RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 24 DE ABRIL DE 2023.

por Rose — publicado 26/04/2023 09h50, última modificação 26/04/2023 09h50

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA, REALIZADA NO DIA 24 DE ABRIL DE 2023.

Resumo da Sessão Ordinária, realizada no dia 24 de abril de 2023, na cidade de Amambai/MS

No dia 24 de  Abril de 2023, realizou-se Sessão Ordinária no Plenário Lourino de Jesus Albuquerque, da Câmara Municipal de Amambai, Estado de Mato Grosso do Sul, situada à Rua Sete de Setembro, nº 3.359, sob a Presidência da Senhora Lígia Borges, auxiliado pela Vice-Presidente Brasília Aparecida Neves Farias, pelo Primeiro Secretário, Vereador Anilson de Souza Rodrigues Mansano ( Prego) e pelo 2º Secretário Paulo Sérgio Gomes da Silva, para realizarem a Sessão Ordinária, com a presença dos senhores Vereadores: Geverson Vicentim, Gustavo Otaño Simões, Janete Moraes Obal Córdoba, Jayson de Souza Morais, Joanir Martins, Odil Cléris Toledo Puques, Rosa Linda Rodrigues, a presidente Lígia Borges justificou a ausência do vereador Valter Brito, por motivos de saúde.

A Presidente declarou aberta a presente Sessão com os dizeres “Sob a proteção de Deus e em nome da liberdade e da democracia, declaro aberta a presente Sessão”, iniciando os trabalhos com a leitura bíblica de um Salmo. Em seguida, a Presidente solicitou a leitura da Ata da Sessão Ordinária nº 011/2023, realizada no dia 18 de abril de 2023, sendo a ata aprovada por unanimidade.

A Presidente Lígia Borges deu início à Ordem do Dia, com a leitura das correspondências recebidas do executivo municipal, onde o executivo solicitou que o projeto de Lei Complementar nº 004/2023, seja aprovado em regime de urgência especial. Logo após a leitura foi encaminhado o projeto de Lei Complementar GP 004/2023, para as comissões para parecer e retorna na ordem do dia. Leitura do Projeto de Lei nº 009/2023, LDO – Lei de diretrizes orçamentária, para exercício de 2024, será encaminhado à comissão de finanças e orçamento para parecer.

Na sequência foram lidas as correspondências de diversos e expedidas pela Câmara Municipal, logo em seguida foram apresentadas as matérias dos Senhores Vereadores.

 

INDICAÇÃO Nº 123/2023 – DE AUTORIA DO VEREADOR GUSTAVO BAIANO

Solicitou, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o patrolamento e cascalhamento da estrada vicinal do Corredor da Faz. Rosa Mística, saindo da MS 386, passando pelas seguintes propriedades: Faz. Rosa Mística, Faz. Nova Itália, Faz. Regina, Faz. Monte Sião, Faz. São Carlos, Faz. São José, Faz. Santa Cruz, Faz. Boa Vista.

JUSTIFICATIVA:

A presente indicação visa atender o pedido dos produtores da região, melhorando as estradas para o escoamento da safra e transporte de gado, tendo em vista, a mesma, sendo muito utilizada para o escoamento da produção e, também por moradores da região.

 

INDICAÇÃO Nº 124/2023 – DE AUTORIA DO VEREADOR GEVERSON VICENTIM

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que mobilize esforços, junto a secretaria competente para adquirir um aparelho de ressonância magnética, para diagnósticos de doenças graves e específicas, com a utilidade de atender à população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS) Municipal.

JUSTIFICATIVA:

O exame de ressonância magnética é amplamente indicado para análises de doenças cardíacas, abdominais, cervicais, neurológicas e ortopédicas, com alta precisão e detalhamento de imagens do corpo humano. Por apresentar resultados muito claros e objetivos, a ressonância facilita o diagnóstico de algumas doenças.

A demanda da região é muito grande e as solicitações de tal exame são frequentes e atualmente o município de Amambai não possui um aparelho próprio que possa atender aos usuários do SUS. Quando solicitado os pacientes tem que recorrer as cidades vizinhas e até pagar no particular pela necessidade de fazer o exame.

                                            

INDICAÇÃO Nº 125/2023 – DE AUTORIA DA VEREADOR JOANIR MARTINS

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da construção de abrigos com cobertura, nos pontos de ônibus da Aldeia Limão Verde, para atender os usuários que aguardam o transporte da TCCC.

 JUSTIFICATIVA:

Sugerimos a construção de abrigo de ônibus na referida aldeia, com a finalidade de proteger os usuários que ficam sem proteção, submissas ao sol, vento e chuva, enquanto aguardam a chegada do transporte. 

Assim, entendemos a ser de suma importância a realização desse investimento que proporcionará conforto e segurança, melhorando a qualidade de vida da comunidade da aldeia.

 

INDICAÇÃO Nº 126/2023 – DE AUTORIA DO VEREADOR TATO SOUZA

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da cedência de um veículo à Associação de Segurança Comunitária Indígena da Aldeia Amambai, CNPJ nº 25.450.041/0001-00, para patrulhamento, com objetivo de assegurar a segurança da comunidade indígena, cumprindo a finalidade da associação que notadamente está voltada para atender questões de segurança, desenvolvimento de trabalhos sociais, educativos, culturais, bem como evitar desordem.

 

INDICAÇÃO Nº 127/2023 – DE AUTORIA DA VEREADORA ROBERTO SANGUE BOM

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade viabilizar aquisição e instalação de brinquedos adaptados para crianças com necessidades especiais nos parquinhos.

JUSTIFICATIVA:

 A acessibilidade deve estar cada vez mais presente no dia a dia das pessoas com deficiência. A intenção é aprimorar equipamentos específicos para que crianças e jovens com deficiências ou mobilidade reduzida possam brincar no mesmo espaço dividindo inclusive o mesmo brinquedo.

A instalação de brinquedos nos parquinhos públicos significa respeito aos cidadãos com deficiência e seus familiares para que possam ter momentos de lazer e de convivência, é um direito das pessoas ter a possibilidade do uso de todos os espaços.

Senhor Prefeito, pedimos que analise com especial atenção essa indicação para que os parques infantis tenham equipamentos de inclusão.

 

INDICAÇÃO Nº 128/2023 – DE AUTORIA DA VEREADORA JANETE CÓRDOBA

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de realizar estudo em conjunto com o Departamento de Transito do Município para realizar a alteração do tráfego de mão única para mão dupla na rua Marechal Floriano, entre Rua da Republica e Avenida Pedro Manvailer.

 JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista que diversos comerciantes e munícipes tem nos procurado e solicitado essa mudança, relatando várias infrações de veículos transitando contramão na via para ter acesso aos comércios, Banco e AGENFA localizados nessa via.Considerando que a via é movimentada, possui um grande fluxo de veículos, principalmente em decorrência do acesso a prédios públicos e estabelecimentos comerciais, os condutores precisam fazer um retorno muito longo para chegar ao seu destino, diante disso, acredita-se que a mudança para mão dupla no trecho mencionado é de extrema importância para a população que ali reside e para os proprietários dos estabelecimentos comercias, tornando o trânsito mais fluente e seguro. Somos sabedores que a uma grande divergência de opiniões em relações a essa mudança, diante disso que solicitamos um estudo em conjunto com o órgão competente.


INDICAÇÃO Nº 129/2023 – DE AUTORIA DA VEREADORA LÍGIA BORGES

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para a implantação de pavimentação asfáltica, no prolongamento da Rua da república e Rua Benjamim Martins, na altura do trevo das Araras.

 JUSTIFICATIVA:

Esta indicação se faz necessária, tendo em vista que essas ruas dão acesso a vários comércios na região, como: LAVA RÁPIDO M E K, OFICINA DO XIMENES, MECÂNICA DE PEÇAS AGRÍCOLAS, MECÂNICA TOBATA, TORNEARIA DO DIEGO, MWM MECÂNICA DE MÁQUINAS PESADAS e, também, devido aos empreendimentos residências, o asfalto irá melhorar a trafegabilidade nessas vias e proporcionando assim melhor qualidade de deslocamento para as pessoas nestas regiões.

 

 NDICAÇÃO Nº 130/2023 – DE AUTORIA DA VEREADORA ROSA LINDA (ROSA DA SAÚDE)

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da contratação de exames de MAMOGRAFIA particular em nosso município.

 JUSTIFICATIVA:

Essa indicação se faz necessária, pois além de atender melhor a saúde pública municipal, irá amparar e suprir a necessidade de atender mulheres através da realização de mamografia e a consequente prevenção do câncer de mama, trará benefícios indispensáveis a comunidade local.

Certos de contarmos com Vossa Excelência e pronto atendimento, agradecemos o empenho e os recursos já destinados ao município.

 

INDICAÇÃO Nº 131/2023 – DE AUTORIA DO VEREADOR PAULO SÉRGIO LOCUTOR

Solicitou ao Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de CRIAÇÃO DE UMA PISTA DE MONTAIN BIKE PARA EVENTOS ESPORTIVOS.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a nossa solicitação visa atender as necessidades dos atletas de nossa cidade e região para a prática desse esporte, tendo em vista que essa pista de Montain Bike vai abranger todos os municípios da região para eventos de grande porte.

Sabemos que o esporte contribui para uma melhor qualidade de vida e essa pista irá incentivar ainda mais a prática desse contagiante esporte, que motiva crianças, jovens e adultos.

Nosso pedido é que seja disponibilizado um local adequado para a construção dessa significante pista de Montain Bike.

 

INDICAÇÃO Nº 132/2023 – DE AUTORIA DA VEREADORA CIDA FARIAS

Solicitou ao Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira e Ilustríssimo Senhor Secretário do Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, que seja realizado um ciclo de palestras nas escolas municipais e estaduais, com objetivo de orientar os alunos, professores e servidores sobre as medidas de proteção adotadas, e quais as informações sobre procedimentos de segurança, em parceria com a Polícia Militar, DOF e órgãos responsáveis pela segurança nas cidades.

JUSTIFICATIVA:

A segurança de nossas crianças, jovens e adolescentes têm sido colocadas à prova nos últimos dias com os ataques nas escolas e as ameaças de futuros ataques.

Por isso, surge-se a necessidade de preparar nossos estudantes e profissionais para essas situações de crise. Diante disso, a nossa indicação vem para propor parcerias entre as escolas e os órgãos de segurança como a Polícia Militar, o DOF, o Corpo de Bombeiros, etc para que sejam realizados ciclos de palestras sobre procedimentos de segurança, sobre como agir em situações de pânico e o que fazer na eminência de perigo.                        


INDICAÇÃO Nº 133/2023 – DE AUTORIA DO VEREADOR ODIL PUQUES

Solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de criar um Projeto de Lei para isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos municipais para doadores de sangue do nosso município.

JUSTIFICATIVA:

Sabemos que para fazermos provas nos concursos públicos temos que arcar com as despesas da inscrição, e esse projeto vem dar esse suporte importante. Somos sabedores que as taxas de inscrições são isentas para pessoas que comprovem através de declaração de hipossuficiência econômica/carência de recursos financeiros (lei Municipal 1999/06); mas com esse projeto, além de estimular a doação de sangue, ela será automática quando apresentada a carteira de doador.     

A Presidente Lígia Borges passou para os trabalhos para a Vice-Presidente Cida Farias, que deu início ao pequeno expediente com a palavra de 05 (cinco) minutos, onde os vereadores Lígia Borges, Tato Souza e Anilson Prego fizeram entrega de moção de congratulação, os demais vereadores Odil Puques, Paulo Sérgio Locutor, Roberto Sangue Bom, Geverson Vicentim, Rosa Linda (Rosa da Saúde), Joanir Martins, Gustavo Baiano e Cida Farias e Janete Córdoba dispensaram o uso da palavra.

A Presidente Lígia Borges suspendeu a sessão por 10 minutos para a reunião das comissões.

A Presidente Lígia Borges passou para o Ordem do Dia, onde foi feito a Leitura para discussão e votação dos pareceres e Projetos, onde foram aprovados em primeira e única discussão e votação os pareceres e projetos.

A Presidente Lígia Borges passou ao Grande Expediente, onde ficou consignado que os Vereadores se manifestariam pelo tempo de 07 (sete) minutos, fazendo uso da palavra, o vereador Anilson Prego pediu pela ordem e fez uma Indicação verbal, solicitando que seja feito um oficio para o Deputado Estadual Sr. Lidio Lopes para o pedido de uma emenda parlamentar para o Centro de Eventos Municipal Anacleto Antônio Signori, para atender o Programa CONVIVER,  e após a palavra os seguintes Vereadores fizeram uso da tribuna, Vereador Paulo Sérgio Locutor, Vereador Roberto Sangue Bom, Vereadora Rosa Linda, Vereador Anilson Prego, Vereador Geverson Vicentim, fizeram ainda uso da palavra a Vereadora Janete Córdoba, Vereadora Cida Farias, Vereador Gustavo Baiano, Vereador Tato Souza, Vereador Joanir Martins, a Presidente Lígia Borges passou os trabalhos para a Vice-presidente Cida Farias, para fazer uso da palavra, fez ainda uso da palavra o Vereador Odil Puques.

Onde a Presidente Lígia Borges agradeceu a todos pela atenção e nada mais havendo a se tratar declarou encerrada a presente Sessão.