Resumo Sessão 04/Outubro

por LuizMatheus — publicado 05/10/2021 09h34, última modificação 05/10/2021 09h34
Resumo da Sessão Ordinária datada em 04 de Outubro de 2021 realizada na cidade de Amambai/MS.

Os trabalhos da Sessão ordinária datada em 04 de Outubro de 2021 começaram com a leitura de um salmo e correspondências recebidas pela Câmara Municipal.

Fugindo um pouco do protocolo, o Presidente Valter Brito abriu um tempo antes das falas dos senhores vereadores para a entrega de moções. Entregaram suas moções nesta sessão os vereadores Paulo Sergio Locutor, vereadora Rosa Linda e vereadora Janete Córdoba.

Segue para as indicações de cada Vereador.

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 284/2021

Indicamos, na forma Regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, viabilizar a realização de melhorias na Escola Municipal Marlene Vilarinho de Albuquerque, tais como:

•           Construção de 01 (uma) sala de aula.

•           Cobertura para a entrada principal.

•           Readequação da rede elétrica da sala de tecnologia.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, a escola tem muita demanda de alunos e a construção de uma nova sala de aula na parte da entrada principal seria de grande uso da comunidade escolar para bem atendê-los.

A cobertura para a entrada principal oferecerá um melhor acesso na entrada e saída de alunos e servidores.

E a readequação da rede elétrica da sala de tecnologia acarretará uma melhoria na utilização dos novos computadores recebidos no ano de 2020.

 

Vereador Paulo Sergio Locutor

Indicação 285/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de implantar um Semáforo de 3 vias entre as Rua da República e Rua Valdi Jorge, na Vila Limeira.

JUSTIFICATIVA:

Excelentíssimo Senhor Prefeito, considerando o novo Posto de combustível Tupy, que está sendo construído na esquina da Rua Valdi Jorge e Rua da Republica, principal via na Rodovia MS-386, na Vila Limeira, onde o fluxo de veículos e pedestres é constante, e tendo em vista que temos ali próximo, o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada, onde se concentra o seu efetivo e muitos moradores das Vilas dos Oficiais e Sargentos, como também os moradores das Vilas Santo Antônio e Limeira. 

Com a instalação desse semáforo, proporciona a segurança dos passageiros, condutores e pedestres, melhora o fluxo e ajuda na reduz a possibilidade de acidentes.

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 286/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da criação de um programa permanente para realização anual de Avaliação Oftalmológica e Auditiva para os alunos da rede municipal de ensino.

JUSTIFICATIVA:

A presente indicação visa à realização de exames preventivos de acuidade visual e auditiva e com isso poderemos garantir aos alunos que apresentarem problemas o tratamento logo na fase inicial, de modo que não haja comprometimento no desenvolvimento das atividades escolares.

Sabemos que o oftalmologista faz atendimento no município pelo SUS, assim possibilitará o acompanhamento mais ágil para os alunos.

 

Vereador Gustavo Baiano

Indicação 287/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar a emenda para aquisição de um Trator com Carreta Agrícola, para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, solicitação essa oficializada junto ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Luiz Alberto Ovando - PSL.

JUSTIFICATIVA:

Excelentíssimo Senhor Prefeito, o presente pedido, tem por objetivo atender a Secretaria de Serviços Urbanos de nosso município, onde temos uma grande demanda de limpeza na área urbana.

A aquisição desse novo maquinário será de suma importância para a secretaria, e melhorará ainda mais o excelente atendimento que a mesma vem executando.

 

Vereador Valter Brito

Indicação 288/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal, VANDER LOUBET, a possibilidade de viabilizar recursos através do Orçamento da União, para aquisição de um Caminhão Truck – Coletor de Lixo e um Triturador de galhos para limpeza urbana.

 

Vereadora Janete Cordoba

Indicação 289/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da construção de uma sala de reuniões no Posto de Saúde da Vila Jardim Panorama.

JUSTIFICATIVA:

Senhor Prefeito, o Posto de Saúde da Vila Jardim Panorama não possui um espaço apropriado e específico para a realização de reuniões, o espaço utilizado é cedido por uma igreja daquela vila, causando transtornos aos servidores que são obrigados a se deslocarem amparados de equipamentos. Esta construção irá oferecer maior conforto às pessoas que necessitam de acompanhamentos, principalmente gestantes, hipertensos, diabéticos, tratamento de lombalgia, na realização de pesagem, dentre outros disponibilizados para a comunidade.

Somos sabedores que devemos proporcionar à população atendimento com dignidade, conforto e bem-estar ainda mais quando se trata de saúde pública.

Assim, entendemos ser de suma importância a realização desse investimento que proporcionará comodidade aos usuários, melhorando a qualidade do atendimento da população local.

 

Vereadora Cida Farias

Indicação 291/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a viabilidade de contratação temporária de um médico reumatologista (especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento) para atender as pessoas portadoras de fibromialgia, concedendo os laudos para a realização da carteira de estacionamento e para a realização da hidroginástica.

JUSTIFICATIVA:

No Município de Amambai existem diversas pessoas acometidas por esta doença e conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, para a implantação da hidroginástica e da emissão das carteiras é necessário a apresentação desse laudo. 

Considerando que a Constituição Federal garante o atendimento à saúde é direito de todos, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, proponho a contratação desse especialista para a realização desses atendimentos. 

A Fibromialgia, doença ainda sem cura, é caracterizada como uma enfermidade que causa dores no corpo, principalmente na musculatura. O paciente pode ter incômodos em diversos pontos, além de fadiga, distúrbios do sono e ansiedade. Formigamento nas mãos e pés também é um dos sintomas. Além disso, os desconfortos podem surgir sem motivo aparente, ou serem uma reação exagerada sobre algum acontecimento.

O diagnóstico é essencialmente clínico a partir do relato e do histórico do paciente. Para auxiliar no tratamento e trazer melhor qualidade de vida às pessoas que sofrem com a situação, ações em torno da prática de atividades físicas e uma boa alimentação podem ajudar.

 

Vereador Odil Puques

Indicação 292/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de revitalizar o entorno da Barragem da Usina do Panduí.

JUSTIFICATIVA

A denominada barragem ou ruína do Rio Panduí, foi tombada para o patrimônio, histórico, cultural e paisagístico de Amambai, através da Lei nº 2752/2021. E considerando a importância histórica e ainda o fato de que o local revitalizado permitirá a preservação do rio, da fauna e da flora, bem como a visitação pela população, é que esperamos o atendimento da presente indicação pelo Executivo Municipal.

 

Vereadora Lígia Borges

Indicação 293/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de disponibilizar um profissional para o atendimento de TERAPIA DE REPROCESSAMENTO GENERATIVO (TRG), como recurso terapêutico complementar no tratamento das pessoas com FIBROMIALGIA no Município de Amambai/MS.

JUSTIFICATIVA

A Terapia de Reprocessamento Generativo é especializada em resolver quadros emocionais e psicossomáticos, libertando a pessoa de traumas, fobias, compulsões, depressão, crises de Pânico pela raiz, que quando acumulada ficam gravadas no cérebro criando bloqueios e limitações.

A Síndrome de Fibromialgia (FM) é uma síndrome clinica que se manifesta com dor no corpo todo, fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações da memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Não existe uma causa única conhecida para Fibromialgia, ela pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico, ou mesmo uma infecção grave. O mais comum e que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo. A TERAPIA DE PROCESSAMENTO GENERATIVO (TRG) trabalha com psiquismo de forma com que a pessoa não fica paralisada nas dores, reestruturando assim toda história de trauma desde o nascimento até o momento presente.

A TRG apresenta abordagem ampliada de processo saúde-doença considerando a singularidade de cada sujeito com o olhar voltado para o ser integral, portanto, não substitui o tratamento médico, psicológico, ou uso de medicamentos, mais sim complementa o tratamento.

 

Vereador Tato Souza

Indicação 294/2021

Indico, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz Bandeira de Melo, a possibilidade de uma parceria entre Prefeitura Municipal e Secretaria Especial de Saúde Indígena para a criação de uma casa de apoio à criança em situação de risco e vulnerabilidade “Ñande Roga”.

JUSTIFICATIVA:          

Levando em consideração a questão cultural e social da comunidade indígena, retirar a criança da aldeia torna-se uma situação muito traumática para a mesma, pois a obriga a adaptar-se a um contexto estranho, longe de todos que ela conhece e convive.

“Ñande Roga” tornará toda essa situação dessas crianças menos traumática, pois vão permanecer dentro da aldeia, próximos dos familiares.

 

Vereador Joanir Martins

Indicação 295/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de disponibilizar um ônibus de transporte escolar para atendimento da Aldeia Limão Verde.

 

Vereadora Rosa Linda

Indicação 296/2021

Indicamos, na forma regimental, depois de ouvido o plenário, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, viabilizar a implantação da Clínica de Saúde da Criança.

JUSTIFICATIVA:

A presente indicação tem como objetivo, a qualidade de atenção básica e prioritária da reorganização do Sistema Único de Saúde nas especialidades de pediatria, com a centralização de todos os atendimentos que o município oferece, desde o nascimento, realizando as vacinações, os testes em geral e os atendimentos pediátricos, proporcionando atendimento de qualidade, de forma segura e humanizada na saúde da criança.

Neste sentido, solicitamos um estudo para implantação da Clínica de Saúde da Criança para ter praticidade e a resolubilidade da equipe médica pediátrica, proporcionando bem estar, proteção e comodidade aos moradores de nosso município.

 

--

Devido ao tempo e a necessidade de uma reunião de comissões para parecer dos projetos da semana, foi solicitado e aprovado a supressão do pequeno expediente com tempo de 5 minutos. A sessão foi pausada por cerca de 30 minutos.

Retomado os trabalhos, foi realizada a leitura do parecer das comissões e todos os projetos foram aprovados em única votação. No fim, com tempo regimental de 7 minutos para cada vereador no grande expediente, estes, utilizaram de seu tempo para expor suas agendas e realizações.

Sem nada mais a se tratar, o presidente Valter Brito findou a presente sessão.