Câmara busca preservação do patrimônio histórico de Amambai

por Walmir — publicado 01/06/2016 09h15, última modificação 01/06/2016 09h38
Vereadores de Amambai valorizam a história do município
Câmara busca preservação do patrimônio histórico de Amambai

A atual Legislatura da Câmara Municipal de Amambai, que se iniciou em 2013, uma das que mais desenvolveu ações para a preservação da História e do rico Patrimônio Cultural do município.

Em 2015, o vereador Daniel Riquelme (PTB) apresentou um projeto de lei, que posteriormente se tronou a Lei Municipal 2462/15, no qual solicitava o tombamento do Motor de Luz, equipamento que gerou energia elétrica para a cidade por várias décadas, impulsionado pelas águas do Rio Panduí.

Atualmente o motor encontra-se abrigado no terminal rodoviário da cidade, e graças a iniciativa do vereador Daniel, tornou-se patrimônio histórico de Amambai. “É importante valorizarmos a história do nosso município, a preservação do patrimônio é fundamental para que as próximas gerações saibam como chegamos até aqui”, esclarece o vereador.

O Museu José Alves Cavalheiro também tornou-se patrimônio histórico de Amambai em2015. ALei Municipal 2456/15, que nasceu na iniciativa do vereador Fernando Fischer (PT do B), tombou como patrimônio do município o museu que era administrado pelo senhor Almiro Pinto Sobrinho, e que mês passado passou a ser administrado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)

Os bens imateriais também mereceram atenção dos vereadores . O Coral indígena infantil Mitã Rory tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial de Amambai, pela Lei 2.245/15, de autoria do vereador Anilson Prego (PT), que também é autor da Lei 2457/15, que reconhece o idioma Guarani como segunda língua oficial do município.

“A cultura dos povos indígenas é muito forte na cidade de Amambai e sem dúvidas contribuiu de maneira muito expressiva no processo de construção da identidade cultural do nosso município", comenta Prego. Vereadores de Amambai valorizam a história do município

Museu agora administrado pela Uems, tornou-se patrimônio histórico graças a iniciativa do vereador Fernando FischerOutra instituição de prestígio de nossa cidade é a Banda Mirim (Lei 2448/15), que também foi tombada como Patrimônio Cultural Imaterial, por iniciativa do vereador Jaime Bambil (PMDB). O vereador Carlinhos (PPS), também contribuiu para a valorização dos elementos históricos do município, sendo responsável pela Lei 2458/15, que tem como objetivo, resgatar a história dos bairros.

A história e a cultura da cidade de Amambai está preservada para as próximas gerações e tem a merecida atenção da atual legislatura da Câmara de Vereadores.