RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 29 DE MAIO DE 2023.

por Rose — publicado 07/06/2023 11h00, última modificação 07/06/2023 11h00

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 29 DE MAIO DE 2023.

Resumo da Sessão Ordinária, realizada no dia 29 de maio de 2023, na cidade de Amambai/MS

No dia 29 de  Maio de 2023, realizou-se Sessão Ordinária no Plenário Lourino de Jesus Albuquerque, da Câmara Municipal de Amambai, Estado de Mato Grosso do Sul, situada à Rua Sete de Setembro, nº 3.359, sob a Presidência da Senhora Lígia Borges, auxiliado pela Vice-Presidente Brasília Aparecida Neves Farias, pelo Primeiro Secretário, Vereador Anilson de Souza Rodrigues Mansano ( Prego) e pelo 2º Secretário Paulo Sérgio Gomes da Silva, para realizarem a Sessão Ordinária, com a presença dos senhores Vereadores: Geverson Vicentim, Gustavo Otaño Simões, Janete Moraes Obal Córdoba, Jayson de Souza Morais, Joanir Martins, Odil Cléris Toledo Puques, Rosa Linda Rodrigues, Valter Brito.

A Presidente declarou aberta a presente Sessão com os dizeres “Sob a proteção de Deus e em nome da liberdade e da democracia, declaro aberta a presente Sessão”, iniciando os trabalhos com a leitura bíblica de um Salmo.

Na sequência, a Presidente solicitou a leitura da Ata da Sessão Ordinária nº 015/2023, realizada no dia vinte e dois de maio de 2023, sendo aprovada por unanimidade. Foram lidas as correspondências recebidas do Executivo: OF/GP/CAM. Nº 017/2023, encaminhando o Projeto de Lei Complementar nº 007/2023, que ‘‘Cria o cargo que especifica e promove a reorganização funcional dos cargos constantes das tabelas 1 e 2, do Grupo Operacional I, Direção e Assessoramento Superior – DAS, contidas no Anexo IV, da Lei Complementar Municipal n° 001/2003, e dá outras providências’’.  “Pela Ordem” a Vereadora Cida Farias, solicitou a supressão da leitura do Projeto de Lei Complementar nº 007/2023, a presidente acatou o pedido e consultou o plenário, sendo aprovado por unanimidade. OF/GP/CAM. Nº 018/2023, que encaminha o Projeto de Lei GP nº 011/2023, que ‘‘Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Cooperação Técnica com a Associação Sul Matogrossense de Apoio na Habitação Rural e Urbana, e dá outras providências’’. OF/GP/CAM. Nº 019/2023, que encaminha o Projeto de Lei nº 012/2023, que ‘‘Dá nova denominação a ruas situadas no Residencial Pôr do Sol, e dá outras providências’’. A Presidente encaminhou os Projetos às Comissões para exararem Pareceres, retornando oportunamente nos moldes regimentais. Em seguida a Presidente solicitou a leitura das correspondências recebidas de diversos e expedidas pela Câmara Municipal. Dando continuidade foram feitas a leitura das matérias, apresentas pelos Senhores Vereadores, bem como suas justificativas e votações: A Vereadora Cida Farias em nome da Mesa Diretora solicitou “Pela Ordem” para apresentar Moção de Repúdio contra o ato discriminatório sofrido pelo acadêmico Carlos Wilson Cardozo Ferreira, em um jogo de basquete realizado pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Discutiram a Moção de Repúdio os Vereadores: Lígia Borges, Valter Brito, Janete Córdoba, Paulo Sérgio, Roberto Sangue Bom, Tato Souza e Odil Puques. Não havendo mais discussão. A Moção foi aprovada por unanimidade.

 Na sequência foi feita a leitura das correspondências recebidas e expedidas pela Câmara Municipal.

A Presidente Lígia Borges deu início a Sessão com uma Moção de Repúdio da Mesa Diretora, em relação ao ato discriminatório, ocorrido na Unigran contra o atleta amambaiense, logo em seguida foram apresentadas as matérias dos Senhores Vereadores.

 INDICAÇÃO Nº 171/2023 – DE AUTORIA DO VEREADOR GUSTAVO BAIANO

 Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de elaborar um projeto de recapeamento com lama asfáltica no interior do Hospital Regional de Amambai e na Rua Benjamin Constant, entre a Avenida Pedro Manvailer e Rua da República.

JUSTIFICATIVA:

 A indicação da citada rua, faz-se necessário, pois são condições indispensáveis para o bem estar de uma comunidade. E a mesma necessitada de um novo recapeamento em seu asfalto para sua boa utilização, já que o asfaltamento que possui é antigo e está muito deteriorado, e devido a ação do tempo, a mesma encontra-se precisando da devida manutenção.

Com o devido recapeamento irá melhorar em muito as condições de trafegabilidade naquela região.

No Hospital Regional, se faz necessário devido ao tráfego de ambulâncias e veículos particulares, no intuito de atender melhor os pacientes que se dirigem a esta Unidade Hospitalar, visando a melhor mobilidade dos mesmos.

 

 

INDICAÇÃO Nº 172/2023 – DE AUTORIA DO VEREADOR VALTER BRITO

 

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de realizar a limpeza das ruas do Residencial dos Ipês, para a realização da pavimentação asfáltica.

 

INDICAÇÃO Nº 173/2023 – DE AUTORIA DA VEREADORA ROSA LINDA (ROSA DA SAÚDE)

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possiblidade de realizar o alargamento da Rua José Bonifácio, entre a Avenida Nicolau Otaño e Rua Tiradentes, aproximadamente 400 metros.

 JUSTIFICATIVA:

A referida indicação é uma solicitação dos moradores, considerando que o referido trecho da Rua Jose Bonifácio é bastante movimentado, com intensa circulação de veículos, pedestres e ciclistas. O alargamento contribuirá não só para o melhor fluxo do trânsito, mais também estará proporcionando maior segurança e conforto aos nossos municípios que necessitam transitar diariamente nesse trecho importante.

 

INDICAÇÃO Nº 174/2023 – DE AUTORIA DO VEREADOR TATO SOUZA

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos para a construção de um (1) poço semi artesiano na Escola Mitã Katupyry que é extensão da Escola Municipal Mbo’Erenda Ypyendy (Pandui), localizada na Aldeia Amambai.

 

JUSTIFICATIVA:

Esta região da Aldeia onde está localizada a Extensão da escola é uma das que mais tem sofrido com a falta de água, e isto tem impactado a Escola e a vida dos alunos no dia-a-dia. Por esse motivo a direção da escola e os pais dos estudantes, estão pedindo uma solução para o problema.

 

INDICAÇÃO Nº 175/2023 – DE AUTORIA DA VEREADOR ROBERTO SANGUE BOM

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que dentro das possibilidades legais e orçamentárias, estudem uma forma de construir uma pista para a prática de caminhada e corrida na Vila Limeira.

 JUSTIFICATIVA:

 A indicação se faz necessária diante das solicitações advindas dos moradores da região, que sentem falta de um local semelhante a pista de caminhada da saída para Caarapó.

A construção deste espaço público traz muitos benefícios a municipalidade e a comunidade, incentivando a prática esportiva, proporcionando lazer aos moradores da Vila Limeira.

 

INDICAÇÃO Nº 176/2023 – DE AUTORIA DA VEREADORA CIDA FARIAS

 Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual, Paulo Corrêa, a seguinte solicitação: articular junto ao Presidente da FIEMS Sr. Sérgio Longhen a realização de uma parceria com a FIEMS e TV Morena para a realização do Projeto de “Ação Cidadania” incluindo o município de Amambai para ser atendido.

 JUSTIFICATIVA:

 O evento, realizado pelo Sistema Fiems em parceria com a TV Morena, leva para a população vários atendimentos gratuitos em um só lugar. Entre os serviços estão emissão de documentos, consultas médicas, orientação jurídica e ao consumidor, atendimento especializado à mulher, inscrições para cursos, entre outros. Ademais é possível realizar parcerias dos setores público e privado que poderão oferecer mais atendimentos totalmente gratuitos.

 A população de Amambai necessita de emitir documentos e também é carente na questão de documentação e qualificação profissional, dessa forma a vinda do Projeto “Ação Cidadania”, oportunizará tanto a população da área urbana, rural, nossas aldeias e assentamentos, oportunidades de regularizar sua documentação, obter informações sobre causas judiciais e processuais, consultas médicas, qualificações, etc, entre outros serviços disponibilizados, somados com os serviços já oferecidos pelo poder público, porém num só local e dia específico, preparando ainda mais Amambai para viver esse novo momento da nossa cidade, trazendo o empresariado, o poder público para atender as pessoas. 

 

INDICAÇÃO Nº 177/2023–DE AUTORIA DO VEREADOR JOANIR MARTINS

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da criação de uma Creche na Aldeia Limão Verde.

 

JUSTIFICATIVA:

 Justifico a presente indicação, por se fazer necessário esse atendimento para as crianças da Aldeia Limão Verde, tendo em vista o aumento da quantidade das crianças, sendo um dos motivos da instalação da creche dentro da Aldeia.

 

INDICAÇÃO Nº 178/2023 – DE AUTORIA DO VEREADOR PAULO SÉRGIO LOCUTOR

 Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da implantação de pavimentação asfáltica no prolongamento da Avenida Nicolau Otaño, saída para Aral Moreira, Rodovia MS-485, nas imediações do Residencial Pôr do Sol I e II, Residencial Bonito, Clube do Laço União Amambaiense, Clube Tereré, até as mediações do Cemitério Crepúsculo, com cerca de 3 km de extensão.

JUSTIFICATIVA:

Excelentíssimo Senhor Prefeito, nossa solicitação se faz necessária, por atender um antigo pedido dos moradores das chácaras, moradores do Conjunto Habitacional Pôr do Sol I e II, moradores do Residencial Bonito, frequentadores do Clube do Laço e Clube Tereré.

Essa região está em pleno desenvolvimento, com empresas sendo construídas e outras empresas aguardando as melhorias para serem implantadas, além da área habitacional que conta com centenas de habitantes já com moradias no local, clubes recreativos e de pratica de esportes, essa benfeitoria irá trazer mais qualidade de vida e melhorias no trafego, entre outras.

Essa solicitação peço cópia para a Senadora Tereza Cristina-PP/MS e Deputado Federal Dr. Luiz Ovando-PP/MS, onde o qual será protocolado para assim garantir verba para a destinação do pedido feito. 


INDICAÇÃO Nº 179/2023 – DE AUTORIA DA VEREADOR LÍGIA BORGES

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar melhorias no Laboratório Central de Amambai, conforme segue:

• Ampliação da sala de espera para melhor acomodar os usuários, pois a estrutura não consegue acomodar todos;

• Ampliação do box de coletas de amostras biológicas para melhor qualidade na fase pré-analítica;

 • Ampliação do laboratório (reestruturação de sala). Realização de balcão para manuseio de amostras e acomodação de analisadores;

• Aquisição de um analisador de microscopia da urina sem automatizado, para atender demanda de usuários.

 Hoje é realizado este exame manualmente o que acarreta pouca agilidade e limitação no agendamento, com a aquisição do analisador sem automatizado agilizará a realização dos exames e diminuirá o agendamento.

 JUSTIFICATIVA:

O laboratório Central de Amambai inaugurado em setembro de 2003, onde inicia suas atividades em estrutura própria, necessita de reestruturação física devido ao aumento de demanda de usuários e analítica.

Foram realizados no ano 2022, 87.230 exames e no mesmo período do ano de 2021 foram realizados 53.421 exames. São atendidos em média 85 pacientes por dia mais a demanda de pacientes do hospital regional.

O laboratório se constitui como uma unidade que participa ativamente das ações de saúde, integrado ao SUS, cabendo-lhe a responsabilidade de garantir diagnósticos adequados e de qualidade, em tempo hábil, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas nacionais para os laboratórios de saúde pública.

Tendo como estratégia a melhoria contínua da qualidade de seus serviços no cumprimento da sua missão, com o objetivo de garantir a oferta de serviços laboratoriais de qualidade, visando à melhoria do nível do atendimento.

 

INDICAÇÃO Nº 180/2023 – DE AUTORIA DO VEREADOR ODIL PUQUES

 Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual Paulo Corrêa, para requerer junto ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a aquisição de equipamentos e material de expediente para a Delegacia de Polícia Civil de Amambaí e para a sede da 3ª Companhia de Policia Militar de Amambaí.  

 JUSTIFICATIVA:

 A aquisição de material de expediente e equipamentos é importante para a realização dos trabalhos realizados pelas forças policias do município e somos sabedores que o Dep. Paulo Corrêa conhece a realidade e irá fazer os esforços necessários para a aquisição desses materiais e equipamentos.                                             

 

INDICAÇÃO Nº 181/2023 – DE AUTORIA DA VEREADORA JANETE CÓRDOBA

 Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar a reativação do Programa Vaca Mecânica, que consiste na distribuição de leite de soja para a população de baixa renda e entidades de nosso município.

 JUSTIFICATIVA:

 Nossa indicação tem por objetivo agraciar aquelas pessoa de baixa renda de todo o município e também as entidades, com o fornecimento do leite de soja que ali era produzido e ajudava no sustento de inúmeras pessoas.

Vaca Mecânica, equipamento utilizado para extrair leite vegetal a partir dos grãos de soja, leite esse que não tem lactose, é rico em proteínas, fibras e vitaminas, muito importante para a saúde de crianças e idosos, pois contribuí no reforço nutricional, e pode ser uma opção a ser ofertada nas escolas, entidades e até mesmo nos encontros da terceira idade, além de atender muitas famílias de baixa renda.

Ressaltamos ainda, que a matéria-prima utilizada no projeto pode ser adquirida por meio de parceria com as empresas e produtores a um custo muito baixo ou gratuitamente, além da produção de leite, o referido equipamento, também pode ser utilizado para fabricação de outros tipos de alimentos como: pães, macarrão e outros.

Se implantada será possível a redução nos custos que envolvem a aquisição de merenda escolar, sendo ainda o alimento preventivo no combate a controle de doenças como, câncer, colesterol, desnutrição e intolerância à lactose.

Diante do exposto, contamos com empenho de Vossa Excelência para atender a nossa solicitação.

 

 INDICAÇÃO Nº 182/2023 – DE AUTORIA DO VEREADOR GEVERSON VICENTIM

 Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de realizar uma reforma e manutenção no Ginásio de Esportes Flávio Derzi, sendo eles:

  • Troca das redes de proteção aonde estão danificadas;
  • Troca das redes de gol e pintura das traves;
  • Reforma na cobertura do ginásio.

 

JUSTIFICATIVA:

A quadra necessita de algumas melhorias, a troca das redes trará mais segurança as pessoas que ali estão para prestigiar aos jogos, a troca das redes de gol e a pintura das traves acarretará na melhoria da estrutura, assim como a reforma na cobertura onde há tempos existem várias goteiras que atrapalham os jogos em dia de chuva; com a reforma e manutenção do Ginásio de Esportes Flávio Derzi, a comunidade poderá realizar suas atividades físicas e promover seus eventos comunitários, uma vez que, hoje encontra-se com alguns problemas em sua estrutura.

 

INDICAÇÃO Nº 183/2023 – DE AUTORIA DO VEREADOR ANILSON PREGO

 Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade e a importância de se criar no quadro de servidores do município o Cargo de Orientador Social na estrutura administrativa do município de Amambai, para desenvolver as atividades socioeducativas e de convivência e socialização, visando à atenção defesa e garantia de direitos e proteção aos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, que contribuam com o fortalecimento da função protetiva da família.

 

Desenvolvendo atividades instrumentais e registro para assegurar direitos na construção da autonomia autoestima convívio e participação social dos usuários a partir de diferentes formas e metodologias contemplando as dimensões individuais e coletivas levando em consideração o ciclo de vida.

 JUSTIFICATIVA:

A presente indicação prende-se ao fato da necessidade de não sobrecarregar coordenadores e instrutores dos programas de atendimento nas áreas assistenciais existentes em nosso município, visto que atualmente existem programas que de certa forma torna-se impossibilitado sem o auxílio de um orientador social para gerir toda a programação estabelecida nas metas existentes de cada programa social, seja área da secretaria de assistência social e até mesmo na secretaria de educação do município. Conforme a presente necessidade seguem abaixo destacado as ações de atuação do referido profissional acima citado:

Assegurar a participação social dos usuários em todas as etapas do trabalho social.

Apoiar e desenvolver atividades de abordagem social e busca ativa.

Atuar na recepção dos usuários possibilitando ambiência acolhedora.

Apoiar na identificação e registro de necessidades e demandas dos usuários, assegurando a privacidade das informações.

Apoiar e participar no planejamento das ações.

Acompanhar, orientar e monitorar os usuários na execução das atividades.

Apoiar na organização de eventos artísticos, lúdicos e culturais nas unidades e, ou, na comunidade.

Apoiar na elaboração e distribuição de materiais de divulgação das ações.

Apoiar os demais membros da equipe de referência em todas as etapas do processo de trabalho.

 

A Presidente Lígia Borges deu início ao Pequeno expediente com a palavra de 05 (cinco) minutos, com a palavra o vereador Tato Souza que entregou moção de congratulação e os outros vereadores dispensaram o uso da palavra.

 A Presidente passou para o Grande Expediente, pelo tempo regimental de 07 (sete) minutos, os seguintes Vereadores: Vereadora Rosa Linda da Saúde, Vereadora Janete Córdoba, Vereador Valter Brito, Vereador Geverson Vicentim, Vereadora Cida Farias, Vereador Tato Souza, Vereador Joanir Martins,  a Presidente Lígia Borges passou os trabalhos à Vice-Presidente para fazer o uso da palavra no Grande Expediente, manifestou também no Grande Expediente o vereador Odil  Puques, retornando aos trabalhos, a Presidente passou a palavra ao vereador Paulo Sérgio Locutor, vereador Roberto Sangue Bom,  “Pela Ordem”, o vereador Valter Brito se manifestou como Líder do Prefeito, ainda no Grande Expediente manifestaram: Vereador Anilson Prego. E nada mais a ser tratado, a Presidente declarou encerrada a presente Sessão.