Inclusão social de deficientes auditivos é alvo de discussão na Câmara Municipal

por Walmir — publicado 08/09/2016 09h28, última modificação 08/09/2016 09h28

Vereador chama a atenção para a necessidade da inclusão social de pessoas portadoras de deficiência auditiva

A sessão ordinária realizada na manhã dessa segunda-feira (5) na Câmara Municipal foi marcada pela discussão de um requerimento, no qual são solicitadas ao Executivo Municipal informações referentes às pessoas portadoras de deficiência auditiva no município de Amambai.

No documento são solicitadas as seguintes informações:

01 - Relação das pessoas com deficiência de afonia “mudez” e auditiva “surdez” em nosso município.

02 - Endereço de todas as pessoas com as referidas deficiências.

03 – Idade e quantas estão atualmente frequentando unidades escolares.

O autor do documento, vereador Deivid Nicoline, revela os motivos que o levaram a solicitar tais informações. “Nosso objetivo é ter conhecimento do quantitativo de pessoas que tenham essa deficiência em nosso município, para a elaboração de um Projeto de Lei visando criar políticas públicas voltadas a essas pessoas”, esclarece o parlamentar.

Ainda de acordo com Nicoline, a falta de políticas públicas voltadas às pessoas com essa deficiência, é um empecilho para a plena inclusão social das mesmas. “Os familiares enfrentam dificuldades na inserção de seus filhos nas escolas, são barreiras que se não observadas em momento oportuno trarão grandes dificuldades para seu desenvolvimento psíquico, social, cultural e intelectual”, comenta o vereador.