Resumo Sessão 18 de Outubro

por LuizMatheus — publicado 19/10/2021 11h30, última modificação 19/10/2021 11h30
Resumo da Sessão Ordinária de 18 de Outubro de 2021, realizada em Amambai-MS.

Os trabalhos da Sessão ordinária datada em 18 de Outubro de 2021 começaram com a leitura de um salmo, da ata da última Sessão e das correspondências recebidas/expedidas pela Câmara Municipal.

Segue para as indicações de cada Vereador.

Vereadora Cida Farias

Projeto de Lei CM nº 09/2021

SÚMULA: “Dispõe sobre a instituição do Dia de Homenagem “Professora Viviane Scalon Fachin” aos professores do município de Amambai e dá outras providências”.

 

Vereador Odil Puques

Projeto de Resolução nº 02/2021

SÚMULA: “Institui o Concurso de Pesquisa, sobre personalidades da história de Amambai e dá outras providências”.

 

Vereador Anilson Prego

Requerimento nº 07/2021

Requeiro, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Presidente desta Casa de Leis, Valter Brito, para que se oficie ao Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual, Coronel David, para que envie a esta Casa de Leis, informações quanto ao andamento da Emenda Aditiva ao Projeto de Emenda Constitucional nº 08/2019, apresentado por Vossa Excelência à Assembleia Legislativa em benefício dos Agentes Penitenciários do estado de Mato Grosso do Sul, conforme segue:

         Há possibilidade de esta Emenda ser aprovada ainda no ano de 2021?

         Se há possibilidade e existe um consenso entre os parlamentares para que seja apoiada a referida proposta?

JUSTIFICATIVA:

A presente solicitação prende-se aos interesses dos servidores (Agentes Penitenciários do Estabelecimento Penal do Município de Amambai), que tem questionado quanto à referida Emenda Aditiva (Projeto de emenda constitucional que cria a Polícia Penal dos estabelecimentos do sistema penal do MS), por ser relevante, a referida emenda despertou grande interesse nos servidores de Agentes Penitenciários que desejam saber da possibilidade concreta da aprovação da Emenda Aditiva.

 

Vereadora Janete Córdoba

Requerimento nº 08/2021

Requeiro, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Presidente desta Casa de Leis, Valter Brito, para que se oficie a Ilustríssima Senhora Secretária Municipal de Saúde, Dirlene Silveira dos Santos Zanetti Rodrigues, que envie a esta Casa de Leis, as seguintes informações:

1.         Por que ainda não estão em funcionamento os Aparelhos de Mamografia e Raios-X Digital;

2.         Qual a previsão de começar os atendimentos com esses aparelhos.

JUSTIFICATIVA:

É notória a necessidade da população, que ressente com a falta desses equipamentos, tendo em vista que os pacientes de nosso município precisam ser encaminhados a outro município para realização de exames de mamografia e demais exames, e isso geram custos para os cofres públicos do município.

Destacamos que estamos no OUTUBRO ROSA, e a procura para realização de exame de mamografia se intensifica durante esse mês, por isso a importância desses equipamentos entrarem em funcionamento para garantir agilidade, segurança e precisão no resultado do exame.

Somos sabedores que o aparelho de mamografia e Raios-X Digital já se encontra em nosso município a mais de um ano aguardando instalação.

A modo a prestar informações seguras à sociedade, que diariamente tem nos cobrado, vimos por meio deste solicitar esclarecimentos sobre as informações requeridas.

 

Vereador Tato Souza

Indicação nº 297/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz Bandeira de Melo, a possibilidade de instalar refletores no interior do Parque Indígena da Aldeia Amambai, na quadra e campo de esportes, bem como a pintura da estrutura do parque e da quadra de esportes.

JUSTIFICATIVA:          

O parque indígena é uma referência dentro daquela comunidade. A iluminação também trará mais segurança às famílias que frequentam o local à noite.

 

Vereador Paulo Sergio

Indicação nº 298/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar a pavimentação asfáltica no trecho em que liga o prolongamento da Avenida Nicolau Otaño até o Cemitério Municipal Crepúsculo, na Rodovia MS-485, em um total de 3 Quilômetros, sendo que já temos junto ao Deputado Federal Dr. Luiz Ovando, um pedido de recursos no Orçamento da União, em um total de 2 milhões de reais, para elaboração dessa tão importante obra de infraestrutura e demais obras do município.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, o objetivo é buscar desenvolvimento e progresso, melhorando a qualidade de vida da população, sendo essa região junto a Rodovia MS-485, uma localização em pleno desenvolvimento e essa obra irá atender cerca de cinco mil moradores, que agrega chácaras, clubes recreativos e residenciais, além de empresas que estão sendo construídas e outras aguardando as melhorias para serrem implantadas.

 

Vereador Joanir Martins

Indicação nº 299/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para se fazer a reforma e ampliação do POSTO DE SAÚDE DA ALDEIA JAGUARI.

JUSTIFICATIVA:

Justificamos este pedido sabendo da importância de oferecer um atendimento mais humanizado e com qualidade para os usuários da referida aldeia, proporcionando um local adequado para a atuação dos profissionais de saúde.

Verifica-se qie o posto não está em boas condições estruturais, necessitando, em caráter de urgência, de um reforma e ampliação para melhor suprir as necessidades daquela comunidade.

 

Vereador Gustavo Baiano

Indicação nº 300/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da construção de uma rotatória no cruzamento da Avenida Pedro Manvailer com a Rua Cassiano Marcelo.

JUSTIFICATIVA:

Sendo uma região de fluxo comercial intenso, devido ao grande número de empresas ali situadas. O objetivo de uma rotatória é limitar a velocidade e organizar os fluxos de tráfego, reduzindo conflitos, acidentes e melhorando a fluidez entre veículos que por ela transitam.

A grande quantidade de veículos, tanto leves como pesados que passam pelo local diariamente, principalmente nos horários de pico e finais de semana.

A indicação visa contribuir para uma melhor organização do trânsito e segurança dos pedestres e motoristas que transitam diariamente em grande escala pelo local.

 

Vereadora Lígia Borges

Indicação nº 301/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Paulo Corrêa, a possibilidade de viabilizar junto ao Governo do Estado, Emenda Parlamentar para melhorias na Escola Especial Renascer - APAE de Amambai.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Deputado, com objetivo de buscar melhorias no atendimento dos pais e alunos que fazem parte dessa comunidade escolar, solicito que esse valor seja destinado a reforma do Salão de Eventos da Escola Especial Renascer – APAE de Amambai/MS, tendo em vista que o salão de eventos é o local onde são realizadas as reuniões com os Pais, atividades lúdicas, pedagógicas, esportivas, apresentações teatrais entre outras programações realizadas neste espaço multifuncional.

Lembrando que a de Amambai assiste diretamente cerca de 124 alunos, com idade de 2 meses a 64 anos aproximadamente e dessa forma traria mais conforto ao atendimento.

 

Vereadora Rosa Linda

Indicação nº 302/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de fazer gestão junto a ENERGISA para a realização do rebaixamento da rede de energia elétrica no prolongamento da RUA BOA VENTURA VIEIRA NETO, na Vila Cristina, para a implantação de Iluminação pública no referido local, que também é utilizado por pequenos produtores da região.

JUSTIFICATIVA:

A presente indicação tem por objetivo melhorar as condições para as pessoas que utilizam o referido local, principalmente no período noturno, trazendo mais segurança aos munícipes.

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação nº 303/2021

Indicamos, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de MS, REINALDO AZAMBUJA, a possibilidade de viabilizar a implantação de pavimentação asfáltica na MS- 485, trecho que liga Amambai/Aral Moreira.

JUSTIFICATIVA:

Considerando que é uma região com grande extensão rural, abrangendo os municípios de Amambai e Aral Moreira, trecho de suma importância principalmente para a classe produtora, uma vez que é utilizada para o escoamento da produção agropecuária da região. 

Considerando que a MS 485 dá acesso ainda, a Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal, sediando hoje o Centro de Pesquisa pela Fundação Mato Grosso do Sul, que se também beneficiará com a pavimentação asfáltica, trazendo um melhor acesso e conforto aos alunos que ali frequentam.

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação nº 304/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de criar em seu quadro de servidores o cargo de Monitor, para atuar dentro dos veículos de transporte para estudantes.

JUSTIFICATIVA:

A reivindicação é dos pais e visa auxiliar o motorista no embarque e desembarque dos alunos, além de manter a ordem e a segurança na trajetória dos veículos, quando o ônibus estiver em movimento, em especial no transporte na área rural.

A presença de profissional monitor poderá trazer benefícios, como: diminuir o risco de atropelamento no trajeto da escola até o veículo e vice e versa, acidentes no interior do mesmo, além de impedir a aproximação de pessoas estranhas.

Assim, solicita o empenho no atendimento deste pedido, que irá beneficiar o setor educacional, proporcionando segurança e bem-estar aos educando.

 

Vereador Valter Brito

Indicação nº 305/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que se faça o recapeamento com lama asfáltica na Rua Alcindo Franco Machado, entre a Avenida Nicolau Otaño e Rua Duque de Caxias e, também, no cruzamento das Ruas Colombo e Dom Pedro II, tendo em vista  que a malha viária é antiga e não suporta apenas o tapa buracos, motivo que nos leva a solicitar o recapeamento.

 

--

A presente Sessão foi marcada pela entrega de diversas moções de congratulações. O Presidente Valter Brito, e os vereadores, Geverson Vicentim, Tato Souza e Roberto Sangue Bom, foram os vereadores que entregaram estas.

Pelo tempo regimental, os vereadores tiveram o tempo de 5 minutos para discutirem sobre suas matérias no pequeno expediente, e 10 minutos de fala livre no grande expediente.

Não tendo mais nada a ser tratado, o Presidente se findou a presente Sessão.