Resumo da Sessão 09/11/2020

por Felipe — publicado 11/11/2020 12h43, última modificação 11/11/2020 12h43

 

 

 

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 306/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da contratação de um PROFISSIONAL TERAPEUTA OCUPACIONAL para atender na rede pública de nosso município.

 

JUSTIFICATIVA:

                  

A Terapia Ocupacional é uma profissão de nível superior regulamentada pelo decreto Lei n°938/1969. Essa profissão já existente há mais de 100 anos e, é reconhecida mundialmente por atuar na recuperação da saúde, no campo social e na educação.

 

Atualmente a terapia Ocupacional atende as seguintes especialidades: Acupuntura, contextos hospitalares, contextos sócios, saúde da família, saúde mental e gerontologia. O foco é reabilitar pacientes que perderam algumas de suas capacidades físicas e motoras provocadas por acidentes, como Acidente Vascular Cerebral-AVC, entre outras, além de outros pacientes que já nasceram com a necessidade de autoajuda, como autistas, portadores de síndrome de down e outras patologias.

 

Ressaltamos que existe em nosso município um grande número de pessoas que necessitam de atendimento de um profissional qualificado nessa área, especialmente crianças, adolescentes e idosos, tendo em vista a falta desse profissional na rede pública de saúde, os mesmos são encaminhadas para a cidade de Dourados ou até mesmo para capital Campo Grande.

 

Acredita-se que a terapia ocupacional é voltada especificamente para reabilitação após um acidente ou uma lesão, mas a verdade é que pode ajudar pessoas de todas as idades, em diversas situações, por exemplo, crianças e adolescentes em casos de dislexia e déficit de atenção, podem ser reduzidos, na paralisia cerebral ajuda muito na recuperação física e psicológica e nos casos de autismo o desenvolvimento é bem mais rápido.

 

Para os idosos a terapia ocupacional é altamente recomendada, pois ajuda a reduzir os impactos que o envelhecimento tem no bem estar físico e consequentemente na vida em geral, uma das principais dificuldades dos idosos é a perda física, que pode ficar limitado devido a alguns fatores associados ao processo de envelhecimento, sendo eles: fragilidade óssea, perda de elasticidade do tecido conjuntivo, diminuição da força muscular, artrite e em alguns casos Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

O objetivo principal, portanto, é o de proporcionar a cada paciente um grau máximo de independência e autonomia, facilitando seu desempenho funcional em seu ambiente de trabalho, doméstico e de lazer.

 

Dessa forma, têm como principal tarefa promover qualidade de vida, por meio da restauração e reforço de habilidades e capacidades funcionais, facilitando a execução de suas atividades de vida diária.

 

Por tais razões, contamos com empenho de Vossa Excelência para atender a nossa solicitação.

 

 

 

 

Vereador Ilzo Victor

Indicação 307/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possiblidade de viabilizar recursos para a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em nosso Município.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A UPA é a unidade de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade, um meio-termo entre centro de saúde e hospitais, com mais recursos do que um posto de saúde. A gravidade do risco, e não a ordem de chegada, determina a rapidez com que o paciente será atendido. Funciona diariamente 24 por dia, inclusive nos fins de semana.

 

Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) oferece estrutura simplificada, com Raios X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.

 

 

 

 

 

Vereador Darci José

Indicação 308/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Ilustríssimo Senhor Diretor Presidente da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Luis Roberto Martins de Araújo, por meio dos setores de Trânsito e Obras do Estado, que faça a manutenção na rotatória que dá acesso a cidade de Paranhos-MS, na Rodovia MS-156 dos itens abaixo mencionados:

 

✓                            Colocação de placas de sinalização na rotatória indicando a preferencial;

✓                            Redutores de velocidade;

✓                            Limpeza da rotatória.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A solicitação se faz necessária tendo em vista que o dispositivo viário naquela localidade está sem sinalização adequada indicando a preferencial, com falta de redutores de velocidade e tomado pelo mato alto impossibilitando a visualização dos motoristas na rotatória. A presente indicação visa a segurança daquela localidade evitando acidentes, pois o local já foi palco de vários acidentes graves, e sem a sinalização pode continuar a causar acidentes.

Na expectativa de uma breve manifestação a respeito, aprovo o ensejo para reiterar nossos votos de estima e apreço.

 

 

 

 

Vereador Dilmar Bervian

Indicação 309/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a construção de mais duas salas de aula na Escola Municipal Marlene Vilarinho.

JUSTIFICATIVA:

Nossa proposição visa a melhoria da escola tanto para os alunos quanto para professores, pois o número de alunos vem aumentando gradativamente.

Em 2017 haviam 42 (quarenta e dois) alunos matriculados com apenas 4 (quatro) salas em funcionamento, em 2020 o número de matriculados passou para 354 (trezentos e cinquenta e quatro) alunos com 14 (quatorze) salas em funcionamento, em 2021 a previsão de alunos matriculados é de pelo menos 380 (trezentos e oitenta) alunos, esses dados estão relacionados as turmas atendidas do Pré I ao 3° ano do Ensino Fundamental.

 

 

 

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 310/2020

 

    Indico, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que estude a possibilidade da criação de um Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais com profissionais que tenham formação em Educação do Deficiente Visual e do Surdocego, preferencialmente com experiência direta no atendimento à pessoa com deficiência visual.

                                JUSTIFICATIVA:

                                   O objetivo da proposição é que a criança com deficiência visual, assim como as demais crianças, apresenta diversas potencialidades a serem desenvolvidas. Entretanto, diferentemente das demais, têm necessidades específicas de aprendizagem, para as quais precisa de apoio e recursos educacionais especiais. Em decorrência da deficiência sensorial, apresentam necessidades específicas, caminhos e formas peculiares de apreender e assimilar o real. Necessitam de mais tempo para vivenciar e organizar suas experiências, aprender e construir conhecimentos, compreendidas essas circunstâncias pela família e professores, poderão se beneficiar e obter sucesso na inclusão escolar e social.

Além disso, ressalta-se que é de fundamental importância o trabalho de apoio pedagógico específico na área de deficiência visual, uma vez que cabe aos seus profissionais especializados avaliar, identificar e sugerir intervenções no processo de desenvolvimento do estudante com deficiência visual, considerando os aspectos psicopedagógicos e funcionais da visão, a fim de esclarecer e orientar as ações didático-pedagógicas que facilitem o processo ensino-aprendizagem da clientela atendida.

Aguardo uma atenção especial de Vossa Excelência, para atendimento da proposição.

                                           

 

 

 

Vereador Luciano Maurício

Indicação 311/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de realizar um mutirão de limpeza na Vila Santo Antônio 

JUSTIFICATIVA:

 

Senhor Prefeito, a solicitação tem como objetivo atender as reivindicações que recebemos por parte dos moradores da Vila Santo Antônio, razão que nos leva a presente indicação para a realização de um mutirão específico, envolvendo as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Obras Públicas e Meio Ambiente.

 

O mutirão de limpeza garantirá um atendimento rápido e mais eficiente aos moradores, mantendo a limpeza e ajudando a eliminar os focos de doenças.

 

 

 

 

Roberto Dias

Indicação 312/2020

 

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, à Excelentíssima Senhora Senadora da República, SIMONE TEBET, a possibilidade de viabilizar recursos através do Orçamento Impositivo ou da União, no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), para a implantação de pavimentação asfáltica e drenagem na VILA SANTO ANTÔNIO, em nosso município.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Excelentíssima Senhora Senadora, nossa proposição se faz necessária, tendo em vista sermos reconhecedores da preocupação que Vossa Excelência tem para com a melhoria de vida da população e do progresso do nosso município.

 

O objetivo é buscar desenvolvimento e progresso, proporcionando aos proprietários incentivos para a construção de residências, que contribuirá para o embelezamento de nossa cidade.

 

Diante do exposto, aguardamos empenho de Vossa Excelência, em atender a nossa proposição que contribuirá para a conforto e comodidade da população, inclusive no que se refere à adequação de vias.

 

 

 

Vereador Ismael Kaiowá
Indicação 313/2020

 

Indicamos na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Ilustríssimo Senhor Diretor do Departamento de Trânsito de Amambai (DETRAT), Valter Hesse, para que faça um estudo para melhorar o fluxo do trânsito no cruzamento da Rua da Republica com a Rua General Câmara no centro da cidade.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Fica praticamente impossível trafegar neste local em horário de pico, também já houve vários acidentes naquele local e fomos procurados por lojistas e moradores dessa região para que pudesse solicitar ao órgão responsável a implantação de mecanismo que ofereçam maior segurança para os pedestres e que possibilite um fluxo mais seguro aos motoristas.