RESUMO DA SESSÃO 07/03

por Felipe — publicado 09/03/2019 12h28, última modificação 09/03/2019 12h28

RESUMO DA SESSÃO 07/03

 

 

Vereador Carlinhos – PPS

Indicação 033/2019

Assunto: drenagem na Rua Sebastião Espíndola

 

O vereador entrou com uma indicação solicitando ao Senhor prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer a drenagem na Rua Sebastião Espíndola, na quadra que faz esquina com a Rua dos Expedicionários e Vereador João Neves, na Vila Jussara.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Com as fortes chuvas torrenciais constante, os moradores estão sofrendo com a evasão de água dentro das suas casas, inclusive voltando água dos esgotos. 

 

 

 

Vereador Darci José – PSB

Indicação 034/2019

Assunto: cascalhamento e compactação da extensão da Rua Marechal Deodoro, saída para AABB

 

O vereador apresentou a indicação solicitando ao Senhor prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer o cascalhamento e compactação da extensão da Rua Marechal Deodoro, saída para AABB que dá acesso à Serralheria Incomave, Aldeia Amambai e diversas chácaras.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A nossa solicitação é devida às reivindicações dos moradores das chácaras, associados da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, população indígena e empresários que transitam por aquela via em decorrência das chuvas a via encontra-se com vários pontos que se formam lagoas, dificultando o trânsito e ainda o barro e os buracos causados pela grande quantidade de chuva, dificulta o acesso dos colaboradores da empresas localizadas naquela região, como o caso da Amanteguinha - Distribuidora de Mandioca, Madeireira Incomave, causando também transtornos as pessoas que tem que vir para a cidade para  estudar ou trabalhar.

 

Sendo que este benefício atenderá aproximadamente 30 (trinta) chacareiros e suas famílias, somente daquela região, além disso, facilitará o acesso da comunidade indígena da Aldeia Amambai.

 

 

 

Vereador Fernando Fischer - AVANTE

Indicação 030/2019

Assunto:  Mutirão para fazer a Recuperação (Patrolamento, Cascalhamento e Compactação) e a retirada de galhos e entulhos nas diversas ruas

 

O vereador entrou com a indicação solicitando ao Senhor prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que se faça um mutirão envolvendo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Agricultura, com intuito de se fazer a Recuperação (Patrolamento, Cascalhamento e Compactação) e a retirada de galhos e entulhos nas diversas ruas e bairros de nossa Cidade.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Muitas ruas não pavimentadas de nosso município encontram-se em péssimas condições de trafegabilidade, algumas com buracos grandes que foram abertas pelas chuvas, também há uma grande quantidade de galhos e entulhos chegando até estarem no meio da via pública.

Portanto, faz-se necessário e urgente a intervenção desta Prefeitura para minimizar os transtornos sofridos pela população nas questões acima, inclusive colaborando na prevenção da Dengue em nosso Município.

 

 

Vereador Geverson Vicentim – PDT

Indicação 032/2019

Assunto: calçada na Rua Marechal Floriano, nas proximidades da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa

 

O vereador entrou com uma indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer uma calçada na Rua Marechal Floriano, nas proximidades da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A nossa proposta é facilitar o tráfego de alunos nas saídas da escola, sabendo que aumenta o número de veículos nesse horário, e a falta de espaço para os alunos andarem, estão transitando no próprio asfalto.

 

Assim, com o intuito de solucionar este problema que vem causando transtornos entre pais e alunos, solicitamos a viabilidade da referia obra, visando facilitar a garantia de uma circulação mais ágil e organizada.

 

 

Vereador Humberto Hasegawa - PSC

Indicação 031/2019

Assunto: Emenda Parlamentar para a construção de duas UNIDADES DE SAÚDE

 

O vereador entrou com a indicação solicitando ao Senhor Deputado Federal, VANDER LOUBET, a possibilidade de destinar Emenda Parlamentar para a construção de duas UNIDADES DE SAÚDE (Posto de Saúde), sendo uma unidade na Aldeia Amambai e uma na Vila Santo Antônio e, também, a perfuração de dois Poços Artesianos, sendo um na Aldeia Amambai  e um na Aldeia Limão Verde.

 

 

Vereador Ilzo Victor - SD

Indicação 028/2019

Assunto: implantação de uma faixa de pedestres ou até mesmo uma travessia elevada na Avenida Pedro Manvailer, em frente a Secretaria de Saúde

 

O vereador entrou com a indicação solicitando ao Senhor prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da implantação de uma faixa de pedestres ou até mesmo uma travessia elevada na Avenida Pedro Manvailer, entre as Ruas Tiradentes e Marechal Deodoro, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, iniciando na rampa de deficientes que sai da secretaria até o acesso a praça central.

 

JUSTIFICATIVA:

 

Como sabemos a nossa cidade é cortada pela rodovia Guairá-Porã, como é conhecida, que liga nosso Estado de MS ao Estado do Paraná, por essa razão há um grande fluxo de veículos, carretas e caminhões vindo de todas as direções, fazendo com que as pessoas corram risco a todo o momento.

 

Sendo que o custo é muito pequeno em relação às consequências desastrosas que podem acontecer com a ausência da sinalização para pedestres.

 

Diante do exposto, contamos mais uma vez, com a atenção que lhe é peculiar, no sentido de atender a nossa solicitação, com referência as melhorias na área de saúde.

 

 

Vereador Ismael Kaiowá - MDB

Requerimento 014/2019

Assunto: A possibilidade de realizar mutirão de limpeza nos Postos de Saúde e Escolas localizados nas aldeias Amambai, Jaguari e Limão Verde.

O vereador apresentou um requerimento solicitando ao Senhor Secretário Municipal de Serviços Urbanos, José Roberto dos Santos, que informe a esta Casa de Leis, a possibilidade de realizar mutirão de limpeza nos Postos de Saúde e Escolas localizados nas aldeias Amambai, Jaguari e Limão Verde.

 

JUSTIFICATIVA:

Solicitamos o mutirão levando em conta que as unidades de saúdes básicas localizadas nas aldeias estão necessitando urgente de reparos como:

•          Corte de grama

•          Pintura com cal no muro

•          Reparo na tela das cercas

•          Reparo na iluminação

•          Solda no portão

Reforçamos que este pedido visa melhorar a qualidade do serviço prestado nas referidas unidades.

 

 

Vereadora Janete Córdoba – PSDB

Indicação 035/2019

Assunto: Emenda Parlamentar para a aquisição de um veículo apropriado (com capota de fibra) para o PSF Rural

 

A vereadora entrou com uma indicação ao Senhor Deputado Estadual, NENO RAZUK, a possibilidade de destinar Emenda Parlamentar para a aquisição de um veículo apropriado (com capota de fibra) para o PSF Rural, para atendimento às visitas domiciliares da área rural de nosso município, sendo os Assentamentos Guanabara, Sebastião Rosa da Paz, Magno Alves de Oliveira, loteamento Querência, região da Vila Santo Antônio próximo ao Curtume, além das Fazendas e Chácaras. 

JUSTIFICATIVA:

O veículo vem reforçar a frota e dinamizar o atendimento da Secretaria de Saúde na zona rural do município, sendo destinado ao transporte da equipe técnica, sendo, médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem que dão atendimento médico nas unidades básicas de saúde na zona rural. O veículo também servirá para o transporte de todo o material odontológico, caixas de vacinas, equipamentos de enfermagem e médico, além de outros necessários para o bom atendimento à saúde da área rural.

 

O novo veículo resultará na melhor qualidade do serviço prestado para a comunidade rural, tendo em vista que alguns tipos de medicamentos devem ser realizado em veículo com características especificas para garantir a sua integridade e eficácia.

 

Vereador Luciano Maurício - PATRIOTA

Indicação 027/2019

Assunto: recursos para melhorias na Escola Municipal Mbo’Erenda Tupã I Ñandeva, na Aldeia Limão Verde

 

O vereador apresentou uma indicação solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a possibilidade de viabilizar recursos para melhorias na Escola Municipal Mbo’Erenda Tupã I Ñandeva, na Aldeia Limão Verde.

•          Aquisição de um computador para a sala de coordenação;

•          Aquisição de uma cortadeira de grama á gasolina;

•          Manutenção na parte elétrica;

•          Manutenção dos ventiladores;

•          Manutenção nos ares-condicionados;

•          Manutenção no bebedouro;

•          Manutenção no portão;

•          Manutenção na calha da quadra de esportes;

•          Manutenção nas telas de proteção da escola;

•          Equipamentos para a sala do pré 1 e pré 2 com mesas e cadeiras adequadas;

•          Providenciar uma coleta de lixo de pelo menos uma vez na semana.

 

JUSTIFICATIVA:

Considerando que a Escola Municipal Mbo’Erenda Tupã I Ñandeva atende atualmente aproximadamente 300 alunos, do Pré I ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Considerando que a realização destas melhorias, beneficiará aos alunos e ao corpo docente da escola, tornando-se um ambiente adequado à prática da aprendizagem.                          

 

 

Vereador Maikell Ruiz - PP

Requerimento 013/2019

Assunto: implantação da Casa do Trabalhador

 

O vereador entrou com um requerimento solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que envie a esta Casa de Leis, informações referentes a implantação da Casa do Trabalhador no município de Amambai.

Considerando o oficio nº 015/2018, datado de 04 de abril de 2018, em resposta ao Requerimento nº 007/02018 de nossa autoria, que informou que a administração municipal já estava em andamento quanto a implantação requerida, inclusive informando que o Observatório do trabalho da Funtrab/MS já havia qualificado o município de Amambai como apto para receber o posto de atendimento.

 

JUSTIFICATIVA:

 

A Casa do Trabalhador no município de Amambai teria o intuito de disponibilizar para o trabalhador e ao empregador o conjunto de ações e serviços disponíveis no Sistema Público de emprego, trabalho e renda.

 

Temos informações que a gestão da Casa do Trabalhador é de responsabilidade da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego e tem como premissas a descentralização e a integração de suas ações e serviços em favor dos trabalhadores e empregadores de forma a tornar seus resultados mais eficazes. A descentralização é feita em parceria com vários Municípios, possibilitando maior eficiência na gestão e no controle social, permitindo a melhoria da qualidade e a padronização dos serviços no âmbito do Estado.

 

Tendo em vista que atualmente nosso município conta com aproximadamente 37.000 mil habitantes, a implantação desta Casa no município de Amambai irá beneficiar primeiramente o Cidadão Amambaiense, bem como municípios vizinhos, através da realização do cadastro de Seguro Desemprego, cadastro e encaminhamento do trabalhador ao mercado de trabalho, captação de vagas, caso haja a autorização do Ministério do Trabalho e a confecção da Carteira de Trabalho.

 

 

 

Vereador Roberto Sangue Bom – DEM

Indicação 029/2019

Assunto: recursos para a implantação de pavimentação asfáltica

 

O vereador entrou com uma indicação solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para a implantação de pavimentação asfáltica nas seguintes localidades:

 

Rua Adolpho Antunes da Rosa, entre a Avenida Pedro Manvailer e Rua Boaventura Vieira Neto, na Vila Cristina;

 

Prolongamento da Avenida Pedro Manvailer até o acesso à Rua Boaventura Vieira Neto, na Vila Cristina. 

 

JUSTIFICATIVA:

 

Senhor Prefeito, a solicitação tem como objetivo atender a reivindicação que recebemos por parte dos moradores que justificam que em períodos de muita chuva, tendo em vista que o terreno daquela região é arenoso e, em virtude de águas paradas nas ruas, a população enfrenta graves problemas de saúde.

 

Certos de contarmos com seu costumeiro apoio e pronto atendimento, aproveitamos a oportunidade para agradecer os trabalhos já realizados em nosso município.