Resumo Sessão 14 de Março

por LuizMatheus — publicado 15/03/2022 10h55, última modificação 15/03/2022 10h55
Resumo da Sessão Ordinária 005/2022 realizada em 14 de Março de 2022 na cidade de Amambai/MS.

Aos 14 dias do mês de Março do ano de 2022, realizou-se a Sessão Ordinária 005/2022 na Câmara Municipal de Amambai. Nesta, além da apresentação das indicações semanais pelos vereadores, foi entregue diversas moções de congratulações para jornalistas e policiais da cidade de Amambai.

Segue:

Projeto de Lei CM nº 002/2022

SÚMULA: “Tomba para o Patrimônio Paisagístico Histórico e Cultural do Município de Amambai o Parque do Panduí Sidney Alves Machado e dá outras providências”.

 

Indicações dos Vereadores:

Vereador Gustavo Baiano

Indicação 037/2022

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a elaboração de um projeto de instalação de uma Academia da Saúde e um Parquinho Infantil, na Sociedade Esportiva Tereré.

 JUSTIFICATIVA:

Excelentíssimo Senhor Prefeito, o presente pedido, vem atender a solicitação da associação e moradores da região.

É sabido que as atividades físicas nas academias trazem diversos benefícios à saúde de seus usuários, favorecendo o trabalho cardiovascular, a coordenação motora, a melhora do tônus muscular, das articulações e o equilíbrio, que são capacidades motoras importantes, principalmente para os indivíduos da terceira idade, que é o público que mais frequenta as academias ao ar livre e que vem cada vez mais buscando seu espaço nesses locais. Por entender que a implantação de academia ao ar livre, no município, representará um espaço muito importante para a população.

Com a construção de um parque infantil no mencionado local as crianças que ali residem poderão ter mais uma opção de lazer, fato este que proporcionará aos moradores da região e aos usuários da associação, atividades de lazer e passeios com a família. Vale ressaltar que as crianças precisam ter seu momento de diversão e para que isso seja possível é necessária a construção de um Parquinho Infantil adequado, bem estruturado para oferecer maior segurança às pessoas que venham frequentar esse lugar.

 

Vereadora Rosa Linda

Indicação 038/2022

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da contratação de um profissional, MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA para atender na rede pública de saúde do município de Amambai.

JUSTIFICATIVA:

O Endrocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo como são muitas suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidades, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.

Tendo em vista que atualmente não contamos com um profissional desta área para atendera a rede publica do município, está solicitação tem o sentido de melhorar a qualidade de vida da comunidade e evitar o deslocamento até outros municípios, o que gera transtornos as pessoas que não tem condições financeiras para custear suas despesas pessoais.

 

Vereador Paulo Sergio Locutor

Indicação 039/2022

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da instalação de UMA ANTENA DE INTERNET WI-FI na Aldeia Amambai.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, o objetivo é manter as famílias residentes naquela localidade com uma boa qualidade de internet, tendo em vista que necessitam para trabalhos escolares e para a comunicação via internet nos tempos atuais.

A nossa solicitação visa atender a deficiência de sinal de internet naquela região, pois se trata de uma grande extensão, onde residem milhares de indígenas e essa antena irá suprir essa falta, que já é uma antiga reivindicação da população daquela localidade.

Essa verba para aquisição já foi conquistada junto a Senadora Soraya Thronicke, dependendo somente do local para implantação da referida antena!

 

Vereador Valter Brito

Indicação 040/2022

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de realizar o recapeamento da Rua Heron da Rosa Brum, entre a Avenida Pedro Manvailer e Rua Joana Batista.

 

Vereador Joanir Martins

Indicação 041/2022

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da manutenção das estradas da Aldeia Limão Verde, com cascalhamento e compactação com rolo compressor.

JUSTIFICATIVA:

Ressaltamos que as estradas localizadas na Aldeia Limão Verde se encontram todas em péssimas condições de trafegabilidade, impedindo o acesso para prestação de socorro médico, acesso à escola e ao transporte escolar, e vem gerando muitas reclamações por parte da comunidade local.

Aguardamos que sejam tomadas providências com urgência para atendimento àquela comunidade.

 

Vereador Tato Souza

Indicação 042/2022

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que se realize a manutenção das estradas na aldeia Amambai, com cascalhamento e compactação, para que não fiquem pedras soltas e ponte aguda, especialmente na região do Panduí, onde necessita de uma atenção especial.

 

Vereador Darci José da Silva

Indicação 043/2022

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para realizar a pavimentação asfáltica nas dependências internas do Hospital Regional de Amambai –MS, tendo como prioridade a frente do Pronto Socorro e da UTI, bem como o rebaixamento do meio fio da Rua José Luiz Sampaio Ferraz, para a construção de estacionamentos.

JUSTIFICATIVA:

Esta Indicação se faz necessária devido ao tráfego de ambulâncias e veículos particulares, no intuito de atender melhor os pacientes que se dirigem a esta Unidade Hospitalar, visando a melhor mobilidade dos mesmos.

Informo ainda, que em dias chuvosos devido a lama fica impossível manter a limpeza e higienização necessária dentro do ambiente hospitalar, além de causar problemas na locomoção e em dias quentes a poeira dificulta a higiene do local, evitando assim, desconforto aos pacientes.

Importante se faz também o rebaixamento do meio fio para a construção de estacionamentos, tendo em vista o aumento da demanda com o atendimento de outros municípios da região Conisul, facilitando para que todos tenham um lugar seguro para estacionar, evitando transtornos.

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 044/2022

Indicamos, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer reparos na pista de caminhada Antônio Francisco Schultz, localizada na saída para Caarapó.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a referida indicação é muito importante, pois centenas de pessoas utilizam a pista diariamente para caminhada e a mesma se encontra em algumas partes danificada devido à ação do tempo e ao fluxo de uso. Em dias de chuva a água fica empoçada em vários pontos, fazendo com que as pessoas tenham que desviar pelo asfalto, ocasionando riscos de acidentes.

 

Vereadora Janete Cordoba

Indicação 045/2022

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar junto ao setor competente para que os kits escolares sejam entregues no primeiro dia de aula nos anos subsequentes. 

JUSTIFICATIVA:

Nosso pedido trata-se de uma reivindicação dos pais de alunos que nos procuraram pedindo ajuda para aquisição dos mesmos, pois receberam a lista de materiais, porém não têm condições de comprarem nenhum item da lista, tendo em vista estarem passando por dificuldades.

Os kits são de suma importância para os estudantes fazerem suas atividades no dia a dia, as aulas retornaram de forma presencial e os alunos precisam dos materiais para continuar com o pleno desenvolvimento pedagógico, e nossa reivindicação é pensando de modo geral em todos os pais e alunos, mais especialmente naqueles pais que tem dois, três ou mais filhos e, diante do custo não tem condições financeiras para atender de modo igual a cada um.

Diante disso, solicitamos que sejam tomadas providências cabíveis junto ao setor competente para que seja adiantado o processo de licitação, para que nos anos subsequentes sejam entregues aos alunos no primeiro dia de aula, proporcionado assim tranquilidade aos pais e ao trabalho pedagógico dos professores, melhor desenvolvimento e qualidade do aprendizado aos alunos e assim o fortalecimento da imagem da rede pública de ensino.

Somos reconhecedores que a distribuição anual dos materiais escolares, bem como os uniformes que no mês passado, foi anunciado que serão entregues juntamente com um par de calçado e uma mochila escolar, demonstra respeito do Executivo Municipal com a Educação.

Diante do exposto, conto com empenho de vossa senhoria para atender a nossa solicitação.

 

Vereador Odil Puques

Indicação 046/2022

Senhor Presidente:

Indico, na forma regimental, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de recuperar e reformar os túmulos de ex-prefeitos sepultados no Cemitério Santo Antônio, em nossa cidade.

JUSTIFICATIVA:

Valêncio de Brum, Alcindo Franco Machado (Pequeno Machado) e Adolpho Raimundo do Amaral, são alguns dos ex-prefeitos de Amambai, que estão sepultados no Cemitério Santo Antônio. Segundo a atual direção do cemitério vários desses túmulos, precisam de reforma e manutenção.

Temos que homenagear aqueles que prestaram serviços ao município construindo a nossa história. Um jazigo bem cuidado com placas indicativas contendo a biografia da pessoa poderá servir, inclusive, como local de visitação pelos estudantes e por quem tem interesse em preservar a nossa história.

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 047/2022

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de fazer uma cobertura em frente ao posto de saúde da Vila Doriane, visando abrigar os pacientes que aguardam o horário da distribuição de fichas para posterior atendimento.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, o posto de saúde da Vila Doriane necessita urgentemente de uma cobertura para que as pessoas possam aguardar o horário de atendimento. Sabe-se que são realizados 14 (quatorze) consultas (salvo algumas emergências) que obedecem à ordem de chegada. Assim, enquanto aguardam o portão a ser aberto, ficam expostos ao sol, frio e chuva.

Por esta razão, solicito a cobertura para proporcionar a população uma acomodação adequada àqueles que esperam pelo atendimento em frente à unidade.

 

---

No pequeno expediente o vereador Anilson Prego entregou moções de congratulações aos repórteres de Amambai, pelo dia Nacional do Reporter. Também, a vereadora Janete Cordoba, entregou moções de congratulações à alguns policias civis e militares por uma ação de resgate bem sucedida que acontecera nas últimas semanas.

---

No grande expediente, cada vereador teve o tempo regimental de 7 minutos de palavra livre aonde dissertaram sobre suas agendas e programações da semana.

Não tendo nada mais a se tratar, o presidente findou a presente sessão.