Resumo Sessão 20 Setembro

por LuizMatheus — publicado 21/09/2021 09h29, última modificação 21/09/2021 09h29
Resumo da Sessão Ordinária de 20 de Setembro de 2021, realizada na Câmara Municipal de Amambai/MS.

Os trabalhos da Sessão ordinária datada em 20 de setembro de 2021, começaram com a leitura de um salmo e correspondências recebidas pela Câmara Municipal.

Foi realizada a leitura dos seguintes projetos:

Projeto de Lei nº 033/2021

SÚMULA: “Cria o Conselho Municipal de Turismo de Amambai/MS (COMTUR), e dá outras providencias”.

Projeto de Lei CM nº 007/2021

SÚMULA: “Institui o Programa “Quem ama cuida” no âmbito do município de Amambai e dá outras providências”.

 

Segue para as indicações de cada Vereador.

Vereador Tato Souza

Indicação 262/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, a possibilidade de disponibilizar uma Patrulha Mecanizada (trator com implementos), para atender a Agricultura familiar na Aldeia Indígena Amambai.

JUSTIFICATIVA:          

Nosso objetivo é incentivar e ajudar na produção de alimentos. Na aldeia muitos dos indígenas residentes, sobrevivem e sustentam seus familiares com a agricultura de cultivo típico como (mandioca, feijão, milho, batata) e outros.

E nosso objetivo é melhorar e aumentar à produção e consequentemente a geração de renda para os familiares.

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 263/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de disponibilizar recursos para a aquisição de uma academia de ginástica ao ar livre, para deficientes físicos.

JUSTIFICATIVA:

Existem poucas opções de lazer e esporte para os deficientes físicos da nossa cidade e, a instalação da academia vai proporcionar saúde, além de promover a socialização do grupo. A acessibilidade dá a motivação que faltava para que esses usuários passem a praticar outros tipos de esporte e melhorem a qualidade de vida.

A prática esportiva, além de fazer bem para a saúde, aumenta a autoestima dos deficientes físicos e promove interação social, diminuindo a incidência de depressão, que tem se tornado cada vez mais comum no país.

 

Vereador Paulo Sergio Locutor

Indicação 264/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal, Dr. Luiz Ovando, a possibilidade de viabilizar Emenda Parlamentar no Orçamento da União, no valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), para a implantação de galerias de águas pluviais e pavimentação asfáltica no Loteamento Residencial Bonito.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Deputado, o objetivo é buscar desenvolvimento e progresso, melhorando a qualidade de vida da população, tendo em vista que é uma reivindicação antiga dos moradores, que lutam por uma vida mais digna, tendo em vista que esse residencial foi feito seguindo as vigências antigas, sem a entrega das infraestruras que hoje é por lei. O Residencial Bonito está localizado próximo a Rodovia MS-485, onde é uma região em pleno desenvolvimento, com empresas sendo construídas e outras aguardando as melhorias para serrem implantadas. Esses benefícios irá atender cerca de 5 mil moradores na região, que agrega chácaras, clubes recreativos e o residencial citado acima.

CONSIDERAÇÕES:

CONSIDERANDO que a qualidade de vida da população é primordial para o crescimento do país e que a responsabilidade é do Poder Público, nas esferas Federal, Estadual e Municipal;

  CONSIDERANDO que no Residencial Bonito, não existe nenhum metro de galeria de águas pluviais e o mesmo acontece com o asfalto, guias e sarjetas.

 

Vereadora Rosa Linda

Indicação 266/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal, BETO PEREIRA, a possibilidade de viabilizar recursos para a aquisição de um veículo para a VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA de nosso município.

JUSTIFICATIVA:

A Vigilância Epidemiológica proporciona o conhecimento, a detectação ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Sendo responsável por programar, coordenar e supervisionar serviços de saúde, promover análises, estudos e pesquisas para identificação de grupos e fatores de risco populacional. Trabalhar o assessoramento e orientar tecnicamente, a nível regional e municipal, o combate de doenças e agravos à saúde.

Necessitando, portanto por diversas vezes o empréstimo de veículo para a realização de visitas mais distantes, sendo nas aldeias, nos assentamentos e até mesmo em diversas vilas, causando desconforto aos funcionários, razão pela qual solicitamos empenho na aquisição de um veículo para atender a vigilância epidemiológica de nosso município. 

 

Vereador Gustavo Baiano

Indicação 267/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar a emenda para aquisição de um caminhão caçamba basculante, para a Secretaria de Serviços Urbanos, solicitação essa oficializada junto a Excelentíssima Senhora Senadora da República Soraya Vieira Thronicke  - PSL.

JUSTIFICATIVA:

Excelentíssimo Senhor Prefeito, o presente pedido, vem em atender a Secretaria de Serviços Urbanos de nosso município, onde temos uma grande demanda de limpeza na área urbana, e com a solicitação, vem ao encontro para o melhor aparato do maquinário, ao qual a secretaria se faz necessário.

Com esses novos maquinários, poderemos melhorar em muito nos serviços prestados pela secretaria à comunidade de nosso município, com maior agilidade.

A aquisição desse novo maquinário será de suma importância para a secretaria, e melhorará ainda mais o excelente atendimento que a mesma vem executando.

 

Vereadora Lígia Borges

Indicação 268/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer a reforma do parquinho infantil e melhorias na quadra de esportes da Vila Cristina.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, com o retorno das atividades esportivas, essas melhorias se fazem necessárias, tendo em vista que os moradores utilizam o local para a prática esportiva nos finais de semana e, também proporcionar às famílias que ali residem melhor qualidade de lazer para aquela comunidade.

 

Vereador Odil Puques

Indicação 269/2021

INDICO, na forma regimental, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para fazer a substituição dos bloquetes existentes nas ruas do Conjunto Habitacional Caiuás por pavimentação asfáltica, além do recapeamento com lama asfáltica nas demais ruas daquela vila.  

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, o Conjunto Habitacional Caiuás é um dos mais antigos do município e diversas ruas daquela vila ainda são pavimentadas com os chamados “bloquetes”, que além de sofrer muitas avarias com o tempo, possui manutenção dispendiosa. Com a pavimentação e a chamada lama asfáltica nas ruas, muito contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, além de facilitar a implementação de saneamento básico e a valorização dos imóveis da região.

 

Vereador Joanir Martins

Indicação 270/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de abertura de estacionamento para veículos na Escola Municipal Mbo’Erenda Tupã I Ñandeva e na extensão Brilho do Sol.

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 271/2021

Indicamos, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de realizar reforma e adequação de estacionamento, na Rua General Câmara, entre a Avenida Pedro Manvailler e Rua Sete de setembro, na lateral do Ponto do Pastel e Casa Alô Amambai.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a solicitação é um pedido da população devido à necessidade de melhorar o acesso àquele local, no intuito de trazer segurança aos pedestres e motoristas, tendo em vista que a movimentação é intensa por conta dos estabelecimentos ao redor. Feito isso, o local ficará com uma melhor aparência e, ainda, facilitará para que todos tenham um lugar seguro para estacionar, evitando futuros transtornos.

 

Vereador Valter Brito

Indicação 272/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da construção de uma PASSARELA ELEVADA, em frente ao Centro de Educação Infantil Olinda Lemes Camilo, para acesso da comunidade escolar.

 

--

Devido à sobra de tempo, nesta ocasião, o Presidente Valter Brito aumentou o tempo regimental de palavra livre no grande expediente de 7 minutos para 10 minutos. Nestes, os vereadores ressaltaram a importância de cada indicação realizada bem como informaram sobre suas agendas semanais. Foram entregues, também, algumas Menções de Congratulações.

Não tendo nada mais a se tratar, o Presidente findou a presente sessão.