Resumo Sessão 17 de Maio

por LuizMatheus — publicado 18/05/2021 08h51, última modificação 18/05/2021 08h51
Resumo e apresentação das matérias dos Vereadores na Sessão de 17 de Maio de 2021 em Amambai/MS.

Segue para as indicações de cada Vereador.

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 162/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, a Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de estar executando pavimentação asfáltica, nos seguintes locais:

•           Rua Moacir Pimentel, entre as Ruas Jacinto Basílio de oliveira e Algacir Pissini, Vila Cassiano Marcelo;

•           Rua Monte Castelo, entre as Ruas Heron da Rosa Brum e Manoel Alves de Oliveira, nas Vilas São Luiz e Martins;

•           Rua Ary Nunes da Silva, entre as Ruas José Luiz Sampaio Ferraz e Vergelino Joaquim dos Santos, na Vila Santa Catarina;

•           Rua Ary Nunes da Silva, entre as Ruas Manoel Pereira da Luz e Rubem Chaparro de Oliveira, na Vila Jardim Panorama;

•           Rua Neil Scalon, entre as Ruas Teodorico Jurgielewicks e Elpidio Pereira da Rosa, na Vila Jardim Panorama;

•           Rua Travessa dos Servidores, entre as Ruas Aluizio de Souza e Rubem Chaparro de Oliveira, na Vila Jardim Panorama.

•           Rua Teodorico Jurgielewicks, entre as Ruas José Alves Cavalheiro e Monte Castelo, na Vila Alva;

•           Rua Teodorico Jurgielewicks, entre as Ruas Monte Castelo e Rui Barbosa, na Vila Alva.

JUSTIFICATIVA:

A referida Indicação é uma solicitação dos moradores, para acabar com o transtorno em relação ao barro e a poeira. A pavimentação asfáltica das referidas ruas se faz necessária, pois os moradores sofrem constantemente com a lama no período de chuvas e com a poeira no período de estiagem, ocasionando problemas de saúde e também prejudica a trafegabilidade.

Visando a melhoria de vida da população deste município, sabemos que o pavimento traz muitos benefícios, começando pela diminuição de doenças provocadas por poeiras e pela água parada que se formar nas vias de chão batido, proporciona conforto à população, melhora condições de limpeza, contribuindo para a saúde pública, sem contar da valorização dos imóveis urbanos.

 Outro motivo é melhorar a infraestrutura da nossa cidade, oferecer melhores condições de vida para a população, e também contribuir para o desenvolvimento econômico e social do local.

 

Vereadora Rosa Linda

Indicação 163/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da construção e adequação de estacionamentos em frente do Parque do Panduí, localizado na Avenida Pedro Manvailer.

JUSITIFICATIVA:

Nossa solicitação é necessária, tendo em vista que os usuários que realizam atividades físicas no local não têm onde estacionar os veículos, gerando risco de acidentes se deixarem os carros na via.

A nossa proposição visa melhorar o acesso àquele local, no intuito de trazer segurança aos pedestres e motoristas, tendo em vista que a movimentação é intensa.

Com a adequação de estacionamento, o local ficará com uma melhor aparência e, ainda, facilitará para que todos tenham um lugar seguro para estacionar, evitando futuros transtornos.

 

Vereador Paulo Sergio Locutor

Indicação 164/2021

Indico, na forma regimental, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de disponibilizar uma Van para transporte de professores até as instalações da Escola das 7 Placas, na Agropecuária SoloMio, Rodovia MS-289 Amambai/Jutí.

JUSTIFICATIVA:

Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, a nossa solicitação visa atender aos moradores na região das 7 Placas, Rodovia MS- 289, Amambai/Jutí, onde será construída as futuras instalações de uma escola juntamente com um silo de armazenamento de cereais. Os mesmos serão construídos pelos produtores rurais da Fazenda Novo Horizonte e Agropecuária SoloMio, sendo que a prefeitura fica com a responsabilidade de transportar os professores até essa unidade escolar.

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 165/2021

Indicamos, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de realizar uma reforma e reparos na Escola Municipal Júlio Manvailer, tais como:

•           reforma nos banheiros, trocando as janelas por janelas mais amplas e maiores.

•           pintura na estrutura da escola.

•           mesas e bancos grandes de refeitório.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, fiz um pedido em 2017 onde fui atendido com a construção de um refeitório para a Escola Municipal Júlio Manvailer, e para melhorar o atendimento aos nossos alunos precisamos agora desses móveis: mesas e bancos de refeitório, do modelo grande onde facilitaria a limpeza do espaço.

A reforma nas janelas dos banheiros deixaria o ambiente mais ventilado e com mais claridade; devido aos usuários do mesmo reclamar da falta da circulação de ar dentro do ambiente que pode trazer diversos transtornos como maus cheiros e excesso de umidade. A pintura da estrutura também vai contribuir para que a escola se torne um local agradável para os 460 alunos de educação básica e os 200 alunos de Educação EJA (Ensino Para Jovens e Adultos) e para manter a boa conservação do Patrimônio Municipal.

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 166/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da contratação de um Vigia e a limpeza do Cemitério Municipal Crepúsculo.

JUSTIFICATIVA:

A solicitação visa melhor segurança no local com a presença de um vigia.

Grande é o número de pessoas que visitam o cemitério para matar a saudade de pais, filhos, avós e demais parentes que ali se encontram, portanto se faz necessária periodicamente a limpeza no local.

 

Vereadora Cida Farias

Indicação 167/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Ilustríssimo Senhor Presidente da FIEMS – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, SERGIO MARCOLINO LONGEN, a reforma do prédio onde está instalada a Biblioteca Virtual do SESI, bem como a troca dos equipamentos de informática e a aquisição de uma impressora laser colorida.

JUSTIFICATIVA:

A Biblioteca virtual é um projeto do SESI, que além de disponibilizar livros, DVDs, CDs e acesso à internet aos usuários, tem como missão favorecer o desenvolvimento humano e cultural do Estado do MS com a oferta de ações educativas inovadoras promovendo a interação de seus usuários com o saber.

A Biblioteca Virtual de Amambai foi instalada em Amambai em 12/11/2010, atendendo hoje cerca de 120 crianças entre 07 e 14 anos com o projeto da robótica, os idosos no projeto de inclusão digital, e também vários estudantes das redes públicas e particulares, apoiando em trabalhos de pesquisas.

Considerando que a biblioteca foi instalada no Município há quase 10 anos, necessária se faz a reforma do prédio e a troca dos equipamentos de informática, tendo em vista o desgaste pelo decurso do tempo. Também é necessária a aquisição de uma impressora colorida para ser utilizada pelos alunos que fazem seus trabalhos na biblioteca.

 

Vereador Tato Souza

Indicação 168/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de  limpeza e manutenção do Parque Indígena e do Barracão social da Aldeia Amambai.

JUSTIFICATIVA:

A solicitação é que seja feita limpeza, corte das gramas, manutenção das portas e janelas e pintura do quiosque e do barracão social.

 

Vereador Gustavo Baiano

Indicação 169/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, empenho na finalização da Creche Municipal na Vila Doriana Rosa Maria Osorski.

JUSTIFICATIVA:

A presente indicação visa atender ao pedido dos moradores do respectivo bairro e regiões próximas, que tem cobrado a respeito do término da então respectiva obra, que se encontra parada.

O pedido é de suma importância, devido à necessidade de mais uma creche na região da referida, atendendo a demanda e o anseio por mais vagas pelas mães que precisam deixar seus filhos na creche para trabalhar e, por ter uma grande demanda por vagas, acabam ficando sem as mesmas.

 

Vereador Valter Brito

Indicação 170/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para se fazer a reforma e recuperação do PARQUE DA CIDADE “Muriama de Oliveira Mascarenhas”.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a presente indicação visa o atendimento da população que está impossibilitada de usar o local para diversas atividades diariamente, principalmente exercícios físicos, tendo em vista que o Parque se encontra atualmente interditado devido aos estragos causados pelo temporal ocorrido no mês de março, com inúmeras avarias.

 

Vereador Joanir Martins

Indicação 171/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de instalação/implantação de uma torre de internet na Aldeia Limão Verde.

JUSTIFICATIVA

Justifico a presente indicação, por se fazer necessária essa instalação ao lado da Escola Municipal Tupã’i Ñandeva e UBS, por motivo de, em algumas partes da Aldeia, não ter sinal de celular e tendo em vista a necessidade de estudantes utilizarem para realizar trabalhos escolares, tanto para o uso dos profissionais de saúde.

 

Vereadora Ligia Borges

Indicação 172/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar a aquisição de dois veículos para a Cozinha Central, sendo um veículo tipo Pick-up e um caminhão furgão frigorífico.

JUSTIFICATIVA:

Esta indicação da aquisição do veículo pick-up se faz necessária, para o atendimento das demandas das escolas rurais e indígenas, por se tratar de veículo adequado para transitar em rodovias rurais e transportar os materiais necessários ao meio educacional. O Município possui três escolas distantes, que são as escolas na Aldeia Jaguari, localizada à 60km da sede, extensões da escola João Rodrigues, localizadas na Rodovia Amambai-Juty, também na Aldeia Amambai, que possui 04 escolas distribuídas em toda área e na Aldeia Limão Verde, que possui duas escolas. Em todas as escolas mencionadas, a Secretaria de Educação distribui materiais didáticos, merenda e também faz visitas técnicas pedagógicas, além de realizar manutenções nas estruturas físicas e elétricas.

Quanto à aquisição do Veículo Caminhão furgão Frigorífico, este será para utilização na Cozinha Central, que distribui os alimentos nas escolas do Município. A alimentação escolar é preparada na Cozinha Central e, após o preparo, é distribuída para as unidades escolares.  O referido caminhão apresenta características necessárias para a entrega dos produtos prontos para consumo, pois é equipado com baú para refrigeração e congelamento, que facilita o transporte de produtos alimentícios que requerem acondicionamento adequado. A cozinha já possui um veículo, porém este vem apresentando sérios problemas mecânicos pelo desgaste devido ao uso contínuo, causando muitas vezes dificuldades na entrega dos produtos, por vezes tendo que ser usado veículo inadequado para a entrega.

A alimentação pronta é entregue em 8 escolas urbanas e 2 rurais. Nas escolas das áreas indígenas, é entregue mantimentos uma vez na semana, já que a alimentação é preparada nas próprias unidades escolares.

Assim sendo, justifico a solicitação, pois a aquisição dos veículos Pick-up e Caminhão Furgão Frigorifico irá possibilitar o atendimento nas escolas e também ao Programa de Alimentação Escolar com mais agilidade e de forma adequada.

 

Vereador Odil Puques

Indicação 173/2021

Senhor Presidente:

INDICO, na forma regimental, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer a obra de asfaltamento na Rua Brasília, localizada no Jardim Nova Amambai, no trecho compreendido entre a ponte do Rio Panduy até a Av. General Osório.

JUSTIFICATIVA:

A referida via tem bastante fluxo de veículos, pedestres, motociclistas e ciclistas, porque é uma opção de acesso aos moradores da Vila Limeira, do 17º RC MEC e das várias pequenas propriedades rurais ali existentes, sendo que o asfaltamento trará não somente maior condição de trafegabilidade, como qualidade de vida aos moradores e a valorização dos imóveis da região.

 

---

Assim se findou a presente sessão.