RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA Nº 25/2022, de 12 de setembro de 2022

por Gilmar — publicado 23/09/2022 14h53, última modificação 23/09/2022 14h53

Resumo da Sessão Ordinária, realizada no dia 12 de setembro de 2022, na cidade de Amambai/MS.

No dia 12 de setembro de 2022, realizou-se mais uma Sessão Ordinária no Plenário Lourino de Jesus Albuquerque, da Câmara Municipal de Amambai, Estado de Mato Grosso do Sul, situada à Rua Sete de Setembro, nº 3.359, sob a Presidência do Senhor Vereador Valter Brito, auxiliado pelo Vice-Presidente Geverson Vicentim e pelo Primeiro Secretário, Vereador Roberto Peres, e pelo Segundo Secretário, o Vereador Jayson de Souza Morais, para realizarem a Vigésima Quinta Sessão Ordinária do ano de dois mil e vinte e dois, com a presença dos senhores Vereadores: Anilson de Souza Rodrigues Mansano, Brasília Aparecida Neves Farias, Gustavo Otaño Simões, Janete Moraes Obal Córdoba, Joanir Martins, Lígia da Silva Machado, Odil Cléris Toledo Puques, Paulo Sérgio Gomes da Silva e Rosa Linda Rodrigues.

Sendo lida e aprovada a Ata nº 024/2022, da Sessão Ordinária realizada no dia 05 de setembro de 2022, em seguida procedeu a leitura das correspondências recebidas de diversos e das expedidas pela Câmara Municipal e na sequencia o Presidente passou a palavra aos Vereadores para apresentarem as suas matérias, bem como suas justificativas

 

VEREADOR VALTER BRITO (PSDB) - Indicação nº 236/2022

Indica ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de realizar o recapeamento nas seguintes localidades:

1. Rua General Câmara, entre as Ruas São Cristóvão e Vidal Antunes Pinto;

2. Rua São Cristóvão, entre a Rua General Câmara e Avenida Nicolau Otaño.

Pela Ordem”, solicitou à Mesa Diretora para que encaminhasse Moção de Congratulação ao atleta Reginaldo Machado, que conquistou o 1º lugar na categoria 30 a 34 anos, com percurso de 10 km , do 3º Rio Amambai Agroenergia Night Run, corrida pedestre noturna ocorrida em Naviraí-MS, no dia 10 de setembro de 2022.

 

VEREADOR PAULO SÉRGIO LOCUTOR (PP) - Indicação nº 237/2022

Indica ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar a reforma do parquinho da rodoviária, como também a instalação de 01 playground modular infantil.

A nossa reivindicação vem atender aos moradores das vilas da região da Rodoviária de Amambai. Nosso pedido é que seja feita uma reforma do parquinho infantil, como também a troca de areia, reestruturação na iluminação, manutenção de bancos e a instalação de 01 playground modular infantil, modelo adequado para que as crianças possam usufruir com segurança.

 

VEREADOR TATO SOUZA (PT) - Indicação nº 238/2022

Indica ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de um posto de atendimento Móvel do CRAS para atender as Aldeias do Município de Amambai.

Justifica-se a presente indicação, que devido a distância que a população percorre até a cidade onde buscam atendimento necessário, principalmente mães com crianças de colo, na maioria das vezes fazendo o trajeto a pé, sendo assim solicitamos este atendimento móvel para que as três aldeias sejam contempladas.

Outras Aldeias Indígenas, tais como, Aldeia Bororó em Dourados, Aldeia Porto Lindo em Japorã e Aldeia Te’yi kue em Caarapó já tem o CRAS dentro das respectivas Aldeias.

“Pela Ordem”, o Vereador Tato Souza solicitou à Mesa Diretora para que encaminhasse Moção de Congratulação a atleta Leidimara Fernandes, que conquistou o 1º lugar na categoria 19 a 24 anos, com percurso de 5 km, do 3º Rio Amambai Agroenergia Night Run, corrida pedestre noturna ocorrida em Naviraí-MS, no dia 10 de setembro de 2022.

 

VEREADORA ROSA LINDA (ROSA DA SAÚDE) (PSDB) - Indicação nº 239/2022

Indica ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos para implantação de pavimentação asfáltica, no prolongamento da Rua Ari Nunes da Silva, na Vila Jardim Panorama (Travessa dos Trabalhadores).

A presente indicação é uma solicitação dos moradores, para acabar com transtorno de barro e poeira. A pavimentação asfáltica da referida rua se faz necessária, tendo em vista que somente essa quadra ficou sem pavimentação e recebe toda a enxurrada.

 

VEREADORA JANETE CÓRDOBA (PSDB) - Indicação nº 240/2022

Indica ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para instalação de 3 (três) coifas e 2 (dois) climatizadores no Mercado Municipal “Gasparino Moraes de Lima”.

Esta é uma reivindicação de alguns feirantes, pois o local precisa estar bem arejado para o desempenho de suas atividades.

A implantação das coifas e climatizadores é uma necessidade que beneficiará esses trabalhadores, que irá oferecer maior conforto para os feirantes e a todos que frequentam o local, quer seja para fazer as compras ou realizar refeições.

O objetivo é tornar mais agradável a realização das tarefas na Feira Municipal, que por falta de equipamentos adequados, não favorece o ambiente para os feirantes que trabalham no local.

As coifas proporcionarão benefícios ao espaço da feira, como a limpeza do ar, a eliminação de odores e fumaças e a regulação da emissão de gazes, os climatizadores proporcionará um ambiente agradável e reduzirá a temperatura no local.

“Pela Ordem”, também solicitou à Mesa Diretora para que encaminhasse Moção de Pesar aos familiares do senhor Jorge da Rosa Machado, filho do ex-Prefeito Municipal de Amambai, Pequeno Machado, pelo seu falecimento ocorrido no dia 07 de setembro de 2022

 

VEREADORA CIDA FARIAS (PSDB) - Indicação nº 241/2022

Indica ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a seguinte solicitação: IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIAS E CICLOFAIXAS NO MUNICÍPIO DE AMAMBAI, visando trazer segurança e qualidade de vida à população (saída para Cel. Sapucaia, Caarapó, Tacuru, Ponta Porã, Juti e Aral Moreira).

A presente indicação se dá pela necessidade de implementar infraestrutura dedicada ao tráfego de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de locomoção, seja à lazer ou como meio principal de transporte.

Sabemos que a bicicleta faz parte do dia a dia da nossa população; muitas pessoas utilizam dessa alternativa como forma de se locomover, por se tratar de um veículo de fácil acesso e de custo de manutenção baixo. Além disso, o relevo de nossa cidade possibilita o uso sem grande esforço físico.

O estímulo ao uso da bicicleta, patinete e outros veículos alterativos é uma tendência para a redução do trânsito nas cidades e consequentemente dos problemas relacionados, como acidentes, poluição, engarrafamentos, entre outros. Nossa cidade tem se desenvolvido muito e em função disso deve estar preparada crescer de forma inteligente e sustentável.

Desta forma, a presente indicação sugere a implantação de CICLOFAIXAS, que se tratam da indicação por meio de sinalização de espaços reservados na pista de rolagem de forma exclusiva à ciclistas; ou mesmo em locais onde haja espaço e estrutura para tal, a construção de CICLOVIAS, que garantem um espaço dedicado, fisicamente separado da pista de rolagem principal para garantir a segurança dos usuários.

Portanto, espera-se que com o presente projeto o índice de acidentes seja reduzido e a bicicleta possa ser cada vez mais uma aliada na melhoria da qualidade de vida e da saúde da população. 

 “Pela Ordem”, também solicitou à Mesa Diretora para que encaminhasse Moção de Congratulação aos senhores servidores públicos municipais Izael Williams Salgado Fernandes, Simone dos Santos Batista Bambil, Wesley Garcia Costa, Brasília Aparecida Neves Farias, Clediomar Arce dos Santos, Jair Soares Adorno e Wilmar Lorensetti, detentores do cargo de Administrador e Auditores de Controle Interno, em homenagem ao Dia do Administrador, comemorado anualmente no dia 09 de setembro.

 

VEREADORA LÍGIA BORGES (PSDB) - Indicação nº 242/2022

Indica ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira a necessidade de viabilizar melhorias na Academia de Saúde da Vila Doriane, como: ampliação da recepção para atender a acessibilidade dos usuários e melhorar o atendimento dos pacientes e, também, se fazer o rebaixamento para a construção de estacionamentos e rampa de acesso para cadeirantes.

A solicitação se faz necessária, tendo em vista que na referida academia está tendo atendimentos de vários profissionais, como fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta além de um educador físico, e a recepção é mais do que um espaço para o paciente aguardar por seu atendimento, criando as condições perfeitas para acomodar os pacientes com conforto e de maneira agradável. A rampa de acessibilidade permite o acesso das pessoas com deficiência ou que utilizam cadeira de rodas, inclusive há quem tem mobilidade reduzida de utilizar o espaço com muita praticidade e conforto.

 

VEREADOR ODIL PUQUES (PSDB) - Indicação nº 243/2022

Solicita ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a cedência de uma sala para instalação de uma biblioteca na Escola Municipal Flávio Derzi.

Durante essa semana passada a Kombiteca esteve presente na referida escola, e na nossa visitação percebemos que não há uma sala destinada a leitura para os alunos. Sabedores que a boa leitura exige espaço e silencio, vimos a necessidade da criação dessa sala especifica para tal finalidade.  

 

VEREADOR GUSTAVO BAIANO (UNIÃO BRASIL) - Indicação nº 244/2022

Solicita ao Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de elaboração de um projeto de instalação de uma academia de ginástica ao ar livre no Parque do Panduí.

O presente pedido vem atender a solicitação da associação e moradores da região, tendo em vista que também irá atender os moradores das Vilas Paulista, São Jorge, dentre outras.

É sabido que as atividades físicas nas academias trazem diversos benefícios à saúde de seus usuários favorecendo o trabalho cardiovascular, a coordenação motora, a melhora do tônus muscular, das articulações e o equilíbrio, que são capacidades motoras importantes, principalmente para os indivíduos da terceira idade, que é o público que mais frequenta as academias ao ar livre e que vem cada vez mais buscando seu espaço nesses locais.

Sendo assim, entendemos que a implantação da academia ao ar livre, representará um espaço muito importante para a população da região.

 

VEREADOR JOANIR MARTINS (PT) - Indicação nº 245/2022

Indica ao Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de implantar iluminação na Avenida da Aldeia Jaguari.

Tal medida trará melhorias na qualidade de toda a comunidade, trazendo ainda mais segurança e inibindo a ação de pessoas mal intencionadas.

 

VEREADOR ANILSON PREGO (PSDB)- Indicação nº 246/2022

Indica ao Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que seja realizada a obra de pavimentação asfáltica na Rua 21 de Abril, na Vila Jussara e na Travessa Patrimônio União, na Vila Jardim Panorama

A pavimentação asfáltica se faz necessária devido o grande fluxo de água em dias chuvosos que descem nesta rua, criando grandes poças de água, dificultando assim o acesso dos moradores às suas residências.

Indica ainda, a importância de ser encaminhado para a Câmara Municipal de Amambai a cópia do mapa do planejamento das áreas que serão pavimentadas, durante o ano de 2022.

 

VEREADOR ROBERTO SANGUE BOM (PSDB)- Indicação nº 247/2022

Indica ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que estude a possibilidade da construção de uma sede própria para Associação de Moradores da Vila Indiana.

A solicitação tem como objetivo atender as reivindicações que recebemos por parte dos moradores da referida vila, tendo em vista que não dispõe de um local próprio para a realização de eventos, reuniões e lazer, assim aguardamos as providências necessárias.

 

VEREADOR GEVERSON VICENTIM (PDT) - Indicação nº 248/2022

Indica ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de realizar o prolongamento de asfalto da Rua Cassiano Marcelo, que chega ao encontro da MS 485, para facilitar o acesso ao Cemitério Municipal Crepúsculo II.

A pavimentação asfáltica nessa região é muito importante e necessária, pois facilitaria o acesso ao Cemitério Municipal Crepúsculo II, principalmente em dias de chuva onde se formam atoleiros e torna dificultoso o tráfego de veículos. Esse asfalto também iria favorecer as pessoas que fazem o uso da Pista de Velocross Wagner Bampi Paixão, onde ocorrem vários eventos de corrida de moto e as pessoas que vão prestigiar os eventos utilizam dessa via para acessar o local.

Pela Ordem”, o Vereador Geverson Vicentim solicitou à Mesa Diretora para que encaminhasse Moção de Congratulação aos senhores Adão Miranda Cortes, Alziro Jones Medina Lopes, Anderson da Luz Moraes, Anderson Motta de Barros, Gisleide Moraes Salazar, Humberto Nicolau, Inori Aparecido Miranda Romeiro, Ivo Dias Flores, Luis Alberto Souza, Nereu Martins Batista e Severino Inácio da Silva Júnior, pelos relevantes serviços prestados em nome da categoria dos Agentes de Segurança Patrimonial do Estado de Mato Grosso do Sul, que no dia 09 de setembro de 2022, completou 20 anos de existência da classe no Município de Amambai-MS.

 

Em seguida deu início ao pequeno expediente, onde ficou consignado o tempo de 05 (cinco) minutos. O Vereador Paulo Sérgio Locutor fez uso da palavra, e os demais Vereadores dispensaram.

E devido à ausência de pauta na Ordem do Dia, o Presidente passou para o Grande Expediente, onde ficou consignado que os Vereadores se manifestariam pelo tempo de 7 (sete) minutos, fazendo uso da palavra os seguintes Vereadores: Paulo Sérgio Locutor, Rosa Linda (Rosa da Saúde), Anilson Prego, Cida Farias, Janete Córdoba, Tato Souza, Roberto Sangue Bom, Joanir Martins, Valter Brito, Lígia Borges e Odil Puques, “Pela Ordem”, a Vereadora Cida Farias solicitou que os Vereadores permanecessem no recinto após a Sessão, para realizar reunião das Comissões Permanentes, referente ao Projeto de Lei GP nº 024/2022, tendo em vista a anterior convocação do Vereador Odil Puques para realizar reunião da Comissão Especial de Honraria e Representação, referente à Concessão de Títulos Honoríficos de Cidadania do Município de Amambai. “Pela Ordem”, o Vereador Paulo Sérgio Locutor usou da palavra pela liderança do Partido Progressistas. “Pela Ordem” o Vereador Odil Puques também fez uso da palavra pela liderança do Executivo. Por fim, manifestou-se regimentalmente o Vereador Geverson Vicentim. Os demais Vereadores dispensaram o uso da palavra. E, nada mais havendo a tratar, o foi declara encerrada a presente sessão.