Resumo Sessão 28 de Março

por LuizMatheus — publicado 29/03/2022 08h47, última modificação 29/03/2022 08h47
Resumo da Sessão Ordinária 007/2022 realizada em 28 de Março de 2022 na cidade de Amambai/Ms.

Aos 28 dias do mês de Março do ano de 2022, realizou-se a Sessão Ordinária 007/2022 na Câmara Municipal de Amambai. Nesta foi lida e aprovada em regime de urgência especial o Projeto de Lei nº 010/2022, recebido pela Prefeitura Municipal de Amambai.

Segue:

Projeto de Lei nº 010/2022

SÚMULA: “Abre no orçamento vigente crédito adicional especial, e dá outras providências”.

 

Projeto de Lei CM nº 005/2022 - Cida Farias

SÚMULA: “Institui no âmbito do Município de Amambai-MS, o “Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino”, e dá outras providências”.

 

Indicações dos Vereadores:

Vereador Valter Brito

Indicação 053/2022

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer o recapeamento da Avenida General Osório, em frente ao 17° RC MEC, tendo em vista o grande fluxo de pessoas tanto do Exército quanto das Vilas Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida.

 

Vereador Anilson Prego

Indicação 057/2022

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que estude a possibilidade de uma reforma do Parque Infantil existente no Terminal Rodoviário de Amambai e,  também, no Conjunto Habitacional Caiuás, com instalação de um tobogã infantil e outros equipamentos equivalentes a estruturação de uma área de diversão, para as crianças que usufruem do referidos locais.

JUSTIFICATIVA:

Esta indicação se faz necessária, pois a reforma do parque infantil nos locais mencionado, proporcionará aos moradores atividades de lazer e passeios com a família.

Vale ressaltar que as crianças precisam ter seu momento de diversão e para que isso seja possível é necessária a reforma do parque infantil adequado e bem estruturado para oferecer maior segurança às crianças que venham frequentar este lugar. Também sugerimos como modelo os equipamentos instalados na Praça São José.

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 058/2022

Indicamos, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de se realizar reformas na Escola Municipal Ayton Senna da Silva, tais como:

•           Construção de Estacionamentos;

•           Pintura Externa;

•           Pintura das grades;

•           02 ares condicionados.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a indicação é muito importante, pois a referida reforma iria agregar positivamente na infraestrutura da escola, trazendo bem-estar a todos que ali utilizam diariamente.

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 059/2022

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos para aquisição e instalação de computadores e impressoras no Centro de Educacional Infantil Deborah Almeida de Barros Quinzani.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a escola municipal CEI está enfrentando dificuldades para desenvolver suas atividades devido à falta de equipamentos; saliento que os professores possuem apenas um computador para planejar as aulas e organizar as atividades dos alunos.

É de conhecimento geral que o acesso a recursos tecnológicos nas aulas, vislumbra tornar o ensino-aprendizagem mais criativo, interdisciplinar e motivador, representando uma necessidade no ambiente escolar.

Posto isso solicito a distribuição de no mínimo um computador com impressora para a referida instituição.

 

Vereador Paulo Sergio Locutor

Indicação 060/2022

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de MANUTENÇÃO NAS ESTRADAS DO CHORRO, NA REGIÃO DA FAZENDA CERRO PAUN.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a nossa solicitação visa atender as necessidades dos moradores da região do Chorro, sendo essa uma extensa área rural, a qual precisa frequentemente de manutenção nas estradas, pelos motivos já conhecidos e pelo fluxo de veículos que circulam diariamente, causando um desgaste dessas vias, principalmente na região das Fazendas Cerro Paun, Chapadão, Santíssima, Três Marias, Limeira e demais propriedades, já solicitadas anteriormente por esse vereador.

 

Vereador Tato Souza

Indicação 061/2022

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de fazer Coberturas nos pontos de Ônibus da via principal na Aldeia Amambai, onde ônibus escolares, acadêmicos e públicos fazem o trajeto, facilitando assim a espera dos usuários em dias de chuva.

 

Vereadora Rosa Linda

Indicação 062/2022

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para se fazer a REFORMA DA UNIDADE  BÁSICA DE SAÚDE (Posto de Saúde) VILA MANGAY, que atende os moradores das vilas: Indiana, Gloria, Jardins dos Ipês, Marechal Rondon, Alcindo Franco Machado, Mangay, Nhú Verá, Jardim Durex, Paulista e Pazetto, de nosso Município.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a presente indicação é uma necessidade dos moradores que precisam de um posto de saúde estruturado e adequado para atender as demandas das referidas vilas.

Verifica-se que o posto citado não está em boas condições estruturais, necessitando, em caráter de urgência, de uma reforma para melhor suprir as necessidades das vilas com relação à saúde, tendo em vista que o Posto de Saúde Mangay teve sua última reforma no ano de 2014.

 

Vereador Darci José da Silva

Indicação 063/2022

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, à Excelentíssima Senhora Deputada Estadual, MARA CASEIRO, a possibilidade de viabilizar emenda parlamentar para a aquisição de um veículo para o Hospital Regional de Amambai.

JUSTIFICATIVA:

Senhora Deputada, o município de Amambai necessita da viabilidade de recursos para atender o Hospital Regional na conquista de um veículo, que será um grande avanço para a saúde.

O hospital não possui um veículo para o atendimento administrativo, que é realizado diariamente o transporte de medicamentos, busca de documentos, deslocamento para reuniões, transporte de sangue do Hemocentro de Ponta Porã e todo trabalho administrativo hospitalar que possui dentro do município, sendo realizado diariamente com veículo próprio dos funcionários, acarretando transtornos para os afazeres do cotidiano.

 

Vereador Joanir Martins

Indicação 064/2022

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor  Deputado Federal, VANDER LOUBET, a possibilidade de viabilizar recursos através do Orçamento da União, para aquisição de 10 (dez) computadores para equipar as escolas da Aldeia Limão Verde, bem como destinar uma emenda no valor de 50.000,00 (cinquenta mil reais) para investimentos dentro da referida aldeia.

 

Vereador Odil Puques

Indicação 065/2022

Senhor Presidente:

INDICO, na forma regimental, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que através da SEDESC – Secretaria de Desporto e Cultura – promova o campeonato de futebol entre a comunidade rural do município de Amambai, envolvendo as regiões de chácaras, fazendas e assentamentos.

JUSTIFICATIVA

A comunidade rural do município de Amambai é bastante extensa e, vários locais chegam a distar 80 (oitenta) quilômetros da sede do município. O futebol é a principal atividade esportiva praticada pelos moradores desses locais e um campeonato que envolvesse as diversas regiões e assentamentos, em muito servirá para o congraçamento dessa população.

 

Vereador Gustavo Baiano

Indicação 066/2022

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer o patrolamento e cascalhamento da estrada vicinal na região do Choro, na MS-289, passando pelas seguintes propriedades: Fazendas Real, Choro, Ibira Petein, União e Corredor da Fazenda Flecha.

JUSTIFICATIVA:

A presente indicação visa atender ao pedido dos produtores da região, melhorando as estradas para o escoamento da safra e transporte de gado, tendo em vista ser muito utilizada para o escoamento da produção e por moradores da região.

A viabilização deste patrolamento e cascalhamento é de suma importância, pois os condutores necessitam da estrada em bom estado para escoarem seus produtos, transitar com o transporte de gado e principalmente, devido ao período de chuva que passamos, acaba danificando as estradas, trazendo muitas dificuldades e perigo para os motoristas, razão pela qual solicitamos essas devidas manutenções para solucionarmos os problemas existentes, com o intuito de diminuir os transtornos aos nossos munícipes que precisam transitar pelas estradas do município.

 

Vereadora Janete Cordoba

Indicação 067/2022

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar atendimento ás reivindicações da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Alcindo Franco Machado, conforme segue:

         revitalização da área de lazer, quadra de esportes (alambrado, pintura da quadra), bem como a manutenção da academia de ginástica (troca de aparelhos danificados);

         reparos e pintura da sede da associação;

         reforma dos banheiros;

         reposição de areia na Quadra de Vôlei;

JUSTIFICATIVA:

Trata-se de uma reivindicação dos moradores daquela região, solicitando melhorias para aquela comunidade, tendo em vista ser uma área pública muito utilizada pelos moradores que relatam que a falta de manutenção e conservação está gerando sérios transtornos, além do aspecto de total abandono.

A estrutura da associação tem um espaço amplo que pode ser utilizado tanto para o lazer por parte da comunidade, como para promoção de atividades físicas e culturais, melhorando as instalações irá proporcionar um ambiente mais adequado com melhor qualidade de vida aos moradores que ali frequentam.

Especialmente nos finais de semana os moradores necessitam utilizar o local para o lazer em especial das crianças, ocorre que a falta de manutenção está deixando os moradores impossibilitados de utilizarem, sendo fundamental que o poder público faça os reparos para atender os anseios daquela comunidade.

A recuperação da quadra, bem como a reposição da areia da quadra onde os moradores praticam vôlei de areia, proporcionará uma estrutura com acomodações mais adequadas para a prática de atividades físicas e recreativas aos moradores, que passarão a contar com um espaço digno e apropriado para a convivência em comum.

Nosso objetivo é contemplar os moradores dessas regiões, com um ambiente mais seguro, e adequado para as famílias frequentarem, tendo em vista que o local é muito importante para os moradores, sendo utilizado como única opção de lazer.

 

---

A presente sessão foi pausada por 15 minutos para reunião das comissões, e deliberação sobre o Projeto de Lei nº 010/2022 apresentado mais cedo.

No grande expediente, cada vereador teve o tempo regimental de 7 minutos de palavra livre aonde dissertaram sobre suas agendas e programações da semana.

Não tendo nada mais a se tratar, o presidente findou a presente sessão.