Justificamos este pedido sabendo da importância de oferecer um atendimento mais humanizado e com qualidade para os usuários da referida aldeia, proporcionando um local adequado para a atuação dos profissionais de saúde.

Verifica-se que o posto não está em boas condições estruturais, necessitando, em caráter de urgência, de uma reforma e ampliação para melhor suprir as necessidades daquela comunidade

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 130/2021

Indicamos, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de realizar o patrolamento do Trevo das Araras até o Residencial Analy, para uso de ciclistas e pedestres que realizam práticas esportivas.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a solicitação é um pedido da população que utiliza esse trecho movimentado para acessar o local, onde é comum as pessoas irem para realizar suas atividades físicas que é no Residencial Analy.

Por ser um caminho movimentado, com um trânsito de carros e caminhões em alta velocidade, seria de suma importância a referida indicação para a segurança das pessoas que ali transitam diariamente.

 

Vereador Tato Souza

Indicação 131/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a construção de 10 (dez) quiosques para exposição e venda de produtos da agricultura familiar, artesanatos, alimentação, entre outros.

JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista a necessidade de geração de renda, a boa produtividade de produtos da Agricultura Familiar, a produção de artesanatos indígenas na aldeia e levando a valorização de toda produção indígena, faz-se necessário e essencial o apoio do poder público a fim de possibilitar que muitas famílias possam produzir vender e sustentar dignamente suas famílias.

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 132/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da contratação de um MÉDICO ANESTESISTA, com residência fixa no município, para atuar junto a Rede Pública de Saúde.

JUSTIFICATIVA:

É de suma importância a contratação de um médico anestesista para avaliar as condições clínicas do paciente, esclarecer dúvidas, além de planejar a técnica mais adequada e segura visando reduzir o risco de complicações no procedimento cirúrgico.

Sabemos que hoje o anestesista que atende o programa regional de cirurgias eletivas, através do Consórcio Intermunicipal da Região Sul, não permanece no município, somente durante o mutirão, razão pela qual solicitamos a contratação de um profissional com residência fixa, para atender cirurgias com urgências e de alta complexidade que possam surgir no dia a dia, assim fará parte da equipe médica que já realizam um trabalho de excelência frente ao Hospital Regional.  

Concluo minha justificativa, acreditando que a contratação de um médico anestesista para atender em nosso município, possibilitará um atendimento mais ágil e seguro aos usuários.

 

Vereadora Cida Farias

Indicação 133/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira e ao Secretário Municipal de Obras Públicas, Eder Espíndola, a sobreposição com lama asfáltica dos bloquetes de concreto, na Rua Sebastião Espindola, entre as Ruas Duque de Caxias e a General Câmara, nos Conjuntos Habitacionais Caiuás e Previsul.

JUSTIFICATIVA:

A presente indicação tem por objetivo a cobertura dos bloquetes de concreto, localizados na Rua Sebastião Espindola, entre as Ruas Duque de Caxias e General Câmara, nos Conjuntos Habitacionais Caiuás e Previsul, com lama asfáltica, visando a trafegabilidade e acessibilidade do local.

Considerando que nesses locais já existem os bloquetes de concreto, que servirão para a base da sobreposição da lama asfáltica, facilitando e diminuindo os custos para execução da proposição.

E, em visita aos locais, os moradores solicitaram a possibilidade de estar realizando esse recapeamento, pois já existem muitos blocos quebrados e no local já foram colocados lama asfáltica e, que, com a sobreposição facilitaria a acessibilidade e melhoraria o tráfego, em especial para pessoas com deficiência físicas e idosas.

 

Vereador Gustavo Baiano

Indicação 134/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de elaborar um projeto para fazer as devidas providências tornando mão única a Rua Rui Barbosa, mais especifico na localização da Praça São José, na Vila Estrela, entre as Ruas Walter Gomes Caimar e Benigno Nardes Vasconcelos.

JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista a necessidade de mobilidade nas ruas em torno da praça, e, sendo ruas muito estreitas e sem estacionamentos laterais.

A respectiva rua acaba tornando-se de difícil trânsito e acesso, ficando uma vez que no referido local, em vista do fato de as ruas serem todas de mão dupla o estacionamento de dois veículos de lados opostos impede o tráfego dos demais, pois as ruas são estreitas.

Levando a consideração de serem ruas paralelas a uma praça, com a mobilização as ruas em torno da mesma, trará mais segurança,

 

Vereador Anilson Prego

Indicação 135/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a seguinte necessidade:

1.         Possibilidade de implantação de placas de sinalização de trânsito em todo o Residencial Analy.

2.         Possibilidade de aquisição de mudas de frutas diversas na área de agricultura familiar, para incentivar a fruticultura em nosso município.

JUSTIFICATIVA:

A instalação de placas de sinalização se faz necessário pelo motivo de grande expansão de residências, causando assim um grande fluxo de veículos e moradores do residencial analy, sendo necessário para garantir a segurança dos moradores e pessoas que praticam o esporte do ciclismo e caminhada, bem como motociclistas.

Amambai  importa quase que 100% das frutas comercializadas e consumidas pela população, e os pequenos produtores da agricultura familiar atualmente,  tem manifestado o desejo de desenvolver o plantio desses produtos mas não tem condições de adquirir por conta própria as mudas que necessitam. Por isso é preciso para que os órgãos governamentais possam incentivar com assistência técnica e doação de uma quantia suficiente para o inicio da produção, podendo ser organizado pela própria secretaria de agricultura (Seagri) de Amambai.

 

Vereador Odil Puques

Indicação 136/2021

Senhor Presidente:

INDICO, na forma regimental, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar através da administração pública municipal, a construção de uma Casa de Rezas, no interior da Aldeia Amambai, respeitando a arquitetura, cultura e tradição dos povos guarani/kaiowás.

JUSTIFICATIVA:

Para os guarani/kaiowás, a casa de reza é mais do que o local de realização de rituais religiosos, mas também a forma de manter vivos os costumes, as curas, as danças e as tradições deste povo milenar, além de servir como local de confraternização. A aldeia Amambai é a segunda maior em numero de habitantes do Mato Grosso do Sul e certamente a construção de uma casa de rezas naquela comunidade, muito contribuirá para a mantença da cultura indígena.  

 

---

Ainda nesta, foram aprovados Projetos de Lei 010/2021 e 011/2021, estes que haviam sido apresentados nas últimas semanas!

No final da Sessão, em seu tempo regimental, nesta ocasião de 10 minutos, cada vereador comentou sobre sua agenda semanal, sobre suas indicações e ainda parabenizaram o vereador Paulo Sergio Locutor pela realização da Live e prol à Escola Agrícola de Amambai.