Resumo Sessão 25 de Outubro

por LuizMatheus — publicado 26/10/2021 10h22, última modificação 26/10/2021 10h22
Resumo da Sessão Ordinária datada em 25 de Outubro de 2021, realizada na cidade de Amambai-MS.

Os trabalhos da Sessão Ordinária datada em 25 de Outubro de 2021 começaram com a leitura de um salmo, da ata da última Sessão e das correspondências recebidas/expedidas pela Câmara Municipal.

Segue para as indicações de cada Vereador.

Vereador Gustavo Baiano

Indicação nº 306/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da construção de estacionamento no Terminal Rodoviário Municipal, com a finalidade de atender os usuários de mototáxi.

JUSTIFICATIVA:

Essa reivindicação tem por objetivo atender os usuários do transporte e os mototaxistas, que necessitam de um local de embarque e desembarque de passagem no interior do local da parada de ônibus no terminal rodoviário.

Com a construção do estacionamento, o local ficará com mais conforto e segurança, e, ainda, facilitará para que os passageiros e mototaxistas tenham um lugar seguro para estacionar, evitando futuros transtornos, garantindo assim a organização, mobilidade e segurança de usuários e mototaxistas.

 

Vereador Paulo Sergio Locutor

Indicação nº 307/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar a manutenção da ponte sobre o Rio Taipá, localizado na região das Fazendas São Geraldo, Vaticano, entre outras.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a nossa reivindicação vem atender ao pedido dos moradores da região das Fazendas São Geraldo, Vaticano, entre outras, tem do em vista que os mesmos estão encontrando dificuldades em transportar sua produção agrícola, leiteira e pecuária, como também o transporte escolar.

Assim sendo, solicitamos uma manutenção na ponte sobre o Rio Taipá, a qual está passando por essa necessidade e com o período chuvoso irá agravar ainda mais a sua estrutura. 

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação nº 308/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que estude a possibilidade da criação de um Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais com profissionais que tenham formação em Educação do Deficiente Visual e do Surdo-cego, preferencialmente com experiência direta no atendimento à pessoa com deficiência visual.

JUSTIFICATIVA:

O objetivo da proposição é que a criança com deficiência visual, assim como as demais crianças, apresenta diversas potencialidades a serem desenvolvidas. Entretanto, diferentemente das demais, têm necessidades específicas de aprendizagem, para as quais precisa de apoio e recursos educacionais especiais. Em decorrência da deficiência sensorial, apresentam necessidades específicas, caminhos e formas peculiares de apreender e assimilar o real. Necessitam de mais tempo para vivenciar e organizar suas experiências, aprender e construir conhecimentos, compreendidas essas circunstâncias pela família e professores, poderão se beneficiar e obter sucesso na inclusão escolar e social.

Além disso, ressalta-se que é de fundamental importância o trabalho de apoio pedagógico específico na área de deficiência visual, uma vez que cabe aos seus profissionais especializados avaliar, identificar e sugerir intervenções no processo de desenvolvimento do estudante com deficiência visual, considerando os aspectos psicopedagógicos e funcionais da visão, a fim de esclarecer e orientar as ações didático-pedagógicas que facilitem o processo ensino-aprendizagem da clientela atendida.

 

Vereador Joanir Martins

Indicação nº 309/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da criação de uma Sala de Instrumento Musical na Aldeia Limão Verde.

JUSTIFICATIVA:

Justifico a presente indicação, por se fazer necessário esse atendimento para  as crianças, jovens e adolescentes da Aldeia Limão Verde, tendo em vista a necessidade de incentivar os nossos jovens e crianças, sendo um dos motivos da instalação da sala dentro da aldeia.

 

Vereador Valter Brito

Indicação nº 310/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer a substituição das lâmpadas já existentes por lâmpadas de LED nos Residenciais Pôr do Sol I e II.

 

Vereadora Janete Cordoba

Indicação nº 311/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a  necessidade da contratação de um profissional CIRURGIÃO VASCULAR, para atender na rede pública de saúde do município de Amambai.

JUSTIFICATIVA:

Cirurgião Vascular é a especialidade médica que trata dos vasos sanguíneos (artérias, veias e linfáticos). Todo o sistema circulatório, com exceção do coração (tratado pela Cirurgia Cardíaca) e dos vasos dentro do crânio (tratados pela Neurocirurgia), é o objeto de atenção da área. Os cirurgiões vasculares atuam na circulação das pernas, no abdome, no pescoço e nos membros superiores, corrigindo artérias estreitadas ou dilatadas, veias ocluídas ou dilatadas e obstruções dos vasos linfáticos. A área trabalha em conjunto com a Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

Entre as doenças vasculares passíveis de tratamento cirúrgico pode-se citar: oclusões arteriais, causadas geralmente por trombos ou placas ateromatosas; aneurismas, dilatações arteriais; varizes, dilatações venosas; anastomoses de artérias e veias, para tratamento dos traumas vasculares. Também a confecção de fístula arteriovenosa para realização de hemodiálise em pacientes portadores de insuficiência renal crônica em geral é conduzida por cirurgião vascular.

Tendo em vista que atualmente não contamos com um profissional desta área para atender em nosso município, o que gera transtornos as pessoas que não tem condições financeiras para custear despesas com atendimento particular.

 

Vereadora Cida Farias

Indicação nº 312/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a viabilidade de realizar a pintura do imóvel alugado para o funcionamento do PROCON, incluindo partes internas e externas, fachada com os números de telefone e celular de plantão, bem como a aquisição de computadores e impressoras.

JUSTIFICATIVA:

Justifica-se este pedido, tendo em vista que o imóvel apresenta deterioração da pintura e também necessita de uma melhor identificação do órgão, pois muitas pessoas perguntam onde o mesmo funciona.  

É também necessária a aquisição dos equipamentos de informática, para que os servidores possam prestar um melhor serviço à população, tendo em vista, no ano de 2021, já ter realizado mais de 700 atendimentos, tendo uma resolutividade de 80%.

 

Vereador Anilson Prego

Indicação nº 313/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que estude a possibilidade de aquisição de 01 caminhão pipa com jato de água canhão, para apoiar em casos de emergências, o 16º SubGrupamento de Bombeiros de Amambai – MS, sendo que em momentos de emergência a guarnição dispõe somente de 01 caminhão com capacidade de 5 mil litros de água, e em vários momentos, não tem sido suficiente para atender a demanda das Aldeias Indígenas, chácaras com criação de frangos e também apagar incêndios.

JUSTIFICATIVA:

Ressaltamos a necessidade de aquisição de um caminhão pipa com jato de água canhão, para auxiliar em casos de ocorrências diversas que necessitam deste tipo de equipamento, o 16º SubGrupamento de Bombeiros de Amambai- MS, proporcionando segurança, agilidade e tranquilidade a nossa população, em casos de incêndios ou outras emergências em que se faça necessária a utilização de tal veículo com o referido equipamento.

 

Vereadora Rosa Linda

Indicação nº 314/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos para a aquisição de aparelhos hospitalares para atender  o Hospital Regional  de Amambai. Conforme segue: Cardiotoco Fetal, Oximetro Infantil, Oximetro de Pulso de Mesa, Monitor Multiparâmetro.

JUSTIFICATIVA:

*Cardiotoco Fetal: Este equipamento proporciona a realização do exame durante a gestação para verificar os batimentos cardíacos e o bem estar do feto durante o trabalho de parto. Aparelho esse de grande importância para uma maternidade, já que a demanda de partos nesta instituição é favorável. 

*Oximetro de Pulso de mesa: O equipamento serve para verificação local, monitoramento ou gravação continua não invasiva da oximetria (Spo2%), frequência cárdia (FC), sendo estes, dados vitais importantes, tendo em vista, que o aparelho garante assistência de qualidade a saúde do paciente. 

*Oximetro Infantil: O equipamento serve para verificação local monitoramento ou gravação continua não invasiva da oximetria (Spo2%) frequência cárdia (FC) do recém-nascido. Dados vitais importantes, tendo em vista que o aparelho proporciona a realização do teste de coraçãozinho com qualidade. Exame de rotina que é realizado em todos os bebês em suas primeiras 24/48horas de vida, com intuito de um diagnóstico precoce de cardiopatia.

*Monitor Multipârametro: É o principal equipamento utilizado, durante as urgências e emergências em cirurgias e na triagem do paciente. Este monitor nos proporciona 06 parâmetros essências no ato de uma urgência e emergência; eletrocardiograma, oximetria, pressão não invasiva, temperatura, frequência respiratória e cardíaca, suporte desde equipamento proporciona ofertar uma assistência de qualidade ao paciente. Atendera com muito êxito a necessidade do hospital já que o hospital Regional é o único pronto socorro deste município e referencia de cirurgias do Conisul.

 

Vereador Odil Puques

Indicação nº 317/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual, Barbosinha, a possibilidade de apresentar uma emenda parlamentar para a aquisição de um veículo para a (APAE) Associação de Pais e Mestres de Amambai.

JUSTIFICATIVA:

A APAE de Amambai atende 124 alunos e os trabalhos da direção, coordenação pedagógica, professores e funcionários exigem constantes deslocamentos pela cidade, de sorte que um veículo vai ajudar nessa tarefa, além de possibilitar agilidade no atendimento aos familiares dos alunos. 

 

Vereadora Ligia Borges

Indicação nº 318/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da construção de calçada e bloco sanitário adaptado, na ASSOCIAÇÃO FILANTRÓPICA HÍPICA E EQUOTERAPIA DE AMAMBAI-MS.

JUSTIFICATIVA:

Nosso pedido se justifica porque o local será para atender alunos com necessidades especiais, entre outros, e a calçada irá facilitar o acesso dos mesmos. Os banheiros serão de grande importância para uso das crianças, profissionais, pais e os demais que irão frequentar o local, oferecendo assim uma infraestrutura adequada para atender a todos com respeito e dignidade. 

 

As indicações nº 315 e 316/2021 foram retiradas pelos vereadores autores, Geverson Vicentim e Tato Souza, respectivamente.

O pequeno expediente com palavra de 5 minutos foi suprimido após solicitação do vereador Odil Puques e aprovação unânime de todos os vereadores. Já o grande expediente com palavra livre de 7 minutos foi marcado por entrega de moções de congratulações pela vereadora Cida Farias e vereador Geverson Vicentim.

No fim, o Presidente Valter Brito informou que a próxima sessão não acontecerá na Segunda-Feira, 01, e sim na Quinta-Feira, 04.

Não tendo nada mais a se tratar, o presidente findou a presente sessão.