Resumo Sessão 02/Agosto

por LuizMatheus — publicado 03/08/2021 10h11, última modificação 03/08/2021 10h11
Em uma Sessão histórica para a cidade de Amambai, foi aprovado por unanimidade o projeto “Sonho Meu” para a construção de 400 novas Unidades Habitacionais para população de baixa renda do Município de Amambai/MS.

Em uma Sessão histórica para a cidade de Amambai, foi aprovado por unanimidade o projeto “Sonho Meu” para a construção de 400 novas Unidades Habitacionais para população de baixa renda do Município de Amambai/MS.

A Sessão da última Segunda-Feira datada em 02 de Agosto de 2021 abriu o segundo semestre de trabalhos da Câmara Municipal de Amambai, após o recesso no mês de Julho. Esta, contou com a presença do Prefeito Municipal Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, Secretários, Imprensa, entre outros.

Foi lido, discutido e ‘APROVADO’ em Regime de Urgência Especial o  Projeto de Lei nº 025/2021, que “Institui o Projeto Habitacional Sonho Meu (PHSM), com abrangência para construção, aquisição, autoconstrução, reforme e/ou ampliação de Unidades Habitacionais para população de baixa renda do Município de Amambai/MS, e dá outras providências”.

Após leitura e discussão por parte dos vereadores, que ressaltaram a importância deste Projeto bem como a capacitação do Prefeito Municipal Dr. Bandeira, realizou-se a entrega do cheque referente ao Duodécimo da Câmara Municipal de Amambai no valor de R$ 1.300.000,00 (Hum milhão e trezentos mil reais) bem como a apresentação do Projeto Habitacional Sonho Meu, voltado a esclarecer o processo seletivo bem como a estrutura de cada habitação.

Projeto de Lei nº 025/2021

SÚMULA: “Institui o Projeto Habitacional Sonho Meu (PHSM), com abrangência para construção, aquisição, autoconstrução, reforme e/ou ampliação de Unidades Habitacionais para população de baixa renda do Município de Amambai/MS, e dá outras providências”.

Devido ao tempo regimental para apresentação de matérias diárias pelos senhores vereadores ter se acabado, somente foram apresentadas 5 matérias nesta sessão, tendo as outras sido adiadas para a próxima sessão de 09 de Agosto de 2021.

 

Vereadora Janete Córdoba

Projeto de Resolução nº 001/2021

SÚMULA: “Dispõe sobre a criação da PROCURADORIA DA MULHER na Câmara Municipal de Amambai e dá outras providências.”.

Vereadora Lígia Borges

Indicação 201/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de estar elaborando Projeto de Lei que “institui o Programa Municipal de Reabilitação da COVID–19 no Munícipio de Amambai – MS e dá outras providências”.

JUSTIFICATIVA:

Queremos ressaltar que esta proposta de Projeto de Lei visa instituir o Programa de Reabilitação da COVID–19 em Amambai – MS, tendo em vista que as sequelas do Coronavírus podem afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas, que mesmo após tratamentos com pneumologistas e fisioterapeutas ainda podem apresentar perda muscular, cansaço, tontura, dor no peito, mobilidade reduzida, entre outras manifestações.

Pensando em longo prazo, estas pessoas necessitam de um programa municipal que realize acompanhamento dos mesmos através de uma ação conjunta de Secretarias Municipais como a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desporto e Cultura, a execução de um programa que interligue profissionais de Educação Física que se encontram sem ministrar aulas e demais profissionais municipais, bem como voluntários ou, ainda, instituições parceiras, para realizar atividades de reabilitação nessas pessoas que estão sofrendo com as sequelas do pós-COVID, que trará benefício a todos.

Com a criação do Programa de Reabilitação da COVID-19 em Amambai-MS, entendemos que o mesmo auxiliará no tratamento e reabilitação desses cidadãos, sendo que serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar e retomarão a sua rotina normal o mais breve possível, tendo assim mais qualidade de vida.

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 202/2021

Indicamos, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de fazer o rebaixamento de rede e instalação de iluminação pública na Rua Vereador João Neves, passando em frente ao Lagoa Tênis Clube, até a MS 156 próximo ao Arroyo atacadista.

JUSTIFICATIVA:

Senhor prefeito, a indicação que lhe apresento é muito pertinente devido ao movimento na via que o novo estabelecimento da cidade o Arroyo Atacadista deu a região e ao movimento que já existe com os usuários do Lagoa Tênis Clube portanto seria de muito uso da população a iluminação pública adequada na citada via.

Vereador Paulo Sergio Locutor

Indicação 203/2021

Indico, na forma regimental, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, sobre a manutenção das estradas vicinais.

JUSTIFICATIVA

Excelentíssimo Senhor Prefeito, nossa proposição se faz necessária, um patrolamento e manutenção das estradas da região do Choro, Faz. Nova Esperança e Faz. Madama, tendo em vista que a constante movimentação de veículos tem que ser feito a mesma. Este beneficio atenderá as solicitações dos moradores rurais, para um melhor deslocamento da produção agrícola e pecuária. 

Vereadora Cida Farias

Indicação 205/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a implantação de um Projeto de Hidroginástica, para atender aos portadores de Fibromialgia, a ser desenvolvido pelos profissionais da Clínica Municipal de Fisioterapia.

JUSTIFICATIVA:

A Hidroginástica é uma excelente opção para portadores de Fibromialgia, ela diminui as dores musculares, o cansaço, a fadiga. Além disso, traz ao portador melhor qualidade de vida e segurança no seu cotidiano. Na maioria das vezes os sintomas dos portadores de Fibromialgia são dores, cansaço, indisposição, aparentemente tem a concepção de que não dormiu, fadiga, tonturas, falta de concentração.

Diante disso, a Fibromialgia é uma síndrome que afeta os pontos musculares do indivíduo, na maioria das vezes afetam mulheres entre 35 e 55 anos. Causando desconforto, incapacidade para realizar determinadas atividades do dia a dia, e até mesmo para praticar determinados exercícios físicos. No entanto, os portadores da síndrome devem ter plena consciência que a prática de algum exercício físico o auxiliará para amenizar tais sintomas, como também deve ser acompanhado por profissionais da saúde para poder compreender a sua evolução no decorrer de suas limitações.

Considerando que a Prefeitura Municipal de Amambai possui um local adequado com piscina térmica e que há diversas atividades, exercícios, meios que podem auxiliar na melhoria de vida de portadores de Fibromialgia, visto que a mesma é uma dor muscular que incomoda diversas partes do nosso corpo, geralmente para tal problema um exercício que pode ser realizado para seu condicionamento é a Hidroginástica, que trabalha com os músculos de forma que os mesmos acrescem os neurotransmissores relacionados ao humor.

O tema justifica-se que em qualquer momento de nossas vidas é de fundamental importância à prática de atividade física, e a hidroginástica é uma das ótimas opções, principalmente quando notamos que a pessoa precisa de tal. Sabemos que o corpo passa por diversas mudanças, como declínio de massa muscular e óssea. Logo, a proposta principal desta indicação é mostrar os benefícios para pessoas com fibromialgia.

No Município de Amambai existem diversas pessoas acometidas por esta doença e implantação deste projeto, promovendo o atendimento através da hidroginástica, estaremos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadores da síndrome.

 

Depois de devidas apresentações o Presidente Valter Brito pausou a presente Sessão, pelo período de 20 minutos, para reunião das comissões.

---

Retomado o trabalho, foi realizada a leitura do parecer favorável das Comissões. No grande expediente o Presidente Valter Brito cedeu o tempo regimental de 7 minutos a cada vereador, para que estes fizessem uso de sua palavra livre. Estes que ressaltaram o trabalho do Dr. Bandeira como Prefeito Municipal bem como agradeceram a oportunidade de fazerem parte deste momento histórico para a cidade de Amambai como vereadores.

Não tendo nada mais a se tratar, o presidente findou a presente sessão.