Resumo da Sessão - 20/08/2018

por Felipe — publicado 21/08/2018 11h38, última modificação 21/08/2018 11h38
CÂMARA DE VEREADORES DE AMAMBAI RESUMO DA SESSÃO 20/08/2018

Vereador Carlinhos

Requerimento 071/2018

Assunto: possibilidade de reiniciar nas Escolas Municipais o Parlamento do Futuro.

 

O vereador entrou com um requerimento solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que informe a esta Casa de Leis, qual a possibilidade de reiniciar nas Escolas Municipais o Parlamento do Futuro.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Somos sabedores que o Parlamento do Futuro, era uma forma de estar incentivando os alunos a participarem das decisões de benfeitorias nas escolas; estar inserindo-os nas discussões políticas e também na conquista de bens e materiais de consumo, sendo uma maneira de incentiva-los desde pequenos a praticarem a política social em suas vidas.

 

 

 

 

 

Vereador Darci José da Silva

Indicação 167/2018

Assunto: construção de duas salas na ESCOLA MUNICIPAL AYRTON SENNA DA SILVA

O vereador apresentou a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se viabilizar recursos para se fazer a construção de duas salas na ESCOLA MUNICIPAL AYRTON SENNA DA SILVA, sendo mais uma sala de aula e a implantação da sala de tecnologia e biblioteca.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A Escola Ayrton Senna atende os alunos do primeiro ao quarto ano, deixando de completar o ciclo do ensino fundamental que é do primeiro ao quinto ano, tendo em vista a ausência de mais uma sala de aula, razão pela qual solicitamos mais uma sala de aula, sendo de grande importância para a escola entregar o aluno com o ciclo completo.

 

Quanto a implantação de sala de tecnologia, consideramos relevante, pois proporcionará as noções básicas de informática, auxiliando assim os alunos na realização de trabalhos escolares.

 

 

Vereador Dilmar Bervian

 

Indicação 165/2018

Assunto: Viabilização de espaço para construção do NASF

 O vereador entrou com a indicação solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar o espaço localizado ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, próximo ao Posto de Saúde Central, para a construção do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Atualmente o NASF realiza o trabalho em nossa cidade no antigo prédio da Associação Viva Vida, não possuindo sua sede própria e estando localizado em uma região distante para acesso da população em geral.

O NASF foi criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo da atenção básica, buscando contribuir para o cuidado aos usuários do SUS, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

A equipe é composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família e de Atenção Básica para populações específicas.

Com a instalação do NASF próximo ao Hospital Regional, Posto de Saúde Central e Laboratório Municipal os usuários receberão um melhor atendimento e facilitará o acesso aos serviços de saúde do município.

 

 

 

Vereador Fernando Fischer

Indicação 168/2018

Assunto: Doação de terreno para empresa

 

O vereador entrou com a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade da doação de um terreno para ser utilizado como depósito de materiais de construção, como: areia, pedra, tijolo, ferragem e madeira, para a empresa José Carlos Martins Coinete (Materplan), localizada à Rua Tamarino Pimentel, n°1003, Vila Pimentel.  

 

JUSTIFICATIVA:

 

Quero ressaltar que o incentivo às empresas torna nosso município mais desenvolvido economicamente e, com esse incentivo acaba gerando mais empregos para nossa população.  

 

 

 

 

Vereador Geverson Vicentim

Indicação 171/2018

Assunto: Disponibilização de cursos profissionalizantes para mão de obra especializada

 

O vereador entrou com o requerimento solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de disponibilizar cursos profissionalizantes para mão de obra especializada nas áreas de atendentes com conhecimento de informática, costureiras para confecção em geral, dentre outros.

 

JUSTIFICATIVA:

 

É uma reivindicação do comércio local, para haver algum incentivo por parte da prefeitura para melhorar o fluxo de vendas na cidade, sendo que o comércio está com baixo nível de vendas. Também reclamaram dos impostos dos impostos que são altos, assim tornando inviável a contratação de pessoas para trabalhar, criando na nossa cidade alguns problemas sociais onde jovens estão ociosos.

 

 

 

 

Vereador Humberto Hasegawa

Requerimento 072/2018

Assunto: Informações sobre a previsão para a execução da obra de construção do ABATEDOURO DE PEIXES

 

O vereador apresentou o requerimento solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que informe a esta Casa de Leis, qual a previsão para a execução da obra de construção do ABATEDOURO DE PEIXES, tendo em vista que foi informado a esta Casa em 12 de novembro de 2017, que a prefeitura estaria destinando uma área do terreno onde atualmente funciona a horta municipal para a referida construção.

Diante disso, solicitamos que nos informe ainda, qual a possibilidade de se fazer a desafetação de uma parte dessa área para a doação definitiva para a construção da sede própria da ASSOCIAÇÃO DE PSICULTORES DE AMAMBAI?

 

 

 

Vereador Ismael Kaiowá

Requerimento 073/2018

Assunto: informações quanto a viabilidade da ampliação da rede de água e perfuração de mais poços artesianos nas aldeias Amambai e Limão Verde

O vereador entrou com o requerimento solicitando ao Coordenador do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), Fernando de Souza, para que envie a esta Casa de Leis, informações quanto a viabilidade da ampliação da rede de água e perfuração de mais poços artesianos nas aldeias Amambai e Limão Verde.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Uma parcela da comunidade indígena das aldeias Amambai e Limão Verde não é contemplada com o abastecimento de água, devido a ausência da rede de encanamento que faz o abastecimento de água potável para as duas aldeias.

 

Sem alternativas buscam água em córregos ou terrenos baldios próximos as residências onde improvisam poços com água salobra imprópria para o consumo da família. O acesso a água é um direito humano, de extrema importância para melhorar a qualidade de vida garantindo a saúde de todos os moradores.

 

 Ressaltamos a necessidade de viabilizar recursos para atender essa demanda, uma vez que esta coordenação já possui projetos direcionados a este município especificamente nas referidas aldeias.

 

Vale lembrar que esta Casa de Leis não obteve respostas dos ofícios aprovados em sessão do DSEI Mato Grosso do Sul. Segue em anexo cópia do requerimento n° 112/2017 que trata do assunto.

 

 

 

 

Vereadora Janete Córdoba

Indicação 164/2018

 

Assunto: Reforma da quadra de esportes da Vila Guape

A vereadora entrou com a indicação solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, necessidade de se fazer a reforma da quadra de esportes da Vila Guape, incluindo pintura, iluminação e instalação de alambrado.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Nossa indicação é uma reivindicação da comunidade, ou seja das crianças, adultos e de todos os moradores da região, sendo o único o espaço que a Vila Guape possui para a realização de suas atividades esportivas e de lazer e, atualmente está necessitando de reparos e investimentos por parte do poder público municipal.

 

Destacamos que a atividade física praticada pelos moradores é de muita importância para um desenvolvimento mais saudável, tanto físico como psíquico das crianças e com o investimento no esporte teremos uma juventude longe das drogas e da criminalidade. 

 

Portanto solicitamos ao Poder Executivo Municipal a reforma da quadra para proporcionar uma estrutura com acomodações saudáveis para a prática de atividades físicas e recreativas.

 

 

Vereador Luciano Maurício

 

Indicação 166/2018

Assunto: Atender às reivindicações dos moradores do Conjunto Habitacional Nhú Verá

O vereador entrou com a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de atender às reivindicações dos moradores do Conjunto Habitacional Nhú Verá, com a realização do serviço de limpeza e retirada de entulhos, instalação de placas sinalizando proibido jogar entulhos e a fiscalização, para que seja evitada a formação de um lixão naquele local.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Os moradores da referida vila alegam que o lixo está se acumulando a cada dia, o que prejudica muito a comunidade, uma vez que esta aglomeração de entulhos e lixos tendem a juntar insetos, acarretando doenças e mau cheiro.

Reclamam também que o local está tomado por mato alto, o que tem facilitado à proliferação de insetos, causando perigo e risco à população daquela região

 

                                                         

 

Vereador Maikell Ruiz

Requerimento 070/2018

Assunto:  viabilizar atendimento as reivindicações da Associação de Moradores da Vila Varocopa

 

O vereador apresentou o requerimento solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que informe a esta Casa de Leis, qual a possibilidade de viabilizar atendimento as reivindicações da Associação de Moradores da Vila Varocopa, conforme segue:

 

1) reforma da quadra de esportes;

2) reforma do parquinho infantil, incluindo a troca da areia;

3) instalação de uma academia de ginástica ao ar livre;

4) aquisição de eletrodomésticos e portáteis, dentre outros utensílios domésticos para cozinha da sede da associação de moradores.

 

JUSTIFICATIVA:

Visando o bem estar e a preocupação com os moradores da Vila Varocopa, a nossa proposição tem o objetivo de atender a reivindicação do Presidente Srº Ramão Medina que esteve em nosso gabinete solicitando as melhorias para atender esta comunidade. 

 

 

 

 

Vereador Roberto Dias

 

Requerimento 074/2018

Assunto: possibilidade de destinar recursos, para a realização do asfaltamento da Rodovia MS 485, (Amambai/Aral Moreira)

 

O vereador entrou com o requerimento solicitando ao Senhor Secretário de Estado de Infraestrutura, Helianey Paulo Silva, que informe a esta Casa de Leis, qual a possibilidade de destinar recursos através do Orçamento do Estado, para a realização do asfaltamento da Rodovia MS 485, trecho que liga Amambai/Aral Moreira, em nosso município.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Estamos com dificuldades de trafegar pela referida estrada, tendo em vista a mesma não possuir pavimentação asfáltica e contar com inúmeras fazendas de agricultura e pecuária localizadas naquela região, estando o produtor rural com problemas de locomoção para chegar à sua propriedade, com caminhões carregados de calcário e adubo e também para o transporte de gado até os locais de abate e, principalmente o transporte escolar, que é feito pela prefeitura e que necessitam dessas estradas em boas condições de trafego.

 

Ressaltamos ainda, que é uma região com grande extensão rural, abrangendo os municípios de Amambai e Aral Moreira, além disso, naquela localidade está localizada a Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal, que também se beneficiará com a rodovia pavimentada, trazendo um melhor acesso e conforto aos alunos que ali frequentam.

 

Diante do exposto, contamos com sua costumeira atenção e dedicação para angariarmos o referido recurso, que trará desenvolvimento e progresso melhorando a qualidade de vida da população em geral.

 

 

 

 

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 169/2018

Assunto: atendimento às reivindicações dos moradores do CONJUNTO HABITACIONAL CAIUÁS

 

O vereador apresentou a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar atendimento às reivindicações dos moradores do CONJUNTO HABITACIONAL CAIUÁS, com a realização de reparos parquinho infantil e limpeza através de roçadas.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A reivindicação é da comunidade do Conjunto Habitacional Caiuás, que aguarda a manutenção daquele local, que serve de área de lazer aos jovens, crianças e adolescentes.

Ressaltamos a importância do referido conjunto, por estar localizado bastante distante da cidade, com um grande fluxo de pessoas e, enfrenta grandes problemas pela falta de infraestrutura.

Assim, indicamos a Vossa Excelência a urgência em realizar a manutenção, para proporcionar o bem estar da população, além de embelezar aquele local.