RESUMO DA SESSÃO DO DIA 26 DE ABRIL DE 2022

por Gilmar — publicado 27/04/2022 08h14, última modificação 27/04/2022 08h14

Resumo da Sessão Ordinária, realizada no dia 26 de abril de 2022, na cidade de Amambai/MS.

No dia 26 de abril de 2022, realizou-se mais uma Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Amambai. Sendo lida e aprovada a Ata nº 009/2022, da Sessão Ordinária realizada no dia 11 de abril de 2022, em seguida foram lidas as correspondências recebidas do Executivo Municipal, através do ofício OF/GP/CAM. Nº 020/2022, que encaminha o Projeto de Lei nº 013/2022 - “Abre no Orçamento vigente crédito adicional especial, e dá outras providências”. O Presidente colocou em discussão e votação o pedido de regime de Urgência Especial. O Projeto foi encaminhado às Comissões competentes para exararem seus Pareceres e retornará na Ordem do Dia, em seguida foi lido o oficio OF/GP/CAM. Nº 021/2022, que encaminha o Projeto de Lei GP nº 014/2022 - “Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2023, e dá outras providências”.

O Projeto foi encaminhado às Comissões competentes para exararem seus Pareceres e retornará oportunamente nos moldes regimentais. Na sequência foram lidas as correspondências recebidas de diversos e expedidas pela Câmara Municipal, logo em seguida foram apresentadas as matérias dos Senhores Vereadores.

 

VEREADOR ODIL PUQUES  - Projeto de Lei CM nº 06/2022

Que “Tomba para o Patrimônio Paisagístico, Histórico e Cultural do Município de Amambai-MS, a Praça do Cruzeiro, e dá outras Providências.”.

 O Projeto foi encaminhado às Comissões competentes para exararem seus Pareceres e retornará oportunamente nos moldes regimentais.

Na oportunidade o Vereador Odil Puques solicitou para que a Mesa Diretora encaminhasse Moção de Congratulação aos senhores Sérgio Luiz Ribeiro da Silva, Secretário de Agricultura, e Donaldo Adam, Presidente da APA - Associação de Piscicultores de Amambai-MS, pela excelente atuação junto a realização da Feira do Peixe Vivo em nosso Município

 

VEREADOR PAULO SÉRGIO LOCUTOR - Indicação nº 093/2022

Solicitou a possibilidade de viabilizar recursos no Orçamento da União, para a aquisição de uma VACA MECÂNICA, (máquina de produção de leite de soja), que será destinada para a Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal.

  

VEREADOR JOANIR MARTINS - Indicação nº 095/2022

Solicitou a possibilidade de viabilizar recursos para se fazer a reforma e ampliação do POSTO DE SAÚDE DA ALDEIA LIMÃO VERDE

 

VEREADOR VALTER BRITO - Indicação nº 094/2022

Solicitando a necessidade de viabilizar recursos para a construção de uma escola e um posto de saúde no Residencial Analy I e II.

“Pela Ordem”, o Vereador ainda solicitou para que a Mesa Diretora encaminhasse Moção de Congratulação aos jovens Marcos Vinicius Cardozo Ferreira e Max Vinicius Rodrigues Nicolau, por conquistarem a medalha de bronze na Série Ouro dos Jogos Escolares Gymnasiade 2022, na modalidade Vôlei de Praia Sub-18, na cidade de Rio Branco/AC

 

VEREADOR TATO SOUZA - Indicação nº 096/2022

Indica ao Deputado Federal, VANDER LOUBET, solicitando possibilidade de destinar recursos através do Orçamento da União, para aquisição de um CAMINHÃO COLETOR DE LIXO, para atender especificamente as aldeias do município, que somam hoje cerca de 12.000 (doze mil) habitantes, sendo as aldeias: Amambai, Limão Verde e Jaguary.

 

VEREADOR GUSTAVO BAIANO - Indicação nº 097/2022

Solicitando a necessidade de realizar um projeto de revitalização das águas pluviais na Rua Benjamin Constant, entre as Ruas da República e Tamarindo Pimentel, devido os transtornos causados para os moradores desses locais, principalmente em ocasiões chuvosas, tendo em vista que a tubulação existente não suporta o volume de água, fazendo com que os locais fiquem inundados, ocasionando prejuízos aos proprietários daquela região além de dificultar o trânsito de veículos

 

VEREADORA JANETE CÓRDOBA - Indicação nº 098/2022

Solicita a possibilidade da inclusão da Carne de Peixe no cardápio da merenda escolar do Município de Amambai, ao menos uma vez na semana uma vez que os peixes são ótimas fontes de proteínas, vitaminas e minerais, entre elas a B12, que é essencial para a produção da hemoglobina dos glóbulos vermelhos, esse é o principal motivo para acrescentá-los nas refeições das crianças.

“Pela Ordem”, a Vereadora Janete Córdoba solicitou para que a Mesa Diretora encaminhasse Moção de Pesar aos familiares do senhor Vandir Gomes Vasconcelos, pelo seu falecimento ocorrido no dia 24 de abril de 2022.

 

VEREADORA ROSA LINDA (ROSA DA SAÚDE) - Indicação nº 099/2022

Solicitando a necessidade de viabilizar recursos para se fazer a manutenção da cobertura do Ginásio de Esportes FLAVIO AUGUSTO COELHO DERZI.

 

VEREADOR GEVERSON VICENTIM - Indicação nº 100/2022

Solicitando a pavimentação asfáltica na Rua Vereador João Neves, passando em frente ao Lagoa Tênis Clube, até a MS 156, próximo ao Arroyo atacadista.

 

VEREADOR ANILSON PREGO - Indicação nº 101/2022

Solicitou possibilidade de limpeza geral e manutenção do PARQUE DA CIDADE.

 

VEREADORA CIDA FARIAS - Indicação nº 102/2022

Solicita a REALIZAÇÃO DE UMA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA COM A EMPRESA MANUFACTURA DE CRINES DO BRASIL LTDA, visando atender um público de 50 (cinquenta) mulheres indígenas residentes na Aldeia Amambai, tal ação estimulará o Empreendedorismo Feminino e servira como instrumento de implementação da de Políticas Públicas.

Em seguida pediu “Pela Ordem”, onde solicitou para que a Mesa Diretora encaminhasse Moção de Pesar aos familiares do senhor Bento Arce, pelo seu falecimento ocorrido no dia 18 de abril de 2022.


VEREADOR SANGUE BOM - Indicação nº 103/2022

Solicita a possibilidade de viabilizar o patrolamento e cascalhamento na Rua Brasília, localizada na Vila Jardim Panduí.


VEREADOR DARCI JOSÉ DA SILVA - Indicação nº 104/2022

Indica a necessidade da digitalização de Registros de Óbitos com objetivo de melhorar o controle de concessões de terrenos e gavetas de cemitério, a disposição de sistema informatizado para controle de Alvarás de Cemitério, controle de terrenos, carneiras, jazigos, entre outros, sendo assim estaremos tendo agilidade no atendimento de solicitações e de esclarecimentos à população.

E ainda o Vereador pediu “Pela Ordem”, onde solicitou para que a Mesa Diretora encaminhasse Moção de Congratulação ao senhor Dr. Adrian Dyego Silveira Pereira, por ter recebido a Medalha Tiradentes, a mais alta comenda outorgada pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, em reconhecimento ao seu excelente desempenho frente à Presidência do COMCISP (Conselho Municipal de Cidadania e Segurança Pública) no Município de Amambai-MS.

Em seguida deu início ao pequeno expediente, onde ficou consignado o tempo de 05 (cinco) minutos. Fizeram uso da palavra os Vereadores: Darci José da Silva, Paulo Sérgio Locutor, Cida Farias e Tato Souza. Os demais Vereadores dispensaram o uso da palavra. O Vice-Presidente suspendeu a Sessão por 15 (quinze) minutos para reunião das Comissões.

Após o intervalo, a sessão foi reiniciada pelo Vice-Presidente com a Ordem do Dia, para leitura do Parecer ao Projeto de Lei Nº 013/2022, o qual foi aprovado em regime de urgência especial.

Logo após deu início ao Grande Expediente, onde ficou consignado que irão manifestar-se pelo tempo regimental de 07 (sete) minutos, os seguintes Vereadores: Joanir Martins, Odil Puques, Darci José da Silva, Paulo Sérgio Locutor, Rosa Linda (Rosa da Saúde), Anilson Prego, Cida Farias, Janete Córdoba, Tato Souza, Valter Brito, Roberto Sangue Bom e Geverson Vicentim. “Pela Ordem”, o Vereador Odil Puques também fez uso da palavra como líder do Executivo e, por fim, manifestou-se regimentalmente o Vereador Gustavo Baiano. E, nada mais havendo a tratar, o Presidente declarou encerrada a presente sessão