Resumo Sessão 25 de Maio

por LuizMatheus — publicado 26/05/2021 10h59, última modificação 26/05/2021 10h59
Resumo da Sessão Ordinária de 25 de Maio de 2021 realizada em Amambai/Ms.

Segue para as indicações de cada Vereador.

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 174/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, a Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se realizar manutenção da via (recapeamento), bem como revitalização, paisagismo e jardinagem nos canteiros centrais em toda extensão da Avenida Pedro Manvailer, uma das principais avenidas do município.

 JUSTIFICATIVA:

A referida Indicação é uma solicitação dos moradores e comerciantes de nosso município. Tendo em vista que a referida Avenida é a mais importante do nosso munícipio, onde estão localizados diversos estabelecimentos comerciais e necessita receber uma revitalização tanto na via como nos canteiros, paisagismo e jardinagem, para dar uma aparência bonita, viva e renovada, proporcionando assim, a valorização dos imóveis e estabelecimentos comerciais, e a tornando mais atrativa ao público.

 A manutenção da via se faz necessário em virtude do grande fluxo de veículos que transitam pelo local diariamente em decorrência da mesma ser uma rodovia, o tráfico de veículos pesados é intenso, chegando até mesmo a 80 toneladas, além do grande número de moradores usuários desta via para se locomover.

Haja vista, que a revitalização, paisagismo e jardinagem irão embelezar a mesma proporcionando uma vista agradável aos olhos dos moradores e visitantes que por ali trafegam, tornando o clima mais agradável com árvores sombrias e ar puro visando uma melhor qualidade de vida que irá beneficiar toda comunidade.            

 

Vereador Tato Souza

Indicação 175/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar a instalação de uma “Academia ao Ar Livre”, no Parque do Panduí.

JUSTIFICATIVA:

Destaco que o Parque do Panduí é um local bonito, limpo, bem cuidado pela sua equipe de trabalhadores. Onde a quadra de esporte, quadra de areia e pista de caminhada estão em bom estado de conservação.

No entanto, os frequentadores solicitam a instalação de uma academia ao ar livre, para realização de exercícios físicos diversos.

Visitei o local, e existem vários pontos que podem abrigar os referidos equipamentos.

A academia ao ar livre proporcionará além de mais beleza ao local, a oportunidade de todos os que utilizam o espaço para se exercitarem.

 

Vereadora Lígia Borges

Indicação 176/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para realizar a reforma e manutenção dos Centros de Educação Infantil de nosso município, conforme segue:

•           CEI Nosso Lar; pintura geral, substituição de calhas, reforma do telhado, troca de piso da área coberta e manutenção da rede elétrica;

•           CEI Nosso Mundo; manutenção de toda a rede elétrica;

•           CEI Debora Quinzani; drenagem de água, construção da fossa, reforma das calçadas, manutenção da rede elétrica e pintura geral;

JUSTIFICATIVA:

Esta indicação se faz necessária e aproveitando que nesse momento as referidos CEIs não estão com aulas presenciais, devido a Pandemia. A manutenção das redes elétricas nos três CEIs citados, se fazem necessárias, pois, não comportam a instalação de ar condicionado.

O Objetivo de tal indicação é trazer conforto e segurança aos funcionários e crianças atendidas pelas instituições escolares.

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 177/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que estude a possibilidade da construção de uma sede própria para a Associação de Moradores da Vila Indiana.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a solicitação tem como objetivo atender as reivindicações que recebemos por parte dos moradores daquela vila, tendo em vista que não dispõem de um local próprio para a realização de eventos, reuniões e lazer.

Assim, aguardamos as providências necessárias e aproveitamos a oportunidade para agradecer os trabalhos já realizados por Vossa Excelência.

 

Vereador Gustavo Baiano

Indicação 178/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de elaborar um projeto para a construção de uma rotatória no cruzamento da Avenida Pedro Manvailer com a Rua dos Expedicionários.

JUSTIFICATIVA:

Sendo uma avenida de grande tráfego e uma região localizada com um fluxo comercial intenso, devido ao grande número de empresas situadas naquela região.

O objetivo de uma rotatória é limitar a velocidade e organizar os fluxos de tráfego, reduzindo conflitos, acidentes e melhorando a fluidez entre veículos que por ela transitam.

A indicação visa contribuir para uma melhor organização do trânsito e segurança dos pedestres e motoristas que transitam diariamente em grande escala pelo local.

 

Vereadora Rosa Linda

Indicação 179/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal, BETO PEREIRA, a possibilidade de viabilizar recursos federais, para a aquisição de um veículo para atender à equipe de saúde da área rural de nosso município, sendo os Assentamentos Guanabara, Sebastião Rosa da Paz, Magno Alves de Oliveira, loteamento Querência, além das Fazendas e Chácaras. 

JUSTIFICATIVA:

O veículo vem dinamizar o atendimento da Secretaria Municipal de Saúde na zona rural do município, sendo destinado ao transporte da equipe técnica, proporcionando melhor qualidade do serviço prestado para a comunidade rural.

 

Vereador Paulo Sergio Locutor

Indicação 180/2021

Indico, na forma regimental, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, referente a uma emenda parlamentar conquistada junto ao Deputado Federal Dr. Luiz Ovando, no valor de R$150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). Solicito que essa verba seja destinada para a aquisição de um veiculo para a Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal.                                  

JUSTIFICATIVA:

Excelentíssimo Senhor Prefeito, nossa proposição se faz necessária, tendo em vista que a mesma vai ser viabilizada pelo Deputado Federal – MS, Dr. Luiz Ovando – PSL/MS.

A Escola Agrícola vem passando por necessidades de reformas e de novas aquisições, a nossa solicitação visa atender as reivindicações da direção, professores e funcionários da referida escola, tendo em vista que o veiculo ao qual a mesma tem disponível, não comporta a demanda, sendo uma camionete com mais de 30 anos de uso e um novo veiculo irá agregar a uma melhor agilidade nos trabalhos de nossa escola agrícola.

 

Vereador Anilson Prego

Indicação 181/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a seguinte necessidade:

•           Implantar o intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) nos eventos oficiais do Município e em lives do Prefeito e Secretários.

JUSTIFICATIVA:

Nossa proposta vem colocar em prática a inclusão, já que com a presença do tradutor e intérprete de Libras, que realiza  a  interpretação da Libras, facilitando a comunicação e o acesso às informações e direitos dos cidadãos surdos e mudos, além de considerar a construção da identidade surda/muda como um movimento social, político e também histórico, e faz prevalecer a inclusão social dos surdos/mudos tão almejada e despreza toda e qualquer forma de discriminação e preconceito com esse grupo, que sofreu por um longo tempo com a ignorância e visão equivocada dos ouvintes que impunham um padrão errôneo e unilateral de normalidade. Sendo isso um interesse público geral, esperando que o Executivo Municipal possa atender a presente proposta.

 

Vereadora Cida Farias

Indicação 182/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de instalação de um Centro de Atendimento à Mulher - CAM. 

JUSTIFICATIVA:

O Centro de Atendimento à Mulher é um serviço de referência em planejamento familiar, climatério, patologia cervical, mastologia e gestação de alto risco, mulheres com alteração no colo do útero que necessitam de exames para confirmação ou descarte da doença, mulheres de 40 a 65 anos que apresentam irregularidades menstruais, calores, distúrbios emocionais e na menopausa.

Considerando que a prefeitura adquiriu um mamógrafo e um aparelho de ultrassonografia digital e que em breve serão disponibilizados para os usuários do SUS.

Considerando que a maioria das mulheres deslocam-se até a cidade de cascavel para realizar as mamografias e outros exames.

Considerando que a Prefeitura adquiriu esses equipamentos é que faço essa indicação.

Um local adequado para instalação desses equipamentos e com atendimento somente para mulheres tornará o município referência na região, incluindo o atendimento ginecológico e outras terapias à saúde da mulher.

 

Vereador Odil Puques

Indicação 183/2021

Senhor Presidente:

INDICO, na forma regimental, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para através de lei ou mesmo de convênio, firmar parcerias públicas privadas, com empresas e pessoas físicas para adotar praças e canteiros públicos, que poderá denominar-se “Projeto Adote uma Rua” ou “Adote uma Praça”, conforme a conveniência.

JUSTIFICATIVA:

Amambai possui muitas ruas, praças e avenidas que necessitam de constantes reparos. Com a parceria esses espaços poderão ser adotados e cuidados por empresas e pessoas físicas e como contrapartida serão autorizados a exibir a propaganda do referido estabelecimento comercial, se assim desejarem. Com a participação da população ajudando a cuidar dos espaços públicos nossa cidade ficará cada vez mais bem cuidada e limpa, abrindo espaços para o poder público fazer reparos de grande monta, como por exemplo: o patrolamento e o cascalhamento de ruas ainda não asfaltadas.

 

Vereador Joanir Martins

Indicação 184/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade  de empenho junto ao Comando da Policia militar, para a instalação de uma Posto de Segurança Policial na Vila  Nossa Senhora Aparecida, região conhecida como Hípica. 

JUSTIFICATIVA:

Justificamos a extrema urgência, tendo em vista a situação em que se encontra aquela região, com constantes reclamações dos moradores que estão preocupados com a segurança daquela localidade.

Salientamos que um posto policial irá coibir a prática de atos ilícitos, protegendo os moradores de vários tipos de delitos cometidos e atuando prontamente. 

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 185/2021

Indicamos, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de realizar benfeitorias na Escola Municipal Marlene Vilarinho de Albuquerque, tais como:

•           Estacionamento.

•           Passarela Elevada.

•           Instalação dos aparelhos de ares condicionados.

•           Pintura da Área Externa.

•           Motor Elétrico para o portão.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, o estacionamento é de extrema importância, pois as ruas no entorno da escola são estreitas, o que dificulta o estacionamento de veículos, possibilitando riscos de acidentes.

Faz-se necessário a construção de uma passarela elevada devido ao fluxo de veículos, proporcionando maior segurança aos alunos e pedestres que trafegam nos horários de entrada e saída.

A Escola já possui os aparelhos de ares condicionados, apenas a instalação é necessária, assim como uma pintura na área externa para a conservação das dependências da escola e a aquisição de um motor elétrico para o portão principal que irá trazer segurança aos alunos e funcionários.

 

Vereador Valter Brito

Indicação 186/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para a construção de um CENTRO CIRÚRGICO e um BLOCO ADMINISTRATIVO (administração, cozinha, lavanderia e refeitório) no Hospital Regional de Amambai.

---

Eu seu tempo regimental, cada vereador apresentou sua agenda semanal, desejaram um Feliz dia dos trabalhadores rurais a todos os trabalhadores rurais de Amambai.

Ainda, os vereadores Paulo Sergio Locutor e Geverson Vicentim entregaram suas moções de congratulações aprovadas na última sessão.

Nada mais a se tratar, se findou a Sessão do dia 25 de Maio de 2021.